Iniciado mutirão para reduzir fila de espera por cirurgias de vesícula

Foto 1 - SES - cirurgias de vesículaPacientes de vários municípios maranhenses são beneficiados com Mutirão de Cirurgias de Colecistectomia (vesícula), iniciado hoje (9), no Hospital Estadual Tarquínio Lopes Filho (Geral), em São Luís. O mutirão terá duração de 10 dias e vai contemplar cerca de 100 pessoas que aguardam pela cirurgia. “É o segundo mutirão de vesícula biliar e a meta é superar o número de procedimentos realizados no primeiro, que chegou a 80 cirurgias”, anunciou o diretor do Hospital Geral, Luiz Alfredo Guterres Soares Júnior.

O diretor do Hospital disse que a cirurgia de vesícula é uma patologia de alta prevalência no Brasil, perdendo apenas para a demanda por cirurgias de hérnias. “São de 800 a 1000 pacientes esperando pela cirurgia de vesícula com todos os cirurgiões do aparelho digestivo engajados neste mutirão”.

A cirurgia de vesícula é feita por meio de videolaparoscopia e dura aproximadamente 40 minutos. O coordenador da Clínica Cirúrgica do Hospital Geral, Manoel Francisco Santos, disse que, semanalmente, são submetidos ao procedimento de colecistectomia de 12 a 15 pacientes. “É uma cirurgia minimamente invasiva e o paciente tem menor dor e uma recuperação mais rápida”, explicou.

A cirurgia é indicada para indivíduos diagnosticados com vesícula inflamada ou com pedras na vesícula. É relativamente simples, feita com anestesia geral e um pequeno corte na região abdominal. O tempo de internação hospitalar varia entre um e dois dias. Antigamente, o procedimento era indicado somente para pessoas que se encontravam em crise. Hoje em dia muitos médicos operam para prevenir uma crise de pedra na vesícula futura.

Ascom

Um comentário em “Iniciado mutirão para reduzir fila de espera por cirurgias de vesícula

  1. Esse medico Luiz Alfredo é que deveria ser o Gestor da Saúde no estado, alem de excelente medico é um gestor de extrema qualidade.

Os comentários estão fechados.