Rota das Emoções ganhará plano turístico

lencois-maranhenses2

Lençóis Maranhenses estão incluídos no roteiro

A Rota das Emoções, roteiro turístico que envolve 14 municípios dos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão, ganhará um plano de estruturação turística em 2014. O Ministério do Turismo, em convênio com o BID (Banco Interamericano de desenvolvimento), dará R$ 1 milhão para a formulação do projeto, que inclui um plano de marketing e de infraestrutura.

Segundo Ítalo Mendes, diretor de Estruturação, Articulação e Ordenamentos Turísticos do MTur, 23 empresas do Brasil, da Espanha e de Portugal já apresentaram propostas ao ministério. O vencedor será conhecido em julho, e o plano deverá ser finalizado em um ano. Outro termo de referência no mesmo valor foi elaborado para a Serra Gaúcha.

Segundo o ministro do Turismo, Gastão Vieira, o convênio vai ao encontro das diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo, cuja nova fase foi lançada nesta semana. O objetivo do programa é fazer um grande diagnóstico do turismo em cada município do país, para produzir em seguida uma categorização – com o estado de desenvolvimento da atividade em cada um – que permita direcionar as políticas públicas de acordo com as necessidades dos destinos.

“Este foi um dos roteiros integrados do país, que envolve vários Estados e tem um enorme potencial de atração de turistas do Brasil e do exterior”, afirmou o ministro. “Esperamos que esse planejamento seja uma ferramenta não apenas para o ministério, mas para governadores e prefeitos da região.”

Uma pesquisa do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa) mostrou que, no ano passado, o número de empresas que operam a rota cresceu 73%.

(As informações são do Ministério do Turismo)

5 pensou em “Rota das Emoções ganhará plano turístico

    • O maranhão é o unico estado que não fez o dever de casa, pois foi o único a não investir na estrutura adequaa para desenvolver o turismo da região ligando barrerinhas a paulino neves, triste realidade.

  1. Lindo o local.O local que vemos nas fotos. Tiradas do alto, talvez!
    Eu, que não sou daqui, digo: NUNCA VI TANTO AMADORISMO EM TERMOS DE LOCAÇÕES TURÍSTICAS.
    Fiz um passeio (de índio) aos Lençóis Maranhenses. Desconforto, acessibilidade de última. Um desastre!
    Turista não quer morrer sem fôlego numa escalada de duna.Turista quer um teleférico. Não quer fazer esforço físico para admirar a paisagem. É pra ter conforto que se gasta dinheiro!

  2. Telewférico no meio do parque NACIONAL DOS LENÇÓIS??? P/ vc linguaruda o parque é uma área de proteção ambiental regido por leis procura ler se informar..

Os comentários estão fechados.