O “fator Eliziane Gama”

Trata-se de um erro conceitual defender que a deputada estadual Eliziane Gama (PPS) mantenha-se neutra no 2º turno das eleições na capital. Pelo menos é o que diz uma pesquisa qualitativa a que o blog teve acesso nesta terça-feira (9) – e mesmo uma já apresentada ao titular deste ainda em junho deste ano.

Nos dois casos, com pequenas diferenças, os levantamentos apontam que algo torno de 70% a 75% do eleitores da popular-socialista votarão em Edivaldo Holanda Júnior (PTC) no dia 28 de outubro, mesmo que ela não declare voto ao petecista.

Isso quer dizer que eleitorado percebe os dois, Edivaldo e Eliziane, com características muito parecidas – e a postura crítica em relação à gestão João Castelo (PSDB) adotada pela parlamentar nos últimos dois anos contribuiu muito para isso.

Tanto que a própria coordenação de campanha de Holanda Júnior admite que o “fator Eliziane” inibiu um crescimento maior dele. “A verdade é que o fator Eliziane Gama acabou sendo um inibidor de um crescimento maior do Edivaldo, justamente porque os dois têm perfis muito parecidos”, comentou um dos coordenadores.

Sendo assim, se resolver mesmo não declarar voto a ninguém agora, Eliziane Gama, na verdade, exclui-se de um processo em que o seu eleitor já a coloca naturalmente.

E, independentemente do resultado da disputa em São Luís, o espólio disso acabará ficando com Edivaldo Holanda Júnior…

30 pensou em “O “fator Eliziane Gama”

    • Então, não é essa Eliziane que vocês estão esperando, porque a que eu conheço e votei jamais compactuará com as ideias apresentadas pelo seu candidato, sem falar que sempre foi oposição a ele, além de não ter lá esses bons relacionamentos com a filha dele. Portanto, sinceramente não acredito que a minha candidata vá decepcionar seu eleitorado.

  1. Isso é verdade, no início da campanha optei por Gama, só que com o andar da carruagem decidi por Holanda Jr. uma vez que as propostas dos dois são parecidas bem como suas preferências políticas. O que mais tem agora são pessoas que votaram em Gama e se decidem por Edivaldo no segundo turno.

  2. Acabei de criticar de forma veemente no blog do D’eça. Faço minhas as suas palavras Gilberto, mesmo não querendo não tem condições de barrar a transferência automática de votos pelas semelhanças e empatia de Edvaldo ao eleitorado da Eliziane. Por esse motivo, é claro e evidente que em breve essa articulação de campanha saia. Até pq todos são simpáticos a essa união.

  3. Pois eu acho que ela, assim como maior parte do seu eleitorado, apoiam Castelo. O Edivaldo está com uma turma da pesada, que só pensa em grana meus amigos. Irmã Eliziane, 45, é o menos pior e é com ele que eu vou.

    • ESTAIS DELIRANDO, MANÉ? NEVER, NEVER, NEVER..CASTELO NUNCA MAIS! COM TAMANHA EXPERIÊNCIA FOI UMA VERDADEIRA VERGONHA!

    • Primeiro que “menos pior” é erro crasso gramatical e pior que esse erro será a Eliziane apoiar Castelo depois de passar 4 anos atacando tal gestão como mostra a foto dessa matéria.

  4. Isso é uma sandice. Eliziane tem postura, discurso firme e não foi ensaiada pra representar durante toda campanha. Acredito e toda sua militância e Holanda Jr. nem quando era vereador ia na Câmara Municipal, viva de eternas licenças médicas. As características são tão diferentes que no debate Mirante ela provou todo seu conteúdo, enquanto Holandinha dançava de um lado para outro.

  5. Engraçado, no começo da campanha os votos de Eliziane eram para atrapalhar a vitoria no primeiro turno de Castelo, agora que quem ganhou foi Edivaldo, ela tirou votos dele!!! fala sério hipocrisia tem limite!!!

  6. Gostaria de saber quem esta pagado a conta de Ed Holanda Jr, o candidato tem estrutura de quem esta no poder….

  7. Caro Gilberto,
    já disse uma vez e volto a dizer: o fator Eliziane impediu que o Edivaldo Holanda Júnior vencesse logo no primeiro turno. Isto porque os eleitores que votaram em Eliziane NÃO votam em Castelo. Eliziane pode perder o bonde da história ao abster-se do segundo turno. Só ela tem a perder, politicamente. O tempo dirá isso, com clareza. Os votos dados a Eliziane não é capital político exclusivo dela. Talvez esteja ela contagiada pela vaidade do Tadeu e faça a mesma bobagem política dele. Vai ser um pena! Quando a vaidade é maior que a inteligência, padece-se. Um abraço

    • O levantamento fazia simulação em primeiro turno… esses 25 ou 30 se pulverizavam entre os outros candidatos…

  8. Gilberto,

    Faça-me o favor, né? Que levantamento é esse? Que fonte é essa? Foi colocada uma máquina ao lado da urna e quando a pessoa votava em Eliziane aparecia uma segunda opção “Em quem você votará no 2º turno” casela não passe?
    Ou nos questionários das pesquisas havia um tópico exclusivo para eleitores dela?
    Todo mundo sabe que a maioria dos eleitores de Eliziane se decidiu por ela pela boa atuação no debate e na TV. Portanto, menos…
    Jornalismo “bola de cristal” não condiz muito com você.

    Até mais

    • Qualitativa, Linhares… qualitativa… Fora as quantis em que se faziam as simulações com e sem ela… eu vi dois levantamentos desses.. não existe adivinhação aqui, apenas fatos…

  9. EDIVALDO HOLANDA JR – ((36))

    EDIVALDO HOLANDA JR – ((36))

    EDIVALDO HOLANDA JR – ((36))

    EDIVALDO HOLANDA JR – ((36))

    EDIVALDO HOLANDA JR – ((36))

    EDIVALDO HOLANDA JR – ((36))

    EDIVALDO HOLANDA JR – ((36))

    EDIVALDO HOLANDA JR – ((36))

    EDIVALDO HOLANDA JR – ((36))

    EDIVALDO HOLANDA JR – ((36))

    EDIVALDO HOLANDA JR – ((36))

    EDIVALDO HOLANDA JR – ((36))

    EDIVALDO HOLANDA JR – ((36))

    EDIVALDO HOLANDA JR – ((36))

    EDIVALDO HOLANDA JR – ((36))

    EDIVALDO HOLANDA JR – ((36))

    EDIVALDO HOLANDA JR – ((36))

    EDIVALDO HOLANDA JR – ((36))

    EDIVALDO HOLANDA JR – ((36))

    EDIVALDO HOLANDA JR – ((36))

    EDIVALDO HOLANDA JR – ((36))

    EDIVALDO HOLANDA JR – ((36))

    EDIVALDO HOLANDA JR – ((36))

    EDIVALDO HOLANDA JR – ((36))

    EDIVALDO HOLANDA JR – ((36))

    EDIVALDO HOLANDA JR – ((36))

    EDIVALDO HOLANDA JR – ((36))

    EDIVALDO HOLANDA JR – ((36))

    EDIVALDO HOLANDA JR – ((36))

    EDIVALDO HOLANDA JR – ((36))

  10. Parabéns pela acertada visão política acerca dos votos da Eliziane em relação ao Edvaldo. Infelizmente ainda tem gente divulgando o contrário por interesses escusos. Eliziane tem que honrar seus eleitores que sempre estiveram de maneira sincera e leal ao lado dela, contra o caos e a falta de respeito que se locupletou em nossa Cidade, e que nesse momento continue fazendo o que ela sempre fez de muito bom: lutar por aqueles que a elegeram. Uma mudança seria a perda de sua identidade. Duvido muito disso, pela mulher, política e principalmente pessoa humana e digna que sempre prezou pela sua honestidade. ELIZIANE É EDIVALDO!!!

  11. otima analise. diante da tendencia natural de aliziane e tadeu, […] torce pela neutralidade de todos visando favorecer castelo e escreve asneiras, comemora a neutral de wo. seria falta de visao de eliziane nao ouvir seu eleitorado, perderia a oportunidade de liderar seus eleitores. deca nao enxerga um palmo… deem esse apoio como certo.

  12. Eita, que dinheiro de igreja nunca acaba, pastou marcedo bancando a campanha do playboy, vamos vê o que vai da!!

    2° turno é uma nova eleição, quero vê se ele esta preparado mesmo

  13. É muito triste perceber que a população de São Luís é tão iludida com política,sinceramente eu vejo todos vocês como pobres coitados caça-cargos e que se escondem atrás da palavra “mudança” que Edvaldo Holanda Jr prega! Vocês são tão iludidos,aqui é dita capital mas por causa dos moradores cegos eu vós digo que aqui é um interior de 1ªclasse. População desleixada,corrupta,que jogam papéis no chão com o cesto de lixo a 2 metros adiante.Edvaldo Holanda Jr como disseram ali em cima têm um pessoal que adora grana!Será possível pelo amor de deus me respondam,será possível que vocês votarão em uma pessoa onde a maioria dos seus aceclas estão de fixa suja,uma pessoa que no Debate n soube dizer seus planos de governo e só falou em bilhete único?Um garoto que pediu voto ao mesmo Castelo na eleição de 2008? Escrevam no youtube ” Edvaldo Holanda Júnior pedindo voto!” são os dois primeiros vídeos de 17 segundos! Mesmo assim vocês ainda votam em uma pessoa dessa só pela justificativa de mudanças??!! Que tipo de sociedade é essa dita consciente! Ele vai deixar a cidade em frangalhos,vai afundar ainda mais a cidade! Ainda usa a camisa vermelha e se esconde nas sombras de Flávio Dino,outro que n quer dizer nada de oposição,pois o pai de Flávio Dino é um Sarneísta ferrenho!! Vocês não sabem disso?? Vocês vivem falando que São Luís está cheia de buracos,gente pelo amor de Deus onde que vocês moram? Em São Luiz com z que é a cidade vendida pelos Sarneys que só sabem dizer dos Lençois,bumba meu boi?A cidade patrimônio da humanidade???Ou São Luis com s a nossa na qual moramos??Eu estudo na UFMA e lá têm programas de intercambio que todo ano vêm uma leva de estudantes estrangeiros,vou destacar apenas estudantes dos países de 1º mundo onde tudo é “melhor” andamos com eles pela cidade,e vocês sabem que alemães e americanos são loucos por infra estrutura,eu perguntei a eles”o que vocês acham da cidade?” eles responderam” aqui é muito quente,vocês têm prédios velhos demais,mas em relação a avenidas e ruas vcs estão de parabéns” ou seja ele não reclamou de buracos!! reclamou da condição do Reviver em relação aos prédios antigos caindo aos pedaços e sim essa questão do Reviver eu concordo q está jogado,mas já fui em locais piores e aqui da de 10!! Aqui n têm buracos,aqui têm carros demais,por isso o congestionamento,as principais avenidas estão asfaltadas e eu tenho certeza absoluta que onde vocês moram(exceto Maiobão que lá parece ter sido a 2ªguerra mundial.) n têm buracos,se têm é um ou 5 devido ao fluxo excessivo de carros e olha que já choveu bastante e o asfalto não cedeu!! Podem falar o que quiser,mas São Luís n está esburacada como todos dizem! O VLT é uma realidade vai acontecer,ou não caso Edvaldo ganhe,vocês desdenham disso por que vocês não são pobres e não usarão o VLT,vocês têm o carrinho de vocês e chegam aos seus destinos atrasados,mas chegam. E os pobres q não têm carro ainda que moram no suburbio!? CoMO fazem?Espremem se nos ônibus e saem 5 da manhã deixando filhos para trás,por que ao invés de criticar não trocam a vida de vocês pela dele,para ver como é sofrido!! Elisiane Gama não é nada vocês se iludem demais é apenas mais uma,tudo que ela queria era ver como se sairia nessa eleição,em 2 anos vai tentar ser deputada e vai ganhar,vai para Brasília leva alguns parentes para trabalhar com ela ganhando bem e vocês aqui no corre corre diário tentando vencer na vida!! Para que essa empolgação? Por que esse frenesi em relação a mudança? Isso n vai existir,nunca,enquanto formos vendidos e manipulados! Eu nem voto,mas n me calo para nenhum de vocês,debato sobre política com qualquer um e tenho 22 anos!!!! Só voto para presidente e isso faço questão!! Mas estou ansioso para ver por que a anos o mesmo partido não têm um prefeito e um governador do mesmo partido pq é isso que alegam que n vai para frente,falta de apoio do Governo do Estado,é só isso q quero ver se realmente haverá mudança com Prefeitura e Governo do mesmo partido!! É esperar para ver…

    • Conheço 18 das 26 capitais estaduais, 6 delas no NE, e nenhuma delas possui o mesmo grau de abandono de São Luis. Quanto à realidade de seu VLT, Castelo deveria mostrar a Brasília como fazer um projeto desses tão rapidamente, porque lá ele não ficará pronto antes da copa do mundo… Só a compra dos trens levaria 18 meses… Castelo já os tem!

  14. a eliziane já mais ficará neutra, ela está esprando quem vai dar mais R$, não acredito nessa coisa de transferança de voto, os votos de eliziane foram fotos de protestos, da mulherada, e outros que não tinham opção cai na real.

Os comentários estão fechados.