Justiça determina interdição de matadouro de Cururupu

O juiz Celso Serafim Júnior, titular da Comarca de Cururupu, determinou em decisão liminar a interdição total e imediata do matadouro público daquela cidade e a remoção dos entulhos e resíduos lá existentes. Os resíduos, segundo a determinação judicial, devem ser depositados em local adequado ambientalmente, no prazo de 48 horas. A ação foi movida pelo Ministério Público Estadual.

O magistrado também fixou prazo de 30 dias para que o município comprove o protocolo do projeto de licenciamento ambiental compatível à espécie junto a Secretaria de Meio Ambiente e Recursoss Naturais do Maranhão (SEMA), sob pena de multa diária de R$ 1 mil. Caso ultrapasse os 30 dias, a multa é de R$ 5 mil ao município e ao prefeito, Júnior Franco, valor que deve ser revertido para o Fundo Nacional do Meio Ambiente.

A situação precária do matadouro de Cururupu foi mostrado neste blog no dia 17 de julho (reveja).

Além da sujeira, o matadouro, como mostra o vídeo, acumula fezes, sangue e restos dos animais mortos. Há também aglomeração de urubus, porcos e até cachorros. O tanque, que serve para a “limpeza” dos animais abatidos, aparece completamente sujo e com mosquitos.

O local é inadequado para o abate de animais confirgura como uma ameaça à saúde pública, por isso a ação do Ministério Público e a interdição da Justiça.

Resta a Prefeitura de Cururupu, acatar a decisão.

6 pensou em “Justiça determina interdição de matadouro de Cururupu

  1. Gilberto é seguinte proximo a minha casa tem um frigorifico que posteriormente posso de dar o nome e o endereço que a carne chega quese todos os dias sempre:-)depois das 23 horas vem em um caminhao bau que não é refrigerado as carnes vem penduradas ou em cima de papelão. Quando o proprietário vai transportar a carne para o outra filial que tem em um vairro aqui e perto ele leva na carroçeria de fiat strada que ele tem.

  2. Coisa antiga as péssimas condições (ou nenhuma) de abate nesse matadouro de Cururupu.
    Pior, todo mundo sabe ou sabia: MP, vigilância, CRMV, Prefeito, mas ninguém tomava uma providencia. Até que enfim chegou um juiz e pelo menos determinou o fechamento.
    Será que a decisão vai ser acatada?
    Tomara! quem corre o risco é o povo comendo carne abatida junto com ratos, urubus, cachorros, etc.

  3. o nome do frigorifico e Capixaba tica na avenida principal do Bairro Planalto Turu e Avenida Acre mais conhecida como Avenida Planalto.

  4. Ronaldo Araújo, deixe de ser leviano. Achar que um juiz manda fechar um matadouro sem que haja alguem que lhe tenha requerido. A decisão do juiz que determinou o fechamento do matadouro foi justamente o acolhimento de uma liminar pedida pelo MPE, inclusive tal pedido foi feito ainda em junho de 2012. Será que o MPE não sabia?

Os comentários estão fechados.