Caso Décio: e se a linha de investigação estiver errada?

Décio Sá: mais de um mês sem respostas

Os delegados que investigam a morte do jornalista e blogueiro Décio Sá – assassinado a tiros dia 23 de abril, em um bar na Avenida Litorânea – têm um quebra-cabeça extremamente lógico a ser montado para definir a autoria do crime.

Pelo que já foi apurado, falta pouco para se chegar até mesmo aos mandantes.

Se quisessem depender apenas dos depoimentos prestados, já poderiam ter efetuado prisões temporárias. Mas eles querem algo mais concreto, que consubstancie de maneira inquestionável o trabalho que vêm fazendo.

E é aí que surge o problema. Talvez os investigadores não consigam uma prova material sequer que incrimine os citados nos depoimentos, simplesmente porque podem não ter sido eles os mandantes.

Apesar de, repete-se, extremamente lógico o quebra-cabeça que vem sendo montado, a polícia deve sempre trabalhar com a dúvida.

E se a linha de investigação estiver errada?

5 pensou em “Caso Décio: e se a linha de investigação estiver errada?

  1. Pois é, e se tiver errada ? Existem muitos casos aqui no Maranhão mesmo em que injustiças foram cometidas pela polícia apenas com base em depoimentos, e muitos destes forjados pelos próprios investigadores que, embasados apenas em uma linha de investigação ‘lógica’, fazem de tudo para provar sua tese, não importando mais se verdadeira, mas que finalize o inquérito, e saia nos jornais como elucidado. Esse é um grande problema, até onde a vaidade, a incompetência, e a honestidade se misturam num inquérito

    • Um Inquérito Policial não pode ser o causador de injustiças, pois se a versão alí desenhada houver sido forjada por qualquer causa (incompetência, corrupção, má-vontade, etc.) este deverá ser analisado pelo Ministério Público, verdadeiro detentor do direito de acionar o Poder Judiciário para julgamento de um caso e de um suspeito. Ainda por fim, tem o próprio Juiz que só condenará onde houver certeza da infração penal.

  2. SE A LINHA DE INVESTIGAÇÃO ESTIVER ERRADA E FOR DE CONHECIMENTO PÚBLICO AÇÕES DE DANOS MORAIS VÃO ENGORDAR A CONTA BANCÁRIA DOS CITADOS, NOMINADOS E SUPOSTOS ENVOLVIDOS, ALÉM DO DESGASTE E CREDIBILIDADE DA INVESTIGAÇÃO POLICIAL. JÁ DIZ UM VELHO JARGÃO “A PRESSA É INIMIGA DA PERFEIÇÃO”.

Os comentários estão fechados.