UFMA: Professor que denunciou fraude em notas é demitido

O Conselho Universitário (Consun) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) decidiu manter nesta sexta-feira (8) a demissão do professor Wildoberto Batista Gurgel, o Ayala Gurgel.

Ele havia sido desligado da Ufma através de portaria assinada pelo reitor da instituiçã, professor Natalino Salgado depois de denunciar um esquema de mudança de notas no curso de Filosofia.

O Consun foi convocado depois de Ayala ter resolvido recorrer à Justiça Federal contra a demissão. Na reunião de hoje, 28 dos 41 conselheiros votaram pela manutenção da demissão e apenas uma pela reintegração do docente. Outro 12 conselheiros se abstiveram de votar.

Fraude

O esquema para adulteração de notas na Ufma veio à tona em fevereiro do ano passado, depois de revelada trama parecida para mudança de notas de alunos reprovados no UniCEUMA – segundo denúncia largamente documentada no blog do Décio Sá.

De acordo com Ayala Gurgel, pelo menos seis casos podem ter ocorrido também na Federal. O professor disse à época ter levado as denúncias ao Conselho Universitário, mas nenhuma medida foi tomada.

“No caso que levei ao CONSUN, alunos que não fizeram provas tiveram notas lançadas e outros reprovados aparecem como aprovados”, denuncia.

Ainda de acordo com o professor, o caso foi “engavetado” pelo CONSUN, que “ignora” o assunto. A Ufma chegou a emitir nota afirmando apurar com rigor o caso, mas nunca deu uma justificativa plausível para a paralisação do processo denunciado pelo professor hoje demitido.

____________________Leia mais

Fraude em notas pode ter acontecido também na UFMA

Processo que aponta “fraude” em notas na UFMA está parado desde 2003

Fraude em notas: UFMA diz apurar com rigor, mas não explica processo parado

Processo que investiga fraude na UFMA deve ser concluído em 30 dias

Professora também denunciou fraude em notas na UFMA

Professora detalha fraude no curso de Ciências Sociais

Fraude na UFMA: professor é intimado a depor

Fraude na UFMA: professor vai processar universidade

Brincadeira! MPF arquiva inquérito sobre fraude na UFMA