Contra “importação”, médicos fazem protesto

protesto médicos

Médicos realizaram manifesto hoje pela manhã, na Avenida Litorânea

 

O manifesto aconteceu na manhã deste domingo (30), na Avenida Litorânea, o que acabou causando um grande congestionamento na orla marítima e chamou a atenção dos frequentadores. Além das entidades de classe, o movimento ganhou a adesão de políticos, como dos vereadores Helena Duailibe (PMDB) e Gutemberg Araújo (PSDB), e também do deputado estadual André Fufuca (PSD).

De acordo com a vereadora Helena Duailibe, integrante do ato, o movimento não é de cunho xenofóbico. “Não somos contra os cubanos, somos contra a forma que está sendo tomada essa medida, não podemos trazer de qualquer forma médicos para trabalhar no nosso país, isto é extremamente perigoso”, alertou.

A reivindicação das entidades médicas é para a manutenção da obrigatoriedade do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições Estrangeiras (Revalida), já que o governo pretende validar automaticamente os médicos estrangeiros para atender no País, durante o prazo máximo de três anos. A justificativa federal seria a de suprir a falta de médicos na rede básica de atendimento.

“Em todos os países existe um sistema de avaliação de profissionais estrangeiros, para ver se eles estão aptos a tratar das doenças típicas do país e se a língua falada é compatível”, argumenta Helena. Segundo dados repassos pelo sindicato, no último Revalida, realizado em 2012, dos 884 candidatos estrangeiros, apenas 77 foram aprovados, ou seja, o índice de reprovação chega a 92%.

Atualmente estão em plena atividade no Brasil 4.534 médicos estrangeiros, que passaram pela revalidação nos últimos 12 anos.

No Maranhão, de acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), mais de 50% dos médicos estão concentrados na Capital, os demais estão distribuídos pelo interior do estado. O desinteresse dos médicos pelo interior do estado se dá, segundo o CRM-MA, pela falta de materiais básicos para procedimentos médicos.

12 pensou em “Contra “importação”, médicos fazem protesto

    • Não sei de quem são. Quem postou foi o colega Thiago Bastos. Como disse abaixo, eu estava de férias entre os dias 28 de junho e 5 de julho… se são a vc os créditos devidos, não tenho problema nenhum em colocar… abs

  1. Ei, Leda, pq apaga o comentário que questiono sobre a autoria da foto e do texto? Não é mais fácil colocar a autoria, não?

    • Jéssica, não apaguei nada… não sei se vc percebeu, mas eu estava de férias. O blog esteve, entre os dias 28 de junho e 5 de julho, sob a batuta do colega Thiago Bastos… quando cheguei, percebei que ele não havia autorizado comentários e, desde domingo, estou lendo, às vezes respondendo e aprovando os mais de 800 comentários que ficaram acumulados… por isso a demora… desculpe… abs

      • Pois da próxima vez deixe algum colega capacitado no seu blog, alguém que saiba respeitar os princípios de autoria de imagem e texto… Jornalista de verdade faz isso.

        • Não tenho nenhuma ressalva a fazer a respeito da capacidade do colega Thiago Bastos. Competente e, acima de tudo, honesto com o que faz. Deve ter ocorrido algum mal entendido. De qualquer forma, está registrado o seu protesto

  2. Na verdade, o que os médicos brasileiros querem é reserva de mercado. Não estão nem aí para a situação das pessoas desassistidas que moram nos grotões. Só pensam no bem-estar deles próprios.

    Assim como juízes e promotores, existem também os médicos TQQ. Só ficam em cidades do interior às terças, quartas e quintas.

  3. Duvido que, mesmo lhes dando condicoes razoaveis, alguns do que ai protestam querem ir para o interior ou regiao inospita do país. Nao vao. Medicina, como outros, e curso elitizado e a faculdade nada faz para mudar essa realidade. Cubanos, sejam bem vindos!

  4. O desinteresse dos médicos em trabalhar no interior se dá em razão da falta de equipamentos?
    kkkkkkkkkkkkk… que piada!
    Esse CRM’s e o CFM pensam o quê? Que o brasileiro é trouxa? Só pode.
    Tem mesmo alguém que acredita nisso? Tem que ser muito ingênuo pra acreditar nessa.
    Sou contra a “importação de médicos” porque acredito que o governo deveria pagar salários atrativos de verdade aos médicos para trabalharem no interior, sob rígida e firme fiscalização. MAS, como os médicos, mesmo em um quadro ideal como esse, não tem interesse em ir pro interior, QUE SE DANEM os interesses mesquinhos deles. O que vale é o interesse público e, NESSE MOMENTO, essa “importação” é necessária.

  5. Não resta dúvida que a falta de investimentos na saúde pública e na formação profissional de médicos são os fatores que levaram à decadencia do setor; mas é verdade também dizer que a profissão médica é extremamente mercenária.O governo federal não está de tudo errado em reagir contratando médicos extrangeiros.

  6. Sou totalmente a favor dos medicos, desde que os mesmos comecem a ter mais iniciativa e vão trabalhar no interior, porque hoje em dia até os medicos recem formados não querem mais sair da capital.

Os comentários estão fechados.