COLUNA DO SARNEY: Ponte do São Francisco: 43 anos

Amanhecia o dia 14 de fevereiro de 1970. Eu comemorava uma grande vitória. Tinha feito tudo para não deixar o Governo do Estado sem inaugurar a Ponte do São Francisco que o governador Antonio Dino colocou o nome de José Sarney. Abri a janela da pequena casa da Avenida Beira-Mar, onde morava, ali no pé da muralha. Isso porque o palácio estava sendo restaurado por mim para entregá-lo ao meu sucessor. Abri a janela e olhei para a ponte, toda embandeirada, referência nova que alterava o visual da cidade de São Luís.

Era um dia de sol, em pleno fevereiro. Estava feliz. Tinha asfaltado toda a cidade, que encontrei esburacada e quase intransitável. Abri a Avenida Kennedy, ligando o antigo Galpão da Rua Grande, onde hoje existe uma Caixa d’Água (também feita por mim). Abri a Avenida dos Franceses (todos nomes colocados por nós), reformulei o sistema de água da cidade, coloquei a energia elétrica de Boa Esperança e renovei a rede de distribuição de energia elétrica na cidade. Fiz a Barragem do Batatã. E estava então concluindo a Barragem do Bacanga. Estava pronto o Porto do Itaqui. Abri e asfaltei a São Luís-Teresina. Deixava criada a Universidade Federal do Maranhão e as cinco faculdades que formaram a Uema. Implantei a primeira TV Didática e Educativa do Brasil (então Cema). Construí a ponte do Caratatiua, a primeira a cruzar o Rio Anil. Implantei uma escola por dia, um ginásio por mês e uma faculdade por ano. Tirei o Maranhão da letargia em que se encontrava. Era uma nova mentalidade. A certeza de que marchávamos para um novo tempo estava na cabeça de todos. E marchamos. O Maranhão mudou. Por isso hoje somos o 17º PIB brasileiro e o 2º porto do país, um dos 10 maiores do mundo.

Eu ia deixar o Governo naquele próximo mês de março, dali a um mês (estávamos em fevereiro de 1970). Todo o Maranhão cantava o hino do Maranhão Novo. Tivemos posteriormente um presidente da República que devolveu a democracia aos brasileiros, trouxe a Vale para o Maranhão e construiu a Norte-Sul.

A Ponte do São Francisco era um dos meus sonhos realizados. Ela libertou São Luís de sua prisão histórica e abriu os braços para o outro lado, onde nada existia, possibilitando a criação da nova cidade – o bairro São Francisco, 400.000 habitantes em 40 anos – e dando condições de preservar o tesouro da cidade velha que a ponte salvou.

Quero soprar a velinha do seu 43º aniversário. Ela é minha querida filha, tem meu nome, mas, sobretudo ocupa um espaço de felicidade na minha vida. Ela é um marco na história da cidade de São Luís. Gerou uma nova vida para a São Luís, encheu os seus pulmões, tornando-se um exemplo que contrasta com o que aconteceu nos outros estados do Brasil. As terras do outro lado foram compradas para o Ipem, evitando a especulação. Um exemplo de honestidade e de seriedade na vida pública.

Floresceu o bairro Calhau, todo o conjunto que ficou na margem direita do Anil, com todos os equipamentos de uma cidade moderna e abriu as praias para os pobres.

A ponte é jovem. Vejo-a bonita e recordo os ventos e o povo que comigo atravessava a pé as águas do Rio Anil. Daqui a 100 anos vai ter a festa da ponte. Hoje, só eu lembrei-me dela, e Bandeira Tribuzi que está no céu está cantando em sua homenagem a Louvação a São Luís.

Então, se lembrará o que ela significou para a grande cidade que vai cada vez mais crescer.

36 pensou em “COLUNA DO SARNEY: Ponte do São Francisco: 43 anos

  1. Belo artigo, tudo verdadeiro. Devia ser lido por todo mundo, pricipalmete Flávio Dino para saber quem deu o nome a ponte. Doutor Flávio hoje deve festejar com bom vinho a a justiça feita ao seu pai, homem de valor, honrado e merecedor da gratidão do povo, principalmente do sul do Maranhão.
    Político devia enaltecer os feitos dos outros, mesmo sendo adversários e dizer o que não fizeram, vou fazer. É muito chocante, é vilania enxovalhar a dignidade de qualquer ser humano. QUEM TEM VALOR MOSTRA COM LISURA E DIGNIDADE.

    • Caro Manoel da Cruz Evangelista!Quem te disse que o Dr.
      Antonio Dino,então vice do Governador SARNEY e depois
      vindo assumir o Governo do MA,é pai do Dr.FLÁVIO DINO?
      Agora,tocar obras,trabalhar para melhorar as condições de
      vida da população é obrigação de governantes,não é favor,
      tá?Só para dar-lhe um exemplo,até o CASTELO,que fora
      recentemente excomungado nas URNAS,pelo POVO de
      SLZ,também fez grandes OBRAS no passado:Castelão,
      Italuís,Hospital do Ipem,Cidade Operária,Maiobão,Cohatrac,
      Ponte Bandeira Tribuzzi,etc.,etc.,etc..Uma coisa é certa,
      para quem foi Presidente da República e um dos homens
      mais poderoso do Brasil nos últimos 40(quarenta)ANOS,
      dava para ter feito bem mais pelo nosso querido e amado
      MARANHÃO,né?

      • Saraiva não me esculache, mesmo que eu mereça. O doutor Flávio merece todo o meu respeito por ser inteligente e filho DO SÁLVIO DINO, que admiro há muitos anos, e leio todas crônicas que ele escreve. Tá no jornal a reparação que se faz pela cassação injusta. Outra: no Maranhão todos os políticos são ou foram amigos. Adversários é outra coisa que praticam com respeito. A Ilha de S.Luis sempre foi contra a todos os governadores, que antes, escolhiam os prefeitos. Acho que para se vingar kkkk. Saraiva, vamos fazer de conta que estamos numa mesa e todos somos amigos? A gente conversa e enriquece culturalmente.

        • Caro Manoel da Cruz Evangelista! Procuramos
          sempre tratar todos com:respeito,tolerância e
          igualdade e nenhum momento,foi diferente com
          v.sa. Nossos comentários ou debates são
          voltados para os campos das ideias e nunca
          para o lado pessoal.Agora,não abrimos mão: Da ética,direitos,princípios e pensamentos,mas
          respeitando o contraditório.A luta continua.
          Abraços,SARAIVA

      • Fui vizinho do doutor Antonio Dino. A família Dino é amiga do Sarney. Não disse o nome do SALVIO, porque todo mundo que leu o jornal hoje sabe que ele o doutor Salvio Dino, bom advogado, jornalista, político gabaritado, pai do Flávio, recuperou sua dignidade, recebendo o seu posto de deputado. Espero que o doutor Flávio deja brilhante como seu nobre pai.

    • Ilustre Evangelista da Cruz , depois de tantos anos mostre uma coisa boa; uma só, que não tenha sido feita por Sarney ou seus descendentes.Não encontrando é melhor calar . Porque por falta de oportunidades não foi. A[i vem Jakson, José Reinaldo. e demais, agora mostre uma coisa boa feita por eles,pelo menos na Capital.

      • Acho que a pergunta correta seria: Pq o Maranhão é até hoje o estado mais atrasado do Brasil? Pq o Maranhão tem uma capital, no qual é normal ter água nas torneiras dia sim, dia não a várias décadas?

  2. Olha Sarney querendo falsificar a história:
    ”… Tivemos posteriormente um presidente da República que devolveu a democracia aos brasileiros…”
    Democracia na década de 70 é bem plausível, né Sarney?
    Me compre um bode seu maquiavélico!

    • Comentário como o do ARTURO não merece ser lido. É apenas impulso ou desejo de falar sem pensar. Veja no dicionário o signfiicado de posterior. Faça um favor a você. Fale do que sabe..

  3. Pela primeira vez leio uma crônica completa de Sarney, (essa ele escreveu com o coração, se ele tiver), livros e outros penduricalhos são duvidosos. Pelo que entendir, São Luis ate Sarney ser governo, vivia a época colonial, porisso que até hoje, tudo que é cultural é provinciano.
    Mas o correto mesmo é Ponte do São Francisco!…

  4. Isso é serio? Ele abriu a sao luis/Teresina? Onde estão esses ginásios e escolas que foram construídos. Vivi essa época, isso nao existiu. Para com isso Sarney, você nao precisa mais disso… Nem o Brasil, nem o Maranhão e MAM ao menos o seu atual Estado, o Amapá.

  5. Esse Sarney vai morrer mentindo…todo mundo na UFMA sabe que ela foi construída a partir do sonho de Dom Delgado, que não mediu esforços para ver uma universidade em terras maranhenses. Sofreu oposição de muita gente e o Sarney não movia uma palha…depois que viu tudo pronto, apareceu por lá para comemorar, como se fosse o criador da coisa. Ô HOMEM MENTIROSO!

  6. Agora acredito no Dep. Francisco quando diz que sarney é candidato a governo do maranhão, vem Sarney para mostrar para tua filha e os oposicionista como se faz uma escola a cada dia isso significa 1460 escolas feitas no maranhão no governo do Sarney e os seus o poiadores destruiram todas elas,pois o estado não passa das 500 escolas hoje e sem falar que uma boa parte foi construida depois dele(edison lbão,barjonas lobão,cintra,uma na vila operaria que sera inaugurada ainda esse mes e outras que estão sendo inauguradas esse ano sendo que nas mesmas estavam para ser construidas no governo Jakson e fico abandonadas até ano passado.

  7. Engraçado! Por que será que ele não disse ponte José Sarney? Seria uma redundância ao cubo: entre a ponte, o nome da coluna e o próprio autor.

  8. Nunca em minha vida tomei ciencia da existencia, em outro lugar do Planeta, de um povo tão ingrato e tão cheio de ódio e rancor por um de seus irmãos, pore um filho ilustre da terra, como o povo do Maranhão! É um povo altamente ingrato que não procura conhecer a história da sua cidade e do modo de como viviam seus ancestrais. É horrível! Só é mais compreensivel porque a aversão contra o senador Sarney origina-se daqueles que nasceram após o governo Sarney, após a era do “Maranhão Novo”, pois, não foram testemunhas vivas do progresso relatado na cronica. Ainda mais, esses opositores de plantão, não se dão ao luxo de pelo menos estudar a história recente de São Luis, a sua evolução social e cultural. É uma Pena! Na verdade, sentirão falta quando o senador se for. Ai dirão: Éramos felizes e não sabiamos!

    • Pare e reflita seu puxa saco a custa de que essa dita persona ilustre vive e se mantem no poder até hoje? Fala Sério!

    • Qual Progresso cara pálida? o Maranhão é até o hoje o estado mais atrasado em tudo no Brasil!!! ter orgulho de ser conterrâneo do maior nome politico alienado a corrupção de todos os tempos? eu não!

      • Senhor Alan, caso o senhor fale sobre o Sarney por falar, tudo bem. Mas desconher seu valor e seus feitos, desculpe dizer: o senhor não está com boa saúde. Consulte um médico, ou pelo menos leia jornal. Creio não seja seu caso, mas a situação ruim do Maranhão é que a maioria nem tem condição de perceber nada, logo não comtribúi com nada. Por favor, se quizer criticar, pode. Grosseria, coisa de gentinha, não.

        • Sr. Manoel da Cruz Evangelista, primeiramente o Sr me chamou de Ingrato… isso pra mim é uma forma de grosseria, já mostra que és contraditório. Outro ponto, acho que a diferença entre nos, e que EU leio outros jornais que ao contrário do Sr somente ler o jornal de propriedade seu “Deus” José Sarney. Outro ponto, acho que o Sr. não está debatendo sobre o Estado Do Maranhão que moro, este seu estado com tantos feitos pelo seu “Deus”, deve ser em outro planeta, pois oq vejo é que o MEU estado está a décadas como o estado com o maior índice de analfabeto e pobre do Brasil (Planeta Terra), sendo a minha capital em pleno ano de 2013 que quando se tem água um dia sim outro não é normal… e desse Maranhão que me refiro.

          Forte abraço!

          • Tudo bem senhor ALAN. “Assim é se assim lhe parece”. Mas sou mais idoso do que o Sarney e vi tudo o que ele fez. A ponte, o asfaldo da BR 135, O porto do Itaqui, para ser feito e não ofender Imanjá, que matou muitos afogados, foi preciso mandar fazer uma capelinha para lhe servir de abrigo. Sugestão de Sebastião do Coroado. Sarney é muito superticioso.
            Agora somos amigos? Vamos combinar para conversar sobre isso e outras coisas num bar da Litorânia.

          • Bom, ainda bem que existem livros, jornais e revistas para contar a verdadeira história, pois se ficássemos de depender das suas informações para conhecer a verdadeira historia do seu “Deus”, estaríamos até hoje tão alienados e desinformados como o Senhor.

            Obs.: Tá aceito o convite para o papo e cerveja na Litoranea… é só combinar.

            Abraços.

          • Senhor Alan, pode acreditar nos livros, revistas e jornais. Mas eu afirmo: eu vi a construção de tudo e tenho boa memória e lucrei muito. Moro em setor nobre, meus filhos são destacados e temos patrimônio ganho com trabalho competente e nunca trabalhamos em função pública.

  9. MEU DEUS O ÓDIO CEGO DE MACABEU E DE OUTROS MANIPULADOS POR POLÍTICOS DITOS DE OPOSIÇÃO ESQUECEM QUE SARNEY FOI UM EXCELENTE GOVERNADOR!
    QUE SL SERIA HOJE UMA TAPERA SE NÃO FOSSE O GRUPO SANEY. SE BEM QUE FAZENDO OBRAS OU NÃO, RECLAMARIAM DO MESMO JEITO!
    MAS POR QUE NÃO COBRAM DOS PREFEITOS, ESTES SIM, ADMINISTRADORES DOS SEUS MUNICÍPIOS NESSES 40 ANOS?

    SOU FORMADO EM HISTÓRIA PELA UEMA E COMPROVO QUE O QUE FORA DITO PELO SENADOR É FIDEDIGNO À NOSSA HISTÓRIA

  10. Embora alguns não aceitem, sem nenhuma dúvida, é inquestionável a importância de Sarney, não só para o Maranhão, mais para o Brasil também.
    Que Deus todo poderoso lhe dê saúde e muitos anos de vida.
    .

  11. O que me deixa mais indignado e triste, não é nem ver Sarney escrever essas baboseiras que ele escreve. É ler nos comentários que em pleno ano de 2013, século XXI, ainda tem gente que idolatra esse indivíduo. Infelizmente, a maior prova do provincianismo de São Luís(e do Maranhão), não é a sua pobreza, nem a péssima qualidade se seus políticos, é, acima de tudo, a mentalidade do povo desse estado. Não é à toa que políticos como Sarney não precisam tomar o poder à força, porque o povo os coloca lá, no poder, votando, querendo. É como diz a frase: “cada povo tem o governo que merece”. Infelizmente o povo do Maranhão ainda merece gente da laia dos Sarney.

  12. Má fé ou cegueira mental destes que criticam Sanney, nos deixa triste. A gente dá explicação, fornece caminho para quem quiser pesquisar, mas nem DEUS consegue dar ENTENDIMENTO.

    • Bom… acho que que é CEGO aqui é o senhor que diante tanta idade que já tens, nao consegue mais ou nunca viu, por ser louco ou cego, que nosso estado é o mais atrasado do Brasil! Agradeça ao seu ” Deus” José Sarney.

      Abraços.

      • Viu ai? O senhor ALAN, sabe ofender muito bem e o que mais sabe fazer? O que já produziu para o desenvolvimento? A culpa do atraso é do povo inculto. O senhor, por exemplo já pesquisou sobre isso? Nossa gente do interior trabalha com machado foice e enxada, como fazem os índios e não cria nada. Não há investimentos, não há indústria. Vivemos graças a recursos federais. O SUL nos odeia por isso. O povo de lá trabalha e o Governo usa a força produtiva dele para sustentar nosso atraso. E TEMOS GENTE COVARDE QUE CULPA O GOVERNO. TEMOS GENTE COVARDE QUE NÃO DEFENDE.

        • Quem com ferro fere, com ferro será ferido! Fala que ofendo mas o senhor acabou de ofender os índios e a minha pessoa, continua bem controverso… Eu contribuo trabalhando, pagando meus impostos e exercendo minha cidadania como deve ser, preciso mais? o senhor acha que a maioria das pessoas do interior que nao produzem nao seria por falta de apoio por falta do Governo? o governo nao dá nem estradas asfaltadas para os produtores escorarem suas produções como é o caso de Sao Domingos do Maranhao (Maior produtor de abacaxi do estado), Balsas (maior produtor de soja do estado) dentre outras.. o Senhor pelo visto nunca passou do estreito dos mosquitos e nao conhece a realidade de nosso estado, pois a exemplo das duas cidades citadas não tem nem estradas asfaltas para escoarem suas produções, somente no verão.

          Ao invés de ficar lendo o Jornal Mirante e lendo livros do seu “deus” José Sarney, procure passar do estreito dos mosquitos e conhecer a realidade do Maranhao..

          O senhor falou a pura verdade quando disse ” O SUL nos odeia por isso. O povo de lá trabalha e o Governo usa a força produtiva dele para sustentar nosso atraso” pq ainda temos pessoas como o senhor que contribui com isso botando no poder através do voto os mesmos governantes a quase cinquenta anos, por isso o motivo de tanta raiva por parte do pessoal do Sul e o atraso do nosso estado. Preciso explicar mais ou terei que desenhar para o senhor entender?

          Grande abraço!

Os comentários estão fechados.