Governo investirá R$ 11 milhões nos terminais Ponta da Espera e Cujupe

Maquete eletrônica do terminal Ponta da Espera

Maquete eletrônica do terminal Ponta da Espera, que receberá o investimento

De setembro de 2013 a março de 2014, os usuários do ferryboat, um dos principais meios de transporte entre São Luís e a Região da Baixada Maranhense e ao estado do Pará, vivenciarão um cenário diferente nos Terminais de Passageiros. O Governo do Estado, por meio da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), responsável pela gestão dessas estruturas, anunciou a revitalização da Ponta da Espera, em São Luís, e de Cujupe, em Alcântara. Os investimentos para a reforma são de cerca de R$ 11 milhões e terão como principal objetivo proporcionar acessibilidade, segurança e comodidade aos usuários dos terminais que somam, anualmente, 1,7 milhão de passageiros.

Para atender aos passageiros durante o período de reforma foi montada uma estrutura temporária no estacionamento no Terminal da Ponta da Espera, em São Luís.  No mesmo ambiente foram instalados os escritórios administrativos da Emap e das operadoras dos ferry-boats, os pontos de vendas das passagens, bebedouros e banheiros.

Para abrigar os usuários, foi armada uma tenda de aproximadamente 300 m² com proteção para sol e chuva, e, colocadas cadeiras. Placas sinalizadoras educativas, informativas e indicativas sobre os serviços disponíveis na estrutura foram instaladas. A mesma estrutura temporária será montada também no Terminal de Passageiros do Cujupe, em Alcântara, para abrigar os  usuários durante as obras.

 Ponta da Espera – Os trabalhos iniciam primeiramente em São Luís. Serão investidos recursos no valor de R$ 2 milhões e 550 mil,  no Terminal da Ponta da Espera.  A empresa responsável pela obra, ganhadora do processo licitatório, foi a Construtora Guimarães Ltda.

Entre as melhorias, o Terminal de Passageiros contará com rampas de acesso para pessoas com mobilidade reduzida; adequação da praça de alimentação para instalação dos restaurantes em áreas apropriadas com maior conforto e higiene dentro dos padrões exigidos pela Vigilância Sanitária; construção de nova portaria de vistoria, proporcionando maior segurança; e edificação do Pátio de Retenção de Veículos, com o objetivo de liberar totalmente a via de acesso às embarcações.

Essa última intervenção contribuirá para um fluxo de veículos mais rápido e seguro, principalmente, no caso de emergências. Outra novidade é a construção de 521 metros de passarelas e reforma de 130 metros. As passarelas, cobertas e cercadas, conduzem os passageiros em segurança e protegidos do sol e da chuva, até os ferries ou até os veículos.

 Cujupe – No Cujupe, os recursos destinados estão na ordem de R$ 8,5 milhões. O projeto de reforma encontra-se na fase de finalização. O processo licitatório acontecerá em setembro e as obras estão previstas para iniciar em outubro.

A estrutura a ser trabalhada no Terminal do Cujupe abrange construção de novo telhado, do mercado para abrigar os vendedores e da instalação do sistema de abastecimento e reservatório de água. Também prevê duplicação das passarelas, implantação da Portaria Vistoriada, construção das sedes administrativas da Emap, do posto da Polícia Militar e das Operadoras de ferryboat, ampliação e adaptação dos banheiros aos portadores de necessidades especiais e a construção do Pátio de Retenção de Veículos.

 Prazo de entrega – A obra do Terminal da Ponta da Espera tem dois prazos de entrega. Em dezembro, será final1izada a etapa de reforma: praça de alimentação, restaurantes, novos banheiros, instalações administrativas e rampa de acesso para portadores de necessidades especiais. Em março de 2014, termina o prazo para entrega da estrutura externa como Pátio de Retenção de Veículos, reforma do posto da Polícia Militar e construção das passarelas externas. As obras no Terminal do Cujupe têm previsão para iniciar em outubro e finalizar também em março de 2014.

A travessia da Baía de São Marcos via ferryboat é uma das principais ligações de São Luís com os municípios da Baixada Maranhense. Todos os dias são realizadas 10 viagens regulares. O aumento, de um ano para o outro (2011 para 2012), foi de 19,03%.  Nos últimos seis anos, o número de usuários dos Terminais de Passageiros de Ferryboat de Ponta da Espera, em São Luís, e do Cujupe, em Alcântara, passou de 665 mil para mais de 1,7 milhão por ano, um aumento de 161%.

As informações são da Secom

12 pensou em “Governo investirá R$ 11 milhões nos terminais Ponta da Espera e Cujupe

  1. Os serviços prestados pela Servi Porto e Internacional são de péssima qualidade e caros. Os ferry’s são velhos, lentos, desconfortáveis e quase sempre sujos. Sem contar com os frequentes atrasos na partidas e chegadas das viagens. Nos períodos de feriados, há longas filas de esperas, em que os motoristas chegam a ficar mais de 5 horas aguardando só para conseguir uma passagem para embarcar.

  2. Se esses investimentos tiverem os mesmo destino das avenidas Via Expressa e Quarto Centenário, que não sei por que cargas d’água não são concluídas, dos empregos que seriam criados pela Refinaria da Petrobras, USIMAR, Polo de Confecções de Rosário, Anel Metropolitano que ligará o aeroporto ao Araçagy, bem, devemos esperar sentados, pois nunca saíra do papel.

  3. O governo do estado está de parabens, deveria ser incluído nesta reforma e ampliação um posto médico para atender a população.

  4. Esse governo de tua patroa é bom mesmo……mas de marketing ( e de maquetes ). Basta ver a maquete do “Espigão da Ponta D`areia” e comparar com esse: são lindos…..

    • A OBRÁ TÁ LÁ EM PLENO VAPOR WAGNER!
      PASSA POR LÁ PRA VÊ A OBRA ACONTYECENDO ANTES DE POSTAR BABOSEIRAS

      • Pleno vapor???Onde!!????? Aliás, cadê a Ave. Quarto Centenário? Cadê a Ave. Expressa? Cadê a 3a. ponte!!??? Ora, ora! Me compre um bode!!!!

  5. SE FOSSEM COLOCAR TODAS AS MAQUETES QUE JÁ PROJETARAM AQUI NO NOSSO ESTADO, A CIDADE ERA PRA SER UMA MARAVILHA, MAS QUE PENA NÃO SAI APENAS LÁ NO PAPEL.

  6. Gilberto,

    Vc poderia fazer um post sobre os status das obras da Rosena, por que aqui na península da Ponta da Areia, só tem uma máquina funcionando, e nessa 2ª fase da obra seria a Urbanização do espigão e ao seu arredores, dá uma olha com a equipe do Luis Fernando como está o planejamento da obra.

  7. Não entendo pq tanto gasto num local que funciona muito bem, é muita falta do que fazer mesmo, pq que com esses 11 milhões não se melhora as estradas de acesso a baixada e se constrói a ponte que liga Bequimão a a Central do Maranhão que é apenas de 300m, reduzido as viagem em mais 100Km indo por Pinheiro isso nem se fala não é Gilberto […]?

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