Comissão aprova cota social e racial para 50% das vagas nas federais

 

Reunião da CCJ do Senado nesta quarta

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (6) projeto de lei que destina, no mínimo, 50% das vagas em universidades públicas federais a alunos que tenham feito todo ensino médio na rede pública de ensino. O projeto combina cotas raciais e sociais.

Das vagas reservadas, haverá prioridade para quem tem renda de até 1,5 salário mínimo per capita, negros e índios. O projeto também abrange institutos federais de ensino técnico de nível médio.

A proposta, de autoria da deputada Nice Lobão (PSD-MA), ainda precisa passar pelas comissões de Educação, Cultura e Esporte (CE) e de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). Depois, vai à votação no plenário. Se o texto for alterado, volta à Câmara dos Deputados antes de seguir para a sanção da presidente Dilma Rousseff.

Dos 50% destinados aos alunos de escolas públicas, 25% dos estudantes devem ter renda familiar de até 1,5 salário mínimo per capita. Para a outra metade, não há renda definida. Além disso, as cotas raciais estão nos 50% destinados a alunos da rede pública.

O total de vagas reservadas para estudantes egressos da rede pública de ensino deverá considerar os percentuais de participação de negros, pardos, indígenas na população do estado da universidade, de acordo com o último Censo do IBGE. Caso o projeto seja sancionado, a cota racial nas universidades federais deverá variar em cada estado brasileiro.

Isso significa que, em um estado com maior percentual de negros, como a Bahia, mais estudantes negros entrarão nas vagas reservadas.

O projeto ainda prevê que o Poder Executivo deverá promover, no prazo de dez anos a contar da publicação da lei, a revisão do programa de acesso nas instituições de educação superior.

Em abril, o Supremo Tribunal Federal (STF) havia decidido, por unanimidade, que é constitucional a adoção de políticas de reserva de vagas para garantir o acesso de negros e índios a instituições de ensino superior em todo o país.

Um comentário em “Comissão aprova cota social e racial para 50% das vagas nas federais

  1. Foi bastante coerente e inteligente o voto do Senador LOBÃO FILHO,com
    referência a COTAS a ESTUDANTES vindo da ESCOLA PÚBLICA,mesmo
    porque,critérios de COTAS por ETNIAS é muito complicado em um PAÍS
    de MISCIGENAÇÃO como o nosso.Na Escola Pública estudam todas as
    ETNIAS,portanto,nenhum outro critério de SELEÇÃO é ou será mais justo
    e mais simples que esse.Sou filho de retirante de SECA,venho da POBREZA
    EXTREMA,falo com propriedade.Tenho dois filhos em UNIVERSIDADE FEDRAL,
    cursando: DIREITO e ENFRMAGEM,respectivamente e estudaram em
    ESCOLA PÚBLICA.

Os comentários estão fechados.