Requentando promessas

edivaldoO prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PTC), vem ocupando espaço generoso em jornais, emissoras de rádio e televisão nos últimos dias para fazer o que sua assessoria chama de “balanço de oito meses de gestão”. Acontece que nesse período há quase nada a mostrar, o que tem limitado bastante o desempenho do prefeito nas entrevistas. A situação chega a ser constrangedora, uma vez que Edivaldo Júnior apenas requenta promessas de campanha, como a tão esperada licitação de linhas de ônibus, o bilhete único do transporte e as escolas de tempo integral, temas explorados exaustivamente por ele para conquistar o voto dos eleitores.

De concreto mesmo, pode-se apontar apenas a regularização do serviço de limpeza pública. Em outras áreas, como saúde, transporte, educação e infraestrutura, a ineficiência é a mesma que marcou a gestão anterior. As condições precárias dos Socorrões I e II, a superlotação e o sucateamento da frota de ônibus, a falta de professores em escolas da zona rural e a buraqueira em ruas e avenidas denunciam o caos. Para piorar, há casos em que houve retrocesso, a exemplo da suspensão do Programa do Leite, que, segundo o prefeito, será retomado no próximo mês.

Em entrevista anteontem à TV Difusora, transcrita pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) e reproduzida por jornais alinhados à sua administração, Edivaldo Júnior foi obrigado, quase sempre, a conjugar verbos no futuro, já que seu plano de governo ainda não saiu do papel. E anunciou uma meta ousada: investir R$ 500 milhões em melhorias na capital nos próximos 15 meses, por meio de um pacote de ações batizado de Avança São Luís.

Chama a atenção o prazo fixado pelo prefeito, que não chega a ser o dobro do período já transcorrido desde que ele assumiu o mandato. Diante do desempenho pífio nos primeiros oito meses, é inevitável a dúvida quanto à execução do programa da forma como está sendo propalado. Evidentemente, todos esperam que o plano tenha êxito e finalmente dê rumo à atual gestão.

Com a imagem a cada dia mais desgastada, Edivaldo Jr. e seu governo são vistos com reserva e até mesmo descrédito por uma parcela cada vez mais expressiva da população. Decepcionados, muitos cidadãos não têm poupado críticas à omissão e aos equívocos que marcam a atual gestão. Umas das situações mais condenadas é a influência excessiva do PCdoB em alguns setores da administração municipal e a passividade do prefeito ante as investidas dos comunistas.

Passados mais de 240 dias desde que tomou posse como uma possibilidade de renovação, Edivaldo Jr. ainda não deu o choque de gestão que tanto prometeu em campanha. Espera-se, portanto, que o pacote de ações traga, efetivamente, a revolução administrativa tão almejada pelos ludovicenses. E não seja apenas um programa eleitoreiro concebido com o único propósito de beneficiar aliados politicamente.

Da coluna Estado Maior, de O Estado

8 pensou em “Requentando promessas

  1. Falando em requentar promessas, cadê a ponte quarto centenário, Avenida IV Centenário, via (sem)expressa, anel metropolitano e os 72 hospitais que eram pra ser entregues no final de 2010 pelo (des)governo Roseana ?? Precisamos urgentemente de uma lei de meios pra democratizar a mídia no pais e que a população volte as ruas pra reivindicar entre tantas coisas que se retire das mãos de políticos veículos de imprensa…

    • Passa e pergunta lá no posto ipiranga…
      Aqui é blog da situação, promessas inacabadas de Roseana, não são pautas aqui.

  2. Sempre reclamo do trânsito de SLZ, mas devo ressaltar a eficiência da engenharia de tráfego da Smtt da capital. Atualmente bloquearam todos os retornos do bairro do João Paulo e proibiram o estacionamento de carros na faixa direita, que agora é permitida só para embarque e desembarque ali próximo a feira. Inicialmente senti uma certa desconfiança, até porque tenho que fazer um balão enorme, por conta dos retornos bloqueados, mas melhorou infinitamente o fluxo. São ações simples que surtiram efeito.

    • É só ter um pouco de boa vontade para fazer as coisas acontecerem!!!
      Infelizmente ninguém quer sair da inércia para fazer pequenas coisas que surtem grandes resultados…

  3. O prefeito ainda não está desacreditado , ainda. Porém se ele não tomar uma atitude séria em relação aos seus secretários, principalmente o de urbanismo, logo logo a vaca vai pro brejo. São Luis exige competência nas ações, abrir ruas e avenidas é a solução. Outras são meramente paliativas e ineficazes.

  4. Sempre digo que o trânsito é nossa cidade é de fácil solução, basta fazer um levantamento aerofotogramétrico que todos os pontos de estrangulamento serão detectados, por exemplo no Apeadouro João Paulo 500 metros na av Luis Rocha, até o Caratatiua, e por aí vai. Mas será que na Secretaria de Urbanismo tem engenheiros que saibam o que é isto? e quantos deles conhecem a cidade?

  5. 500 milhões é apenas o orçamentos dos próximos anos envolvido num invólocro de marketing.

Os comentários estão fechados.