Saúde: centenas de pessoas atendidas em edição do Itinerante‏

É grande o número de pessoas que busca atendimento de saúde nas ações realizadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) – durante a passagem do Governo Itinerante no interior do Maranhão. Esta semana foram beneficiados os municípios de Mirador, Sucupira do Norte, Fortuna e Jatobá com atendimentos de oftalmologia (cirurgias de catarata e pterígio), dermatologia, clínica médica e pediatria, exames laboratoriais de próstata, glicemia, colesterol, citologia oncótica e atualização de carteiras de vacinação.

Ações do itinerante Jatobá Foto Nestor Bezerra (108)

(Foto: Nestor Bezerra/SES)

Na terça-feira (05), primeiro dia do mutirão de ações da saúde no município de Jatobá, foram atendidas 70 pessoas pelo clínico geral, 49 crianças na pediatria e oftalmologia – com a realização de cirurgias de catarata e pterígio. Jovenila Alves da Silva, 63 anos, moradora do povoado Pulga, em Jatobá, foi uma das pessoas beneficiadas com a cirurgia de catarata. Ela conta que já havia feito a consulta com oftalmologista em Colinas e que não tinha dinheiro para pagar pelo procedimento. “Não posso perder esta oportunidade”, comentou.

Também foram realizados 87 exames de glicemia e 87 de colesterol, 19 de próstata, 61 preventivos de câncer do colo uterino, 107 pesagens, 101 aferições de pressão arterial e 14 doses de vacinas aplicadas. Francisca Natália Santos Damasceno levou a pequena Nathaly Kelly Damasceno Lima, de dois anos, para consultar com pediatra e atualizar a carteira de vacinação. “Soube que tinha pediatra na cidade e resolvi trazer minha filha para consultar com um especialista em criança e solicitar umas vitaminas”, disse ela.

Em Sucupira do Norte também foi a grande a demanda no primeiro dia de atendimento de saúde. Na área de clínica médica foram registrados 124 atendimentos de clínica médica, 90 de dermatologista, 37 de pediatria, 39 de próstata, 111 exames de colesterol, 111 de glicemia e 137 pessoas passaram pela triagem (peso e pressão arterial).

Ações do itinerante Jatobá Foto Nestor Bezerra (45)A professora Marina Lopes Santana Melo, de 53 anos, foi umas das pessoas que buscou atendimento dermatológico. “Faz tempo que queria consultar e não tem dermatologista na cidade. Temos que ir para Floriano (Piauí) ou Colinas para consultar e o tempo sempre é curto”, justifica. Agente Comunitária de Saúde (ACS) em Sucupira do Norte, Maria Martins Santana, 42 anos, também buscou atendimento com dermatologista. “Preciso de um protetor solar eficiente porque passo a maior parte do meu tempo trabalhando no sol. Vim pegar uma recomendação de especialista”, completou.

   As ações em Mirador foram realizadas no hospital de 20 leitos inaugurado pela governadora Roseana Sarney e o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad.  Foram realizadas 130 consultas de clínica médica e 17 de pediatria, 136 exames laboratoriais de colesterol e glicemia, 67 de próstata (PSA), 23 citologias oncóticas e 221 triagens (peso e pressão arterial) – necessárias ao encaminhamento médico.

 O vereador Baltazar Brito da Cruz, 43 anos, foi um dos primeiros a chegar para fazer o exame de PSA. Ele é o autor de um Projeto de Lei que torna obrigatório no município a realização de ações de prevenção ao câncer de próstata no dia 23 de junho de cada ano. “Morrem mais homens com câncer de próstata que mulheres acometidas de câncer de colo de útero. Por isso fiz uma lei que obriga a secretaria municipal de saúde a desenvolver ações e palestras de conscientização para a necessidade do exame de próstata”, justificou.

Luiz Gonzaga Pereira da Cruz, 44 anos, também buscou o exame laboratorial de PSA pela primeira vez. Ele é professor da cidade de Mirador e diz que fica difícil viajar para Colinas para fazer o exame. “Sei da necessidade de prevenir esta doença silenciosa e por isso vim aproveitar logo esta oportunidade”. A dona de casa Maria Edinalva Medeiros de Souza levou a neta Izadora Maria de Souza Pereira, de dois anos, para atualizar a carteira de vacinação. “Soube que ia ter este serviço e vim trazer para ver se falta tomar alguma vacina e prevenir doenças graves”, completou.

Os mesmos atendimentos de saúde foram realizados no município de Fortuna. Dos 121 pacientes atendidos pela oftalmologista, 26 foram encaminhados para cirurgia de catarata e 10 de pterígio no Hospital de Jatobá. A funcionária pública Maria dos Santos Silva, 57 anos, moradora do povoado Lajeado, em Fortuna, foi submetida ao procedimento cirúrgico de catarata. “Já consultei em Colinas, mas não tive o dinheiro para pagar a cirurgia. Soube que os médicos de São Luis vinham fazer aqui no interior e aproveitei logo para fazer”, completou.

(As informações são do Governo do Estado)

4 pensou em “Saúde: centenas de pessoas atendidas em edição do Itinerante‏

  1. Uma vergonha para nosso Estado. Ações de saúde simples que deveriam estar à disposição da população cotidianamente só acontecem de quatro em quatro anos, quando o Governo do Estado decide fazer campanha com o Governo Internerante. E o pior é que essas mínimas coisas ainda viram manchete e notícias repetidas e gigantescas às custas do dinheiro do contribuinte, como se fossem grandes feitos.
    Cadê os 72 hospitais que deveriam estar funcionando desde 2010?

    • Claudio e Maria Luiza, é triste ver o post de voces, essas acoes basicas podem ser feitas pelas prefeituras e pq nao fazem? isso é competencia do prefeito tbm, o Governo faz um belo trabalho com essas acoes e voces que mostram ser contrarios a isso e pq nao precisam e nao moram nesse lugares onde nao ha atencao nenhuma dos seus gestores, eqto aos 72 hospitais nas minhas contas ja foram uns 30, pode ser um numero baixo perante o restante, mais esta chegando la.

  2. CARO JORNALISTA O ATUAL GOVERNO ATÉ AGORA JÁ CONSTRUIU 21 HOSPITAIS, FALTANDO 51 PARA SEREM CONSTRUÍDOS, FAZENDO UM TOTAL DE 72 HOSPITAIS OU SEJA A GOVERNADORA ROSEANA SARNEY AINDA TEM 18 MESES PARA TERMINAR O SEU MANDATO, ELA TEM QUE CONSTRUIR NO MINIMO DE 02 HOSPITAIS POR MÊS PARA CHEGAR A META DOS 72 HOSPITAIS QUE PROMETEU ENTREGAR EM DEZEMBRO DE 2010 QUE NÃO FEZ. ISSO É UMA BRINCADEIRA ESSE GOVERNO É VIRTUAL SÓ EXISTE NA MÍDIA ESCRITA,FALADA E TELEVISIONADA.

Os comentários estão fechados.