Roberto Costa e Aluísio Mendes se reúnem com moradores do Centro

O secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, esteve, a convite do deputado Roberto Costa (PMDB), reunido com moradores da área Centro, debatendo ações de segurança pública para a comunidade. A reunião aconteceu durante toda a manhã do último domingo (25) no salão paroquial da Igreja de São Roque, no bairro do Lira. Estiveram presentes também o comandante da Polícia Militar, coronel Jefferson Teles e o comandante de Batalhão, coronel Pereira.

O parlamentar e o secretário de Segurança Pública ouviram atentamente todas as propostas da comunidade, que teve ampla participação no debate.

Roberto Costa enfatizou a ida do secretário de Segurança como uma forma de tranquilizar e de o Governo ouvir diretamente os anseios da comunidade. “É muito importante hoje o nosso debate aqui, com a presença do Secretário de Segurança, que veio ouvir e apresentar as ações do Governo para vocês, como uma forma de dar tranquilidade à comunidade, apresentando uma saída eficaz para a nossa problemática, que não é somente a violência, como também o uso e o tráfico de drogas aqui na região do Centro”, afirmou o parlamentar.

Aluísio Mendes assegurou que diversas capitais brasileiras passam pelo mesmo problema de São Luís e fez um breve levantamento da situação da capital maranhense. “Eu participo do Conselho Nacional de Segurança Pública e posso afirmar a vocês que o problema da violência é uma mazela que atinge toda a sociedade brasileira. E o tráfico de drogas tem sido um dos principais fatores. Mais de 80% dos crimes cometidos hoje na região metropolitana têm relação com o tráfico de drogas. Mas, felizmente, graças ao trabalho da Governadora Roseana e ao trabalho da Secretaria de Segurança Pública, São Luís é a 2ª cidade menos violenta do Nordeste e a 4ª menos violenta do Brasil”, disse.

O Secretário de Segurança também destacou as ações que a Polícia tem executado, a qualidade do efetivo que está nas ruas e lamentou a flexibilização do Código Penal . “Apesar das dificuldades, do baixo número de policiais por habitante, nós temos executado um excelente trabalho. Nós temos uma Polícia de qualidade. Temos, por exemplo, O Grupo Especial de Apoio as Escolas (GEAP), que tem feito todo um trabalho junto às escolas. A polícia tem feito a parte dela, mas também existe a problemática do Judiciário e Legislativo brasileiros, pois o Código Penal tem sido muito flexível. Infelizmente, é comum ver bandidos soltos, que foram diversas vezes presos, em um curto espaço de tempo. Isso tudo porque a Lei permite”, afirmou.

Participação popular

Durante a reunião, todos os moradores presentes tiveram a oportunidade de expor os seus pontos de vista e alguns assuntos foram pontuados como prioritários para a comunidade. Em uma conversa aberta e franca, à medida em que os moradores expunham as problemáticas, o secretário Aluísio respondia e apresentava as soluções cabíveis.

“É muito importante a presença dos moradores para juntos encontrarmos soluções para a problemática da violência. Pois a comunidade, mais do que ninguém, sabe aonde estão concentradas as maiores incidências da criminalidade”, disse Aluísio.

Durante a conversa, o secretário sugeriu que fosse criado um Conselho de Segurança Pública para que a comunidade pudesse estreitar relações e ajudar a Secretaria de Segurança, atuando em parceria.

O secretário de Segurança garantiu que até o inicio do ano que vem, toda a área Centro será contemplada com a instalação de câmeras de alta definição, do novo sistema de videomonitoramento, que foi recentemente instalado pelo Governo do Estado, que, segundo ele, é a ação comprovadamente mais eficaz no combate às problemáticas apresentadas pela comunidade.

Aluísio Mendes garantiu que um estudo e um mapeamento sobre a criminalidade na área Centro já foram feitos pela Inteligência da Polícia e que a próxima ação será uma efetiva Operação de Choque na área, combatendo principalmente a violência e o tráfico de drogas na região.

12 pensou em “Roberto Costa e Aluísio Mendes se reúnem com moradores do Centro

  1. Caro Gilberto! O problema da VIOLÊNCIA e CRIMINALIDADE está em tada
    a Cidade e Estado,agora,os números apresentados são bem diferentes dos
    citados pelo Deputado CUTRIM na TRIBUNA da Assembléia Lgislativa,onde
    chegou a comparar a uma GUERRA CIVIL.

  2. SECRETARIO DE SEGURANÇA – Dr. Aluísio Mendes.

    LEVI MAIS POLICIAIS PARA A CIDADE DE (TUNTUM – MA), LÁ É UM LUGAR COM MUITAS MORTES, PRESCISA DE MAIS ” VIATURAS E POLICIAIS ” A POPULAÇÃO DAQUELA CIDADE, PRESCISA DE MAIS SEGURANÇA.

  3. O tema segurança é bastante transversal. analisando os noticiário perpassa pela ausência de capital humano, interpessoalidade, educação, baixo salário, baixa motivação, omissão , corrupção, uso de entorpecentes no ambiente do braço armado, saúde, meio ambiente, ausência de implantação de Plano Diretor, de Desenvolvimento, Drenagem nas cidades para manter a ordem público …………………mas, as autoridades competentes (polícia, judicário, fiscalização e ministério público) não tem e nem criam vínculo como os moradores locais não tomam atitudes consequentemente ficam omisso e geram este patamar de violência.

  4. O mais importante é ver que o deputado Roberto Costa, legítimo representante do povo, atendeu um chamado da comunidade e o secretário Aluísio Mendes, como ele mesmo falou, cumpriu seu papel de Gestor de Segurança e foi ouvir as solicitações da comunidade!
    Os moradores chamaram as autoridades competentes, e estas compareceram, agora é só cobrar o resultado e as metas estabelecidas.

  5. O estado do MA está em situação de calamidade publica em relação a segurança!!!!!
    Nao adianta tentar colocar panos quentes porque aqui está um desespero total!!!!
    Aluísio vamos tomar providencias ein????

  6. Nota 10 para os dois, Roberto Costa e Aluisio, pois está promovendo um trabalho na pasta invejável e que tem se tranformado em ciumes por parlamentares sem visão e retrogado sem foco na Assembleia. O Deputado está retribuindo a comunidade com esta ação, além de outras que tem realizado nesta area. eles estão cumprindo com seus deveres de homens publicos, se todos fizessem assim, o maranhão seria bem melhor.

  7. Aluisio quer ser deputado e ta querendo ganhar votos!!!!
    Agora eu peço para o povo nao cair nesse conto do vigário!!!!
    Também estou na coligação FORA ALUISIO

  8. Para tirar foto, dar entrvistas e aparecer em casos midiáticos como salvador da pátria, o maranhão está bem servido!!! O problema é que precisamos de um secretário atuante de verdade, que combata criminalidade, entenda e diminua os indices de violencia e saiba proteger a populaçâo e não abandona-la. Não resolve o desespero de pedir ao povo q ensine como combater a violencia no bairro,isso é ridiculo, chamem alguem com esperiencia urgente!!! Em Sao Paulo são 8 homicídios para 100 mil hab e no maranhão são 45 para os mesmos 100 mil hab e em São Paulo ja trocaram e aqui agente tem q aguentar essa falta de competencia alarmante! É FATO que esta crise q hj assolou o maranhao precisa de uma resposta da governadora, que deve imediatamente anunciar o nome do nosso novo secretário,não adianta açoes midiáticas não precisamos de marqueteiro queremos um secretario eficiente, não um garoto propaganda de uma secretaria fracassada, que não seja o cutrim, mas que nos apresente um nome q nos salve deste caos q o maranhão nunca em nenhum periodo esteve como o estado mais violento do pais, essa foi a primeira vez. Quase dez vezes mais que o terceiro colocado,proporcionalmente falando. Governadora não abandone seu estado!!! Precisamos de um nome urgente!!! NÃO DA MAIS PRA AGUENTAR GOVERNADORA TOME ATITUDE!!!

  9. Cutrim deve estar se mordendo, quando teria capacidade de comparecer a uma reuniao dessas e expor de maneira clara e didática a situação da seguranca do Maranhão e do Brasil como fez Mendes. Com uma boa oratória e argumentos bem colocados o secretario saiu-se muito bem na reuniao e encaminhou varias providencias para a comunidade. Agora e aguardar que elas sejam implementadas e se assim não acontecer cobrar do secretario. Mas para quem já viu Cutrim falar em publico foi possível perceber uma enorme diferença entre Aloísio e Cutrim, não só na postura mas principalmente no conhecimento técnico. O atual secretario da de dez……

  10. Alusio realmente está perdido, mas a governadora não pode trocar agora antes do fim do exerxício, mas com certeza será trocado no início do ano, pois as eleições de 2014 estao chegando e a inesperiencia e a rejeição de aluísio ja começa a atrapalhar de fato a governadora. Vamos esperar que a nossa governadora vai agir sim, realmente nao da mais pra continuar com Aluísio…

Os comentários estão fechados.