Weba x Cutrim, de novo

Hemetério Weba

O deputado estadual Hemetério Weba (PV) desafiou, nesta quarta-feira (9), o também deputado Raimundo Cutrim (DEM), a apresentar um relatório que ele teria e cuja conclusão é pela inocência do parlamentar verde.

Os documentos, garante Weba, fazem parte das investigações da CPI do Roubo de Cargas, realizada em 1999, e na qual ele teria sido incluído injustamente. “Quando envolveram o meu nome naquele episódio, só fui envolvido porque denunciei bandidos daquela região onde eu morava”, disse.

Sobre o relatório – que Weba jura o inocentar -, foi ainda mais duro. Disse que Cutrim só não o apresenta porque sabe que não há nada de grave contra ele. E questiona o envolvimento de delegados ligados ao democrata na apuração das denúncias, à época.

“O Cutrim garante que não fez investigação contra Hemetério Weba, mas eu pergunto ao deputado e secretário naquela época: quem é o delegado Nordman Ribeiro? Quem é o delegado José Márcio? Eram os homens de sua confiança, ex-secretário, que estiveram nas proximidades da minha fazenda, lá no município de Turilândia, fazendo investigação de carretas, que havia carretas, esqueletos de carretas onde não tinha estrada sequer para passar um carro pequeno, quanto mais uma carreta trucada ou um caminhão trucado. Mas eu agora o desafio a provar. O ex-secretário tem sim o relatório em mãos, mas é um relatório que não complica e não envolve o deputado Hemetério em nenhum ato inescrupuloso neste estado”, discursou.

Há quem diga que Cutrim tem em mãos bem mais do que apenas esse relatório. E que, se ele resolver “soltar”, é nitroglicerina pura.

2 pensou em “Weba x Cutrim, de novo

  1. O quê CUTRIM, está esperando? está sendo desafiado e fica calado, começo a acreditar no WEBA. Ou será quem tem CU……TRIM, tem medo.

  2. Ex-deputado é o dono de trator roubado usado por prefeito

    Aumentar texto

    Diminuir texto
    14/03/2008 – 19h00min

    O deputado Carlos Filho (PV) revelou, ontem, na Assembléia Legislativa, que o ex-deputado Alberto Marques (PMDB) é o verdadeiro proprietário do trator roubado que foi encontrado realizando serviços para o prefeito Hemetério Weba, em Nova Olinda do Maranhão. A operação Serra Pelada colocada em prática pela polícia do Piauí acusou Weba, que teve sua prisão pedida à Justiça, de participar de um esquema de compra de tratores e caminhões roubados em vários estados do Nordeste, e de revenda dessas máquinas a políticos e empresários maranhenses e até na Bolívia.

    Carlos Filho disse que o prefeito é inocente, e que a máquina que tem suspeita de adulteração no número de fabricação é de propriedade do ex-deputado, e que é o seu filho, conhecido como Araújo, quem trabalha com ela. “Suspeita de adulteração para falar que a máquina é roubada é uma coisa completamente diferente. E se a máquina for roubada, quem tem que ser acusado não é o prefeito e sim o dono da máquina, porque a máquina trabalha em Nova Olinda desde 2001”, discursou.

    Durante a defesa do prefeito, Carlos Filho acusou o delegado Bareta, que comanda a Operação Serra Pelada, de irresponsável e pediu providência da Assembléia, lembrando que o próprio Bareta declarara que havia deputados envolvidos no esquema e depois voltou atrás diante das pressões do legislativo maranhense. “Estou aqui falando sobre o prefeito Hemetério Weba, que é uma pessoa de bem e eu quero que prove que ele roubou essa máquina”, desafiou.

    Segundo o deputado, o prefeito já solicitou que o trator seja transferido para São Luís a fim de ser submetido a perícia no Icrim para que o caso da adulteração seja esclarecido.

    Envolvido – Em 1999, Hemetério Weba foi preso pela CPI do Narcotráfico, e apontado como envolvido com o crime organizado no Maranhão. Nova Olinda chegou a ser classificada como o quartel-general do crime organizado, foco de ataques a carretas e comércio de entorpecentes.

    Além de Hemetério Weba, outros três prefeitos maranhenses foram acusados de fazer parte do esquema. Francimar Marculino da Silva, o “Mazim” (Governador Newton Bello); José Augusto Sousa Veloso (Bela Vista do Maranhão) e José Uilson Silva Brito, o “Coreirinho” (Araguanã) foram indiciados no inquérito e tiveram prisão pedida, na terça-feira, pelo delegado Bareta, da Polinter do Piauí.

    De acordo com o delegado, todos os prefeitos maranhenses indiciados foram flagrados com enchedeiras roubadas pelo bando. O delegado concluiu que eles compravam as máquinas e depois as alugavam para as próprias prefeituras que comandavam. O aluguel variava de R$ 15 mil a R$ 20 mil mensais.

    Ainda durante a sessão, o presidente interino da Assembléia, deputado Pavão Filho (PDT) leu um ofício encaminhado pela Polinter do Piauí afirmando que em nenhum momento disse a qualquer meio de comunicação que havia participação ou não de deputados do Maranhão na prática de delitos apurados durante a Operação Serra Pelada.

    De acordo com o ofício, não há nenhuma acusação nem suspeita contra parlamentares maranhenses. Ele informou apenas que ao ser indagado pela imprensa sobre a participação de agentes políticos nas ações delituosas sobre as quais recaem as investigações respondeu que fora identificado o envolvimento de vereadores, prefeitos e ex-prefeitos.

    Fonte: Jornal Pequeno

    Palavras-chave:quadrilha dos tratores ,

Os comentários estão fechados.