Via Expressa é aprovada pelos motoristas de São Luís

A Via Expressa, avenida inaugurada pela governadora Roseana Sarney, no sábado (8), está facilitando a vida da população de São Luís, principalmente a dos condutores que precisam se deslocar com mais rapidez do Jaracati aos bairros Cohafuma e Vinhais, ou vice-versa. A via permite trânsito rápido, tem seis faixas, sendo duas exclusivas para ônibus, e ciclovia, e foi aprovada pelos motoristas.

Nesta segunda-feira (10), primeiro dia útil após a inauguração da avenida, o tráfego fluía com rapidez e tranquilidade. Para os condutores, o trabalho do Governo do Estado ainda deu uma nova cara àquele trecho da cidade, bem como ares de modernidade à capital maranhense.

O técnico em planejamento Denis Eduardo Costa, por exemplo, disse que agora não está mais enfrentando o problema dos engarrafamentos no trecho da Avenida Jerônimo de Albuquerque, próximo ao Cohafuma. “Hoje, a situação mudou bastante, pois cheguei muito mais rápido e não enfrentei engarrafamento, pois na Via Expressa a fluidez está ótima. Achei excelente”, disse Denis Eduardo Costa.

Outro condutor, Carlos Eduardo Fernandes também aprovou a obra após trafegar pela nova via. Ele disse que gastou menos tempo para chegar ao bairro Vinhais, partindo do Centro, e ainda, que gostou da geometria da via, que é bem mais larga do que as outras.

 “Ficou ótimo e, em minha opinião, vai facilitar bastante a vida de quem dirige em São Luís, pois o trânsito na cidade está caótico e quanto mais avenidas nós tivermos, bem melhor ficará. A frota está cada vez maior e já não era sem tempo de termos uma avenida como essa, pois São Luís está se modernizando”, disse Carlos Eduardo Costa.

A primeira etapa da Via Expressa tem 2 km de extensão e liga a Avenida Carlos Cunha, no Jaracati, ao bairro Cohafuma, interligando a Avenida Jerônimo de Albuquerque. Na segunda etapa da obra, a via será ampliada, somando 9 km, indo do Cohafuma até o Maranhão Novo.

“Depois de concluída a segunda etapa, o trânsito vai ficar ainda melhor, diminuindo os engarrafamentos e aí teremos a dimensão exata do projeto, como ele foi concebido”, opinou o professor Hernandes Barbosa.

A previsão é que o trabalho seja concluído por completo até o fim de dezembro. A interligação dos bairros Jaracati, Cohafuma, Vinhais e Maranhão Novo se dará por meio de alças acopladas às vias já existentes, que foram restauradas para a garantia de melhor fluxo de veículos, beneficiando mais de 20 bairros e 300 mil habitantes.

26 pensou em “Via Expressa é aprovada pelos motoristas de São Luís

  1. Caro Gilberto, sou leitor assíduo do seu blog e tenho ultimamente concordado muito que tens colocado a disposição dos seus, mas dizer que esta avenida adiantou em alguma a nossa vida que trafega por aquela área todo dia e brincadeira, nao sei o que se passa na cabeça dos engenheiros que pensaram aquela obra, porque conseguiram criar um enorme gargalo bem no meio da avenida Carlos Cunha, logo afunilando o transito em cima do viaduto, sinceramente um gigantesco ato de barbeiragem da engenharia civil. Ademais, valorizam muito o shopping do marido da governadora, dando ainda um bom espaço na frente do shopping para embelezarem em favor do empreendimento particular.

    • Diante de algumas críticas aqui, resolvi eu mesmo usar a Via Expressa, ao meio-dia, saindo do Tropical Shopping para ir ao Cohajap, passando pela Curva do 90 e retorno da Cohama… levei exatos 15 minutos…

  2. Pelo contrário! No caso da Jerônimo de Albuquerque o trânsito piorou, pois não foi feita nenhuma adaptação (semáforos, sinalização) para receber os veículos que saem da Via Expressa. Resultado: O que antes já provocava engarrafamentos com a desordenada entrada de veículos do Cohafuma para a Curva do 90, agora está uma loucura.

    • Olha só: Diante de algumas críticas aqui, resolvi eu mesmo usar a Via Expressa, ao meio-dia, saindo do Tropical Shopping para ir ao Cohajap, passando pela Curva do 90 e retorno da Cohama… levei exatos 15 minutos…

  3. bem… com certeza no futuro sirvará para algo… quando a segunda etapa for concluida… mas precisa de algumas adaptações ja nesta primeira fase… não tem como tres pistas desaguarem em apenas uma pista, como está ocorrendo na saida pelo cohafuma… não deu outra, hoje passei 3 min para percorrer ela toda e 20 min para percorrer apenas a parte dentro do cohafuma… conclusão, esta parte foi feita sem planejamento…

  4. Permita-me discordar. Só melhorou para quem utilizou a Via Expressa no sentido Centro – Bairro hoje pela manhã, pois quem ia para o Centro pegava um engarrafamento enorme na Avenida Carlos Cunha, aliás, bem conhecido por quem trafega ali. E o que é aquele monte de carro atravessando pelo posto de combustível ao lado do Jaracaty Shopping? Espero que realmente aconteçam melhorias no trânsito da cidade, e quero testar a via, já que pode ser um ótimo caminho pra chegar em casa.

    • Diante de algumas críticas aqui, resolvi eu mesmo usar a Via Expressa, ao meio-dia, saindo do Tropical Shopping para ir ao Cohajap, passando pela Curva do 90 e retorno da Cohama… levei exatos 15 minutos entre um ponto e outro…

  5. CARO JORNALISTA QUE SABER QUANDO ESSE GOVERNO VAI TER CORAGEM DE INICIAR A TROCAR DAS ADUTORAS DO ITALUIS, POIS JÁ FAZ 03 MANDATOS DA ATUAL GOVERNADORA E ELA NÃO TEM CORAGEM DE FAZER ISSO SIM QUE É OBRA ESSÊNCIAL PARA SLZ JORNALISTA.

  6. Não pelos moradores do Cohafuma, nao tenha duvida que irá ficar muito boa, mas a palhaçada de inaugurar ppor fase pra a governadora fazer graça pra eleitor nao colou, acabaram o bairro do Cohafuma, ninguem teve paz ontem na hora do final do expediente, o bairro parou, deveriam era colocar a Governadora e Max Barros pra passar la de noite, A MAIOR PALHAÇADA DO MUNDO, GOVERNADORA INAGRA OBRA PELA METADE E ACABA BAIRRO DE SAO LUIS.

  7. Onde que motorista elogiaram a via expressa?!

    passam um tempão mentindo que vão fazer uma obra para desafogar o transito, mas quem usa diariamente, não consegui vê melhora alguma, na verdade piorou o sentido calhau centro, passa lá 8 hora da manhã pra voce sentir na pele e no bolso, quero saber como desafogar transito, invez de aumentarem o numero de vias, na verdade vimos q estreitaram, passou de 3 vias para 2 vias! isso é ajudar com o transito?!

    sem contar o tamanho. ate o cohafuma, serviu mesmo só pros moradores de la!

    • Diante de algumas críticas aqui, resolvi eu mesmo usar a Via Expressa, ao meio-dia, saindo do Tropical Shopping para ir ao Cohajap, passando pela Curva do 90 e retorno da Cohama… levei exatos 15 minutos…

  8. Passo diariamente pela Av. Carlos Cunha e tenho observado que o semáforo instalado próximo ao posto de combustível/saída do são Luíz Shopping, tem gerado engarrafamentos constantes naquela via. Não vejo a necessidade deste semáforo, pois ele só permite o fechamento da via para facilitar a saída dos veículos do Shopping, nada mais. Ressalta-se que já existe outro semáforo, próximo ao Hospital UDI, que controla a saída dos veículos do referido Shopping. Vamos observar e resolver esse problema que foi gerado recentemente.

  9. Gilberto, permita-me um comentário. Recomendo que você tente passar pela via expressa em horário de pico, ao meio dia o trânsito realmente é mais tranquilo. Tente 7:30h da manhã e 18h da tarde. Nesse horário sim é um inferno. As ruas do Cohafuma viraram uma alça da Jerônimo de Albuquerque, quem mora lá não consegue entrar nem sair de casa nesse horário. Irresponsabilidade desse governo que inaugura uma obra antes de concluída.

      • Depende do caminho feito… no sentido Centro -Bairro os engarrafamentos acontecem por volta de 12:30, 18:00. Já no sentido Bairro-Centro acontecem por volta de 07:30, 13:30. Moro no Planalto Vinhais, esses são os horários que pego engarrafamento. Fora um na entrada do Altos do Calhau, que começa às 18:00 e vai até perto de 20:00, travando tudo na Luis Eduardo Magalhães. Haja combustível!!!

        • Pois foi no horário de meio dia que fiz o sentido Centro-Bairro, e tirei do Renascença à Cohama em 15 minutos, mesmo com o gargalo no Cohafuma

  10. Melhorou para os moradores do cohafuma, pq para o resto dos bairros ficou do mesmo jeito. E só em slz mesmo onde tinha três vias diminuíram para duas vias sentido ao tj-ma sendo que tinham espaço de sobra pra continuar ampla. Só engenheiro mrda.

    • Mesma técnica usada na chegada do elevado do trabalhador, uma via para desaceleração e/ou aceleração para entrada/saída das alças de acesso…

Os comentários estão fechados.