Pesquisa mostra liderança folgada de Flávio Dino; mas tem curiosidades

Flávio Dino rindo à toa

Flávio Dino rindo à toa

Uma nova pesquisa Amostragem/Jornal Pequeno divulgada neste domingo (14) aponta que, se fosse hoje, a eleição para governador seria vencida em dois cenários pelo presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB).

No primeiro deles, o comunista aparece com 62,15% das intenções de voto, contra 15,23% do secretário de Estado da Infraestrutura, Luís Fernando Silva (PMDB).

Num segundo cenário, Flávio Dino tem 57,68% e o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB), 27,38%.

A pesquisa Amostragem /Jornal Pequeno foi feita, segundo o próprio matutino, com 1.300 entrevistados em 40 municípios, entre os dias 5 e 7 de abril. A margem de erro é de 2,66 pontos percentuais para mais ou para menos.

Curiosidades

Apesar de comemorada pela oposição, a consulta publicada hoje tem algumas curiosidades – para não se falar em contradições.

A primeira delas diz respeito aos cenários: mesmo tendo sido realizada há quase duas semanas, a pesquisa não considera a deputada estadual Eliziane Gama (PPS), nem o ex-prefeito de Santa Rita Hilton Gonçalo (PP) como pré-candidatos e os excluiu dos questionários.

Outra “curiosidade” foi a “inflada” que trataram de dar em Lobão. Dono de 21% das intenções de voto na pesquisa Conceito (reveja), realizada em fevereiro, o ministro agora aprece com impressionantes 27,38%.

Aos observadores da cena política local a estratégia está clara: apesar de considerar Luis Fernando um candidato com pouco lastro no estado, os oposicionistas temem o potencial de crescimento do auxiliar da governadora Roseana Sarney (PMDB).

Assim, tentam de todas as formas provocar o ministro a forçar o lançamento de sua candidatura. A “maquiagem” nos números do Amostragem faz parte desse plano.

10 pensou em “Pesquisa mostra liderança folgada de Flávio Dino; mas tem curiosidades

  1. Se formos por esta ótica de pesquisas manipuladas. O que me dizes então do tal Escutec na eleição do ano passado que foi o único a dar empate técnico entre Castelo e Edivaldo em pleno segundo turno na última semana?

    Se for assim, meu caro… JP e Amostragem… Escutec e O Estado são todos uns mentirosos.

  2. É muito facil voce mesmo fazer sua pesquisa, basta em cada roda que estiver fazer a perguta em quem votaria. De cada quatro ou cinco que se faz a pergunta, dois ou tres votam em Flavio Dino. Isso tanto faz aqui na capital como no interior. Esta é a melhor pesquisa, e isenta de fraude. Lulu vai estourar pelas costas como cigarra, de tanto dar palestra sem chegar perto de Dino. E pode o governo derramar dinnheiro pra prefeito, por que todos sabem que eles embolsam tudo e o povo fica só no cheiro. Esta tá perdida.

  3. NESTE JOGO DE XADREZ, AS PEÇAS É QUE SE MOVEM.
    VAMOS ESPERAR OS JOGADORES E OS LANCES, PARA VER QUEM VAI DAR O XEQUE-MATE..
    PERU DE FORA PODE ABRIR O BICO À VONTADE.

  4. Engraçado as pesquisas quando não agradam os governistas, há contradições, erros ou manipulação…
    Ano passado quando a DATA M praticamente “gabaritou” o resultado na eleição municipal muitos acreditaram que a pesquisa foi maquiada também. Incrível ne?
    Bom pra vcs é Escutec e a Ibope, pfvr ne?

  5. NASCER NESTE ESTADO DO MARANHÃO, A TANTO TEMPO, E VOCÊ NÃO TER PESPEQUITIVA DE MELHORIA, É DIZANIMADOR. OS POLITICOS, TODOS, EU FALEI TODOS, NÃO TEM UM PLANO DE GOVERNO, É SÓ POLITICAGEM É UMA VERGONHA, A FÁMILIA DE CADA POLITICO É PRIORIDADE, A DO POVO NÃO,A DROGA ESTA ACABANDO COM A NOSSA JUVENTUDE, NÓS SOMOS CULPADO, TEMOS QUE IR PARA RUA SE MANIFESTAR LUTAR. TODO DIA SE PERDE DEZENAS DE JOVENS. VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA

  6. A OLIGARQUIA VAI JORRAR MUITO DINHEIRO NOS INTERIORES, O MA É O ESTADO ONDE SE COMPRA MAIS VOTOS, NESSE QUI SITO TIROU EM PRIMEIRO BASTA DE ESTA EM ULTIMO EM TUDO.

  7. TODAS essas pesquisas são uma mentira. Mas que entre Luis Fernando e Lobão, indiscutivelmente Lobão é mais homem para governar do que Luis Fernando

  8. Governo Itinerante entrega 24 retroescavadeiras em Presidente Dutra
    Política 16-04-2013 às 11:21 Comente

    As máquinas auxiliarão o trabalho do pequeno agricultor e reduzirão o custo na construção de estradas vicinais na região. Ainda nesta terça (16), governadora e comitiva estarão em Graça Aranha.

    Na manhã desta terça-feira (16), o Governo Itinerante realizou mais um compromisso. Desta vez o governo se instalou no município de Presidente Dutra, e a passagem da governadora Roseana Sarney e de sua comitiva pela cidade foi marcada com a entrega das chaves de 24 retroescavadeiras a 24 prefeitos da região dos Cocais.

  9. Q FOI? A PESQUISA SÓ COLOCOU DOIS CANDIDATOS ENTÃO NÃO SERIA PRECISO A SIMULAÇÃO DE SEGUNDO TURNO!

Os comentários estão fechados.