Gustavo Zanelli, um homem contra o Nordeste

Gustavo ZanelliO advogado Gustavo Zanelli, que atua nas áreas Cível e Tributária em São Luís, natural da cidade de Cambé, no Paraná, é um daqueles que vive e segue carreira profissional no Nordeste, mas tenta de todas as formas desqualificar o povo dos estados que compõe esta Região.

O seu perfil no Facebook é uma verdadeira metralhadora, que parece de prontidão a todo instante para atacar a honra, a moral e a dignidade do povo nordestino. Um absurdo.

Gustavo Zanelli destaca, por exemplo, em um de seus textos o seguinte:

Quando eu digo que o Brasil não vai para frente em razão do nordeste vocês ficam nervosos, mas infelizmente é assim. Eu nessa minha vinda para cá, tento constantemente ver alguma qualidade nesse povo, mas vejo que de fato é impossível infelizmente! E de fato não adianta querer misturar as culturas norte/nordeste X sul/ sudeste. É por isso que há tão poucos sulistas no nordeste (nós não aguentamos isso aqui).”

GustavO zANELLI 3Em outro texto, segue preconceito do advogado que tira o seu sustento do Maranhão:

Se houvesse essa possibilidade [separação da Região Sul às demais regiões do país] eu seria o primeiro a dar início a uma guerra para a devida separação. Infelizmente essa possibilidade não existe, posto que uma vez criado o pacto federativo, não se permite o direito de separação, de retirada. No Brasil a Constituição Federal/88 estabeleceu em seu art. 34, I, que a tentativa de retirada ensejará a decretação da intervenção federal no Estado rebelante. Eis o princípio da indissolubilidade do vínculo federativo. Mas se houvesse essa possibilidade nós aí do Brasil seriamos um país de primeiro mundo”.

Ou seja. Zanelli atenta não só contra o povo do Nordeste, mas também contra o Estado. Agride a democracia, a Constituição e ainda sugere que seria o “primeiro dar início a uma guerra para a devida separação do país”.

Fico me perguntando o que Zanelli ainda faz por aqui. Aliás, porque escolheu morar em São Luís, já que odeia – como deixa claro em outro texto – o Maranhão. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) tem conhecimento das práticas deste senhor? O Ministério Público sabe das constantes e públicas agressões de Zanelli ao povo do Nordeste, e do Maranhão?

Agora que já sabe, é hora de se manifestar.

168 pensou em “Gustavo Zanelli, um homem contra o Nordeste

  1. É Leda, tbm me pergunto. Será que na terra SUPER civilizada e desenvolvida aonde ele nasceu não o ofereceu um emprego ao opinativo advogado?
    Esse é um dos problemas do Brasil. Pobreza não é exclusiva do nordeste bem como o desenvolvimento ao sul do país. A falta de senso de federalismo de quem justamente atua na órbita do Direito é algo que afeta mais o nosso desenvolvimento do que a ‘ignorância’ do topo do nosso mapa!

    • Gente desprezo total pra esse cara, um tremendo IDIOTA….
      Queria ver a cara dele depois de toda essa merda q,ele escreveu sendo publicada e exposta a populacao….
      … #fora preconceituoso

      • Esse alienado deveria saber que vários eletronicosmontados no país vendidos com isenção de impostos vem da Zona Franca de Manaus/Norte. Culturas populares e um dos maiores pontos de turismo estão no nordeste. A criança cresce sem ler as matérias básicas de geografia. Nunca aprendeu a cantar o hino do próprio Estado, e ainda, se sobressai, falando em público sobre guerra, separação. Agora fiquei tão preocupado com o que deve ter acontecido no Maranhão, pra surgir todo esse sentimento de desgosto. Será que encontrou algum “anjinho” por lá e acabou decepcionado?

    • ele não vai conseguir emprego em lugar nenhum nem a terra dele lhe recebeu então veio aqui trabalhar pra nós, que bonitinho. quero mais que ele suma de minha terra pois temos muitas crianças e ele é um péssimo exemplo.

    • Além de racista e preconceituoso, também é burro! Será que o tal Zanelli não estudou geografia para saber que São Luís se situa a 2 graus ao sul do Equador?… Queria o que, que aqui fosse frio?…
      No mais, se houvesse mesmo a possibilidade de separar as culturas regionais como sugere esta criatura, por certo ela não faria parte do primeiro mundo, pois de imediato já se exclui por sua mentalidade diminuta… Esta “coisa” deveria ser deportada e morar com outras da sua espécie tipo as hienas que são animais repugnantes, sem atrativos e comem merda!…

    • ATENÇÃO POVO DO NORDESTE, alertem a todos quanto puderem para que ninguém no Nordeste do BRASIL, contrate um advogado chamado GUSTAVO ZANELLI, pois ele é inimigo de todos os nordestinos, não tem ética profissional, é preconceituoso, e parece que é EUGENISTA, HITLERISTA E NAZISTA. Ele diz que no nordeste quase não tem sulista, mas eles estão nos nossos cerrados plantando soja, envenenando o solo, as aguadas, expulsando o homem do campo, trazendo todo tipo de misérias, como inchaços das pequenas cidades entre outras tantas e incontáveis mazelas. É bom que se separem de nós e levem toda sua CORJA DE VOLTA. Temos terras férteis, minas de opala, de diamante, jazida de gás natural que supera a da Bolívia, temos jazidas imensas de petróleo, E TANTAS OUTRAS RIQUEZAS QUE ESSES CARCARÁS NEM IMAGINAM. Mas de uma coisa vc pode ter certeza, Senhor GUSTAVO ZANELLI, que todos os grileiros do PARANÁ, que estão invadindo nossos cerrados, plantando soja e maconha e expulsando os homens do campo para as cidades, não vai ficar um no SOLO DO NORDESTE. Só se quiser ficar pedindo esmola. Quer confusão? Pois saiba que está em território do LAMPIÃO e NORDESTINO não tem medo nem do DIABO, pois nem sabe se ele existe. Um exemplo sou eu: “NORDESTINA de 61 anos, da rede rasgada, que nunca morreu nem tem inveja de quem morre!”

    • Se esse preconceituoso fala tão mal do Nordeste, por que está trabalhando no Maranhão? Será que o Sul não ofereceu nenhum trabalho para ele?

  2. Vamo combinar, né??! Por que dar tanta importãncia ao texto do advogado?? De fato ele pegou um pouco pesado com a ofensa, mas verdade seja dita, o nordeste não é muito diferente do que ele mencionou. E pq o MP deveria saber das constantes e públicas agressões dele?? PQ tem tantas outras questões realemente sérias que o MP deveria combater, e ae??

          • lendo o texto desse patife me ponho a pensar , a violência leva um ser humano de qualidade e do bem como recentemente aconteceu na nossa cidade e um canalha desse anda por ai falando mal do estado que coloca comida na mesa dele e colocando ate o nome de DEUS nos devaneios típicos de um recalcado . te cuida que a justiça divina pode ate demorar,mas, não falha…

        • Quem? A coitada que veio cursar medicina aqui? Por que a magnífica e sensacional Londrina européia do primeiro mundo não a acolheu? Ô que peninha…

          • BRASIL TEM
            PLURALIDADE
            CULTURAL

            As culturas são produzidas pelos grupos sociais ao longo das suas histórias, na construção de suas formas de subsistência, na organização da vida social e política, nas suas relações com o meio e com outros grupos, na produção de conhecimentos etc. A diferença entre culturas é fruto da singularidade desses processos em cada grupo social.

            Reconhecer e valorizar a diversidade cultural é atuar sobre um dos mecanismos de discriminação e exclusão, entraves à plenitude da cidadania para todos e, portanto, para a própria nação.

            O Nordeste é sempre um lugar cobiçado: praias de águas claras e mornas, vegetação exuberante e paisagens de cair o queixo. As combinações são variadas. Se você gosta de mata exuberante e surfe, pode optar por Itacaré, na Bahia. Quer algo mais tranquilo? São Miguel dos Milagres, em Alagoas, é um ótima opção

            Região Nordeste

            Formada pelos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe

            Alagoas – Sua culinária é baseada em peixes, camarões, frutos do mar, preparados à base de leite de côco. O prato mais típico é o sururu de capote, além desse, você encontra peixadas com pirão regadas ao molho de pimenta e muito leite de côco, cuscuz de milho, batata doce, inhame, macaxeira com carne de sol, canjica, arroz doce, pamonha. As frutas consumidas são mangaba, pitanga, sapoti, pinha, graviola, cajá, cajú, acerola, etc.

            Bahia – Predomina a cultura africana, tendo três ingredientes básicos: leite de côco, azeite de dendê e a pimenta. Muitos apreciam os deliciosos pratos deste estado, entre eles podemos citar o bobó de camarão, moquecas, acarajé, vatapá, buchada de bode, sarapatel, mocotó. Podemos destacar os seguintes doces: ambrosia, doce de carambola, pitomba, cocada, doces com ovos e suco de umbu.

            Ceará – A cozinha cearense é conhecida pelos frutos do mar, como o camarão, caranguejo e a lagosta, além de outras preparações regionais.

            Maranhão – Camarão, sururu, caranguejo, robalo, tainha, surubim e outros peixes de água salgada e doce você vai encontrar neste estado. Os pratos típicos são os seguintes: galinha ao molho pardo, carne de sol, mocotó, todos acompanhados com farinha, também o arroz de cuxá e a casquinha de caranguejo. Os doces são feitos com as frutas típicas: bacuri, buriti, jenipapo, tamarindo, cajú, etc.

            Paraíba – Assim como nos demais estados dessa região, os pratos são feitos com frutos do mar, além de carne de sol, feita depois que descansa no leite, tornando a carne mais macia e saborosa. Outros alimentos muito consumidos neste local: queijo de coalho, feijão verde, macaxeira e outros.

            Pernambuco – Melado com queijo coalho, rabada, sarapatel e galinha à gabidela, buchada de bode, carne de sol com purê de macaxeira são pratos típicos desta região.

            Piauí – Na culinária piauiense utiliza-se muito no preparo dos pratos: coentro, cebolinha e corante natural extraído do urucum, a farinha de mandioca também é muito consumida para complementação dos pratos. Os doces mais apreciados são as compotas de cajú, manga, goiaba e doces de casca de laranja e limão.

            Rio Grande do Norte – Derivadas da atividade pecuária, podemos destacar as seguintes preparações típicas desta região: carne de sol, coalhada, manteiga de garrafa, etc. O leite de côco também é muito utilizado nas preparações. A paçoca, o bolo de rolo, pudim de macaxeira e o doce de caju em calda são alguns doces típicos.

            Sergipe – Os principais ingredientes da cozinha sergipana são os frutos do mar e o milho. Moquecas, caranguejadas, carne seca com jerimum, arroz de leite, sequilho de milho, canjica, pamonhas, cuscuz

            A Cultura da Região Sul do Brasil é muito rica, justamente por ter recebido influência de diversas colônias de imigrantes, como os alemães, os italianos, os poloneses e os ucranianos. Os colonizadores foram os primeiros a chegar na região anteriormente habitada pelos povos ameríndios. As principais manifestações estão na culinária, na literatura e na dança.
            A região Sudeste do Brasil é a segunda menor região do país, sendo maior apenas que a região Sul. A área real ocupa aproximadamente 924 510 km², 1/10 da superfície do Brasil. É composta por quatro Estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Limita-se ao norte e a nordeste com a Bahia; a leste e ao sul com o oceano Atlântico; a sudoeste com o Paraná; a oeste com Mato Grosso do Sul; a noroeste com Goiás e o Distrito Federal.

            COMO OBSERVAMOS, NÃO HÁ O QUE FALAR DAS CIDADES E ESTADO DO NOSSO AMADO BRASIL, TODAS AS CIDADES E ESTADOS, COM SUA PARTICULARIDADE E BELEZA.

            O ADVOGADO QUE FALOU MAL DO MARANHÃO, E DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS DO MARANHÃO, FOI MUITO INFELIZ NOS SEUS COMENTÁRIOS E TOTALMENTE DESUMANO E CRUEL, COM OS NOSSOS AMADOS DO MARANHÃO.
            ESSE ADVOGADO, DEVE SIM SER PUNIDO PELA OAB, DIREITOS HUMANOS E PELO ESTADO DO MARANHÃO E POR TODOS OS ESTADOS DO NORDESTE.

          • Ele é um mediano pensador com argumentos falhos e totalmente extremista em relação ao seu ponto de vista, quem é você Gustavo? Juiz de direito? desembargador? Governador? Advogado igual a milhões que tem em todo o brasil. Ganha o Brasil em ter uma civil igual a você, a nação precisa de pessoas como você para servir de cobaia em estudos sobre pessoas com distúrbio social. Sinceramente Gustavo, vai pra pqp seu FDP.

          • NAO SOU RETARDADA, LEIA DIREITO O ACIMA O DESCRITO QUE FALA DE TODAS AS CIDADES DO BRASIL, E DAS DIVERSIDADES DE CULTURAS(DIFERENTES CULTURAS), O TEMA, VALORIZADO TODAS AS CULTURAS DO NOSSO AMADO BRASIL, COISA QUE O ADVOGADO EM DEBATE NAO VIU POR SER INFELIZ.
            COM RELAÇAO A VC, NAO LEU DIREITO O DESCRITO ACIMA, COMETENDO PENSAMENTO ERRÔNEO SOBRE O QUE FOI ESCRITO, LEIA NOVAMENTE.

    • Ta de brincadeira né !!! Falando besteira junto com esse Babaca!!!
      Esse tal de Gustavo.. advogado medíocre… deve ter algum problema na vida pessoal… possivelmente deve ter perdido a mulher para algum nordestino por isso essa raiva!!

      • Falou tudo Daniel Dantas, o cara deve ser o maior […] do Paraná e como vc bem disse perdeu a mulher para um nordestino e tá chorando agora…

        • Pois é..pela cara dele é um típico […] homem… ta na cara q n sabe deixar uma mulher minimamente satisfeita. Deveria aproveitar q tá no nordeste e aprender a ser “cabra macho” !

    • Não domina nem a norma culta, pois é visível a falta de pontuação no texto, mas se acha o tal… Cada um que aparece…

    • Eliane você deve ser uma […] com esse tal de Gustavo. Nasci na alta sociedade paulista e fiz fortuna no Nordeste. Amo o povo daqui e sua cultura, não trocaria esta região por outra.

    • Eliane não me diga que saiu alguma coisa boa da boca desse boboca, ele merece sim que nós levantemos nossas mãos e diga a ela a verdade, o nordeste é sim bem diferente do que ele descreve, ele que é um idiota, quem veio do sul arrumar emprego aqui justamente no meio do nordeste e ainda vai ter um chefe nordestino e vai trabalhar pra nordestino ele não é mesmo um idiota. rararararar

    • ou amante…pra defender tanto … deve ser a mesma M que ele, nem merece resposta. ta pegando carona como um parasita…

    • Eliene, você tem uma certa certeza no que fala. Não há como negar o nosso nordeste deixa mesmo a desejar… e muito. É claro temos muitas coisas boas, muitas mesmo. Porém é só olhar os dados e as estatísticas e verás que o rapaz apesar de ter sido infeliz em algumas consideraçoes disse muita verdade. Sou do Maranhão porém concordo com partes do que ele disse.

    • Para os incomodados e intolerantes, homofóbicos, a porta da saída é a serventia da casa. “CAI FORA ENQUANTO É DIA”.

    • Prezado Eliane.
      O que ele escreveu é a comprovação de sua ignorancia, somos um povo educado e hospitaleiro, nossa comida é a melhor do Brasil, o clima é relamente quente mas temos as prias e a brisa do mar.

    • Elaine colega, faça um favor para o povo nordestino, juntamente com esse retardado do Gustavo Zanelli e se jogue de cima do maior penhasco que encontrar! Grata, aaaaaaaaaaah caso não encontre um penhasco(ou não saiba o que é), se jogue na frente de uma carro ou caminhão, isso você deve conhecer, já que parece ficar muito tempo em beiras de estradas/ BR’s e não deve frequentar ou nunca frequentou escola e uma aula de geografia e história.

    • Eliane, vc é tão banana quanto esse advogadozinho ignorante, que nem merece o titulo de advogado… a importância foi dada, porque esse é assunto importante, bolas! nem precisa ser tão inteligente pra entender isso, nesse caso faço questão de explicar pra vc… Não foi um “comentário pesado” somente, foi que mais q isso…faço minhas palavras, estas aqui: “Gustavo Zanelli – Advogado, residente em São Luís-MA ofendendo os Nordestinos. Deu um show de imundices mostrando sua total falta de conhecimento antropológico, histórico e geopolítico acerca da história do Brasil e dos feitos e da força do povo nordestino. Não sou nordestino, sou Carioca e este imundo não me representa. Ja fiz a denúncia na página de todas as OAB’s do Nordeste, e semana que vem levo formalmente na sede da OAB-MA”. Klaus Aires

      PESSOAS COM “CABEÇA DE CAMARÃO”

    • Fico horrorizada com este tipo de publicação desta tal Eliane. Com certeza não conhece o nosso lindo Nordeste e nossas ricas culturas.

    • concordo Eliane. É muito sensacionalismo mesmo, o gustavo simplesmente criticou algo que não gostou em São Luís. Logo é simplesmente questão de gosto e não preconceito. Ele pode ter sido um pouco grosseiro mas mentiroso não.

  3. Por que esse senhor náo volta para o “sul maravilha”? Aliás, o que faz por aqui? Será que é obrigado a permanecer?

  4. Ele próprio diz no texto, que em determinado momento estava com “EQUILÍBRIO EMOCIONAL”, o que significa que tem consciência de ser um “DESEQUILIBRADO”……..Afinal, o que esse indivíduo faz aqui????? Ele é funcionário de algum órgão público, ou tem escritório particular?????? Acho que está na hora de inverter a situação………se possível, o povo de São Luís defenestrar esse racista de marca maior………Cadê a tal “COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DA OAB”????? ……..Cadê o Ministério Público???? Está na hora da imprensa local tornar essa nota conhecida nacionalmente……….”ACORDA POVO LUDOVICENSE”!!!!!!!!!!!

  5. Advogadozinho de m%$#, recém formado, não sabe nem o que diz…

    Pelos post dele no face, vai estudar no LFG, portanto ainda não emprego decente e tal…

    A esposa veio estudar aqui, por que será? Não teve ‘competência’ para passar no vestibular da tão idolatrada e amada área nobre do país????? Já deve ter até alguns […] maranhenses na cabeça hahahaha…. agora entendi o desespero.

    Não gostou filho, vai embora… Ninguém pediu pra vires pra cá… A porta da rua é a serventia da casa.

    • Um certo dia, falei exatamente isso para uma aluna que estava na fila do Restaurante Universitário-UFMA…: Dizia ela que odiava o Maranhão, daí disse-lhe para retornar à sua cidade, e perguntei se faltou a ela competência para ser aprovada no vestibular de sua terra.

      • Residi no RS e realmente esse preconceito com o Nordeste existe sim. E meu irmão observou a mesma coisa quando residiu em Curitiba. Infelizmente é horrivel isso acontecer num país cheio de cultura como o nosso. Felizmente, nós, nordestinos, somos um povo que é inteligente, respeitoso, e acima de tudo unido e conscientes de que é somente atraves do trabalho que conseguiremos realizar nossos sonhos e projetos. Não temos medo de trabalhar, de construir cidades, prédios, estradas. Sabemos o que é bom, e desfrutamos do que é bom. SOU NORDESTINA COM ORGULHO.

  6. Um perfeito e completo idiota, sem noção do que fala. É muito fácil ele resolver seu problema, CAI FORA DO MEU ESTADO SEU […], vai pra onde você acha que é civilizado, embora acho que desse assunto você não entenda.

  7. O jeito, pelo visto, é ter que aguentar idiotices desses sulista. Desde o momento que permitimos a entrada nesse país de gente fugida da guerra e da fome da Europa, seus descendentes (pelo sobrenome, parece ser de família de italianos) acham-se mais europeus que brasileiros propriamente ditos e se sentem no direito de insultar o povo do Nordeste. Faça o seguinte, seu Gabriel sei lá o quê, vaza daqui. Não precisamos de idiotas como você na nossa Região. Vá matar sua fome no Paraná. Lá que é bom. Mas todos nós sabemos que esse teu Estado é um dos mais corruptos do Brasil.

  8. O que este jovem advogado preconceituoso veio fazer aqui no Nordeste Maranhão – São Luis, pq ele não ficou na redoma de vidro dele lá no Paraná, aposto que veio a tras de trabalho….de nós os nordestinos ou seja é mais um do sul que não tem o que comer lá e vem atras de nossos valores.

  9. Pensei que era fake, mas é verdade. Fiz uma pesquisa no site da OAB (http://cna.oab.org.br/) e esse sujeito existe. Estou chocada! Como pode um merdinha vir pra cá e nos destratar dessa forma????

    Para quem quiser fazer a busca segue os dados:
    Nome Gustavo Zanelli Ferreira
    Inscrição de nº 51319
    UF: PR
    Seção: Londrina
    Tel: 41 3223-1687
    Tem o endereço residencial também.

  10. Um […] desses merece levar muita porrada para respeitar. Tem gente que só passa a te levar a sério depois de alguns dentes quebrados.

  11. Esse Gustavo Zanelli é um palhaço,com certeza é uma pessoa frustrada que pega muito […] da mulher e não tem um pingo de amor a vida!!!!!!!!!!é mais um […] revoltado que não sabe nem porque está vivo!!!!!!!!!!!!!!deveriam mandar ele pra síria pra ele morrer envenenado pelas armas químicas(não faria nenhuma falta a sociedade).Torço pra que ele seja devidamente processado pela sociedade.safado,canalha,cretino e idiota.

  12. Tem gente que não tem noção mesmo, ainda mais pela profissão que exerce, ficar se expondo dessa forma, como se estivesse acima do bem e do mal. Se vangloriando, achando que é melhor que os outros. Parabéns Leda pela divulgação desse babaca, se ele pensava que ficaria aqui até dezembro, acho que ele vai adiar os planos dele.

  13. Amigo, você já questionou sobre o papel do Sul na manutenção do tráfico de drogas, da favelização, do crime organizado do nosso Brasil? Falta tranquilidade nessa cabeça, não é? Procure um tratamento psíquico: ajudará a melhorar o seu desequilíbrio!

    Grande abraço!

    • Não, não permite.

      Mania infeliz de achar que liberdade de expressão é direito absoluto. Não é. Deve ser exercido em harmonia com os outros direitos, respeitando a honra (daí os crimes de opinião: calúnia, injúria e difamação, além do art. 20 da Lei 7.716/89, § 2º, no qual o discurso desse advogado pode, em tese, ser enquadrado), intimidade, a vida privada, imagem e segurança das demais pessoas (art. 5º, inc. X, CF).

          • Caro Vicente,

            Antes de citar o art. 5º, ou ao menos concomitante a ele, leia também o art. 3º, inc.IV da mesmíssima Constituição:
            “Art. 3º. São OBJETIVOS FUNDAMENTAIS da Republica Federativa do Brasil:
            IV -promover o bem do todos, SEM PRECONCEITOS DE ORIGEM, RAÇA, sexo, cor, idade e QUAISQUER OUTRAS FORMAS DE DISCRIMINAÇÃO”.

            Depois, leia o que disse o STF no HC 82424/RS, o qual envolveu o famoso caso “Siegfried Ellwanger”, editor que pregava que sua liberdade de liberdade de expressão abrangeria o dir. de escrever o que quisesse, inclusive a “NEGAÇÃO DO HOLOCAUSTO e REVISÃO HISTÓRICA DO PAPEL DOS ALEMÃES NA 2ª GUERRA MUNDIAL”.

            Antecipo-te que o Min. Moreira Alves ficou vencido ao defender semelhante a essa tua, e o editor foi condenado a 02 anos de reclusão….

            Mas se persistir tua dúvida, consulte então os manuais. Leia o Curso de Dir. Constitucional do Gilmar Mendes, Paulo Gonet Branco e Inocêncio Martires Coelho; leia também a Constituição Comentada do Uadi Lammego Bulos.

            Depois, vá um pouco além.

            Leia a “Formação Econômica do Brasil”, de Celso Furtado p/entender:
            a) como o ciclo do açúcar, o qual se desenvolveu predominante em Recife (NORDESTE!!) contribuiu, e até hoje contribui, p/o desenvolvimento desse País;
            b) como a força de trabalho nordestina levantou a economia desse País, contribuindo com sua força de trabalho, nos ciclos do gado, ouro e café.

            Leia também Casa Grande & Senzala, de Gilberto Freire, e tente aprender como ocorreu a integração cultural entre o negro, o índio e o europeu, bem como tal miscigenação repercutiu na integração regional desse País.

            Depois disso tudo, volte aqui e escreva novamente o que você pensa.

            Se mesmo depois de imergir nesse banho cultural, você permanecer achando que qualquer um pode dizer o que quiser, mesmo que agride o sentimento coletivo em revelia, até mesmo, dos fatos históricos, sociais, econômicos e culturais, prometo que farei como disse Voltaire: “não concordo com uma só palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte seu direito de dizê-lo”.

            Guilherme Valente Soares Amorim de Sousa

    • ele pode falar o que quiser só que ele falou do povo errado nós não aceitamos esse repudio desse zé ninguem, ele é que precisa de nós, foi ele que veio pra cá, eu não me lembro de lhe ter convidado, voce a convidou? então quero que ele cale a boca. psiuuuuuuu, ssilenciooooooooo fique aqui calado e não comente nada com ninguem. minha me ensinou assim. onde achou lá deixou, não é seu, tem dono.

  14. Bom! De uma certa forma ele tem lá suas razões por que sinceramente… Tem profissionais e formadores de opiniões que acham o tempo todo que estamos sempre de favor em seu estabelecimentos ou no estabelecimento em que dirige. É fato que acontece isso, mas não dá o direito dele vir aqui e sair flechando todos e generalizando. Sr. Gustavo Zanelli, tenha mais cuidado com o que relata, ninguém está acima de ninguém, muito menos você! O que acontece aqui no MARANHÃO e no NORDESTE, acontece em qualquer lugar do país. A medicina é precária em todo o país ou os médicos que mandaram trazer de Cuba vieram pra cá pra apreciar a “beleza” da Presidente do Brasil? Você não está errado sobre a questão vivida na UFMA. Você tem amigos por aqui não tem? Então respeite. Eu gosto dos estados do Sul e Sudeste do Brasil e ja vi coisas absurdas por lá e nem por isso eu generalizei. Nós todos somos Brasileiros e falamos a mesma língua, portanto, fique na sua e curta sua vida por que ela é curta!

  15. Este moço mora e trabalha nestas bandas, sobrevive não pela sua “competencia” mas pela inocencia do povo nordestinho, digo de alguns, porque assim como ele disse, se pudesse iniciaria uma guerra, eu também se pudesse o expulsaria do Maranhão, mas o Preâmbulo da Constituição diz “…assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional…” tudo o que este sulista não respeita.

  16. Bom, não acho que ele esta de todo errado, não concordo com a generalização, mas em partes ele esta certo, Temos maus profissionais, tanto que se nos fizermos um levantamento a grande maioria dos cargos de alto escalão das grandes empresas os maranhenses não conseguem se qualificar, outro dia fiz um exame e levei a 3 médicos cada um deu um diagnostico sendo que ainda eram particulares , você entra em uma loja, em um restaurante você e mau atendido, parece ate que estamos fazendo um favor. Eu tenho empresa e quando o nível desce para a classe operaria, meus deus, os caras não tem o mínimo de comprometimento e responsabilidade….bom, sou maranhense por sangue e moro aqui dês dos meus 5 anos, e posso falar com ênfase….ontem mesmo o pai de um amigo morreu em sua residência, a família chamou a samu, a policia, e o IML, se tu foi lá eles foram, meu amigo teve que colocar o pai no carro e levar ao IML e depois fazer BO. Absurdo, Maranhão ainda tem muito a evoluir.

    • Como se em outros estados do Sul isso não ocorresse. Lamento, mas não concordo em nada com o seu posicionamento…

      • Gilberto, sou maranhense mas nesses termos aí ate o interior no sul funciona sim. A saude no SUS, no particular e no plano bate em muitos aspectos ate a de Sao Paulo. Sou maranhense mas uma parte da minha familia vive no sul. Agora Paranaense […]!Não suporto Curitiba (eles se acham superiores ao Brasil e aos outros dois estados do sul), os outros dois estados
        (SC e RS)sao muito agradaveis de viver e as pessoas que la vivem sao tambem.

      • O Maranhão não é nenhum paraíso. Pesquise “Maranhão indicadores sociais” e tire suas conclusões.

    • Mas, espera aí. Isso que você relatou acontece em todos os Estados do Brasil. Li há alguns meses que no Rio de Janeiro, cinco pessoas morreram após receberam órgãos doados para transplante de uma pessoa que estava contaminado dentro do hospital pela superbactéria. Veja bem, isso acontece no Rio, em um dos melhores hospitais de lá, diga-se de passagem. Então, no Maranhão há o atraso? Sim, grande parte por culta de uma certa família, que todos sabem qual é, mas que é proibido falar nos nomes deles. Porém, para que tudo isso mude, só uma solução. Votar certo em 2014, para que alguma coisa melhore, pois ficar pior, não fica. Ou fica? Deus nos livre.

    • Com certeza a OAB vai se manifestar, assim como a UFMA. Mas não podemos desqualificar o trabalho da médica em questão e nem generalizar o outros por isso. Acho que ela estava na qualidade de coordenadora de departamento e não de médica. Então, somente após apuração dos fatos podemos saber quem fez o furdunço todo. Pelo jeito só vai dar pra ele. Esse Hitler tem que ser eliminado.

  17. Esse “adevogadozinho” é ridículo. Infelizmente há muitos outros desse tipo que vem do sul e do sudeste ganhar dinheiro aqui no Maranhão e menospreza o nosso povo, a nossa cultura.

  18. Se ele acha que o maranhão e os maranhenses não contribuem com nada, pergunto: O que esse senhor faz na nossa terra, porque não volta para o sul, até parece que lá pras bandas do sul/sudeste não tem gente sem cultura e mal educados. Faça um favor ao povo maranhense, vai embora daqui!!!!!!

  19. Gilberto, não concordo com nada que esse cara escreveu…. aliás, se o Nordeste do Brasil se separasse do “resto do Brasil”, com certeza o Nordeste seria melhor que o “resto do Brasil” (Os poetas Ivanildo Vila Nova e Braúlio Tavares são autores de uma música de nome “Nordeste Independente”, gravada por Elba Ramalho, que trata do tema).
    Agora, por outro lado, é líquido e certo que ele tem o direito de escrever a besteira que quiser, pois, afinal, no Brasil, ainda há liberdade de pensamento.
    O curioso é que todos nós falamos e defendemos a liberdade de expressão… até o “o outro” começar a dizer aquilo que consideramos absurdo.
    Nordeste Independente
    http://www.youtube.com/watch?v=NNhhIey1lQ8&hd=1

      • É….eu me surpreendo com tanta repercussão à fala de um idiota… Pelo visto, para o blogueiro as bobagens que esse cidadão diz tem o condão de “insultar” o povo……
        A fala desse idiota é de uma relevância…..!!!

  20. Alguém aí sabe o endereço desse idiota?
    esse cara chamado Gustavo Zanelli? e essa […] chamada Eliane?
    quero fazer uma perguntinha pessoalmente a eles.
    tenho certeza que vão adorar o Nordeste……

    aguardo respostas.

  21. Ele é tão despreparado que precisa vir ao NE constantemente. Pior, necessita fazer um cursinho aqui em São Luís. Para ele, deve ser um bom negócio estudar numa capital, pois parece ser um caipira, nascido no interior do Paraná (município de Cambé).

  22. Esse advogado,é um baiota de um incompetente,pois se fosse bom mesmo estaria lá no Paraná, a culpa de ter que ver isso é do povo que contrata os serviços deste b@#$%, não os contrate e veremos retornar ao seu estado natal e passar fome.

  23. Estuda no LFG. Segundo me informaram, uma turma está armando uma “surpresinha” pra ele na saída do cursinho.

  24. elaine está completamente certa…. todo mundo tá careca de saber o que é isso aqui, o nordeste e em especial o maranhão… esse advogado não tá muito errado não, talvez só nos exageros…. eu acho engraçado esse povo aqui ficar e continuar vivendo do mesmo jeito… senhor blogueiro, sabe o que é….??? é que as pessoas, ai longo do tempo ficam cegos…. vão defendendo só os interesses que lhes convém…
    agora, eu não mereço resposta, o blog é teu, mas não me responda!!!

      • Gilberto essa tal Eliane e esse Homem MERDAlhadora, nunca viajaram pelo resto do Brasil , esse mal atendimento não é especialidade só no Maranhão e no Nordeste, acontece com muito mais frequencia que eles pensam em quase todos os estados, ja vivenciei isso em algumas vezes, nem por isso, sair falando mal do povo ou do estado onde ocorreu, jamais devemos generalizar um ato isolado de um individuo mal educado, grosseiro e recalcado , pois essa praga existe em todos os estados. Por isso sempre que ouço algo como : Isso só acontece no Maranhão ou no Nordeste tenho a resposta pra esses idiotas : Então meu amigo, o que vc está fazendo aqui ? vá embora pra onde isso não acontece, não precisamos de voce ,não vamos melhorar nem piorar com a sua presença. essas pessoas são despresíveis

        • Amigo quem é você mandar alguém embora? Se a CF/88 diz que a pessoa pode morar onde quiser no território nacional.

    • O cara generalizou dizendo que é impossível ver qualidade no povo nordestino, e ainda, mostrou que é egocêntrico.

      • O cara generalizou dizendo que é impossível ver qualidade no povo nordestino, e ainda, mostrou que é etnocêntrico.

    • Homem metralhadora, vc bem sabe que não aceitamos esse tipo de comportamento e se voce concorda é porque é igual a ele te cuida , pois o maranhão vai ficar pequeno pra gente igual voces.

  25. “Metem a lenha em mim”, palavras proferidas por esse sujeito chamado Guastavo Zanelli, muito me admira que uma pessoa venha em público dizer que METEM A LENHA NELE, que coisa ridícula, sujeito desprezível, se passa por tais experiências, não precisa tornar público, ninguém deseja saber que METEM A LENHA EM VOCÊ, O PROBLEMA É SEU, SE ACEITA QUE LHE metam a lenha, fique com essa informação para você.
    O mais interessante, é que você critica a cultura nordestina, e que bela cultura você tem, qual seja: Andar dizendo para todos o que faz na sua intimidade, “Que lhe meteram a lenha”. […]
    Tenha cuidado por andar falando idiotices, respeite o próximo, respeite todas as culturas, pois a sua é por muitos, reprovável, mesmo assim, ninguém aqui está te julgando por deixar que várias pessoas lhe metam a lenha.
    Sujeito, vai embora do nordeste, pois alguém pode se revoltar com suas declarações irresponsáveis e desrespeitosas, enão só lhe meterem a lenha, como te dar uma “pisa” (pisa =surra) – palavra da Cultura do Maranhão). kkkkkkkkk, Sujeito preconceituoso e imoral.

  26. Moro no Paraná.. e quando sabem que sou do maranhão ,ficam cm o pé lá atrás.. esses tipos de pessoas sim que o BRASIL ñ vai pra frente, preconceituosas, que nem ao menos quem amor própio!!! Isso DRº ADVOGADO, PODE FALAR O QUE QUISER HOJE.. QUERO VER NO DIA DO JULGAMENTO DO SENHOR, QUAL SERÁ TEU ARGUMENTO, SEU POBRE… AMAI O PRÓXIMO…

  27. Sugiro uma surra bem dada nesse babaca… Vamos lá, guerreiros nordestinos, precisamos dar um cacete nesse […].

    • Ele nos ofendeu com palavras devemos sim dar uma resposta á altura e se possível compra a passagem dele e de sua mulher…Porque de egocêntrico,safado ingrato(já que é daqui que ele mata a fome dele)o maranhão já tem muito.

  28. Vcs que ficam nervozinhos, deveria refletir e tentarmudar o que o prezado colega postou. E nao ficar de birra nariz torcido. Ele nao mentiu!!!!!

      • realmente colega, esse aí foi mandado embora tb do estado de origem pelo mesmo motivo ou seja, INCOMPETENCIA.

      • Será que nosso MA se tornou Lixeiro dos outros Estados , tudo que não presta eles mandam pra ca. Pessoal vamos expulsá-los, não precisamos dessas pessoas elas não vão acrescentar nada ao nosso estado

    • vc é outro Zé mané que sempre tá do lado errado, estamos defendendo o que é nosso, o nosso povo, a nossa terra os nossos filhos e o futuro deles, e se pessoas assim como esse play boy voltar a fazer rastro por aqui vai estragar nossas crianças ele é um sem informação sem noção e sem vergonha. concorda com ele? coitado de voce que não entende ou não sabe o que é a cultura de um povo.

      • oi minha gente, não tenho vocação pra política, mais esse menino aí tá quase me fazendo mudar de ideia, ele merece nossa ajuda ele precisa de Deus é um disprovido espiritualmente, tem titica na cabeça, não tem discernimento, não se controle, não sabe voltar e nem pedir perdão é um pobre coitado que veio pra cá em busca de melhoras e não se adapitou com esse povo sorridente, feliz, contagiante que mesmo quando falta energia eles gritam de felicidade, e quando a energia volta eles gritam pra comemorar, isso é felicidade sim, chegar em casa e poder dar um abraço em seu pai, ou sua mãe ou seus filhos e até o esposo e quando formos dormir dizer bem alto. DEUS TE ABENÇOE MEU FILHO. isso sim é saber aproveitar a vida que Deus nos deu.Obrigada Senhor por ter um povo tão especial por perto de mim. Aqui tem muitos analfabetos que servem de mestre a esses doutores da lei. a escada pra subir começa no chão na humilhação, nunca se sobe derrubando outros tente tudo outra vez, quem sabe senhor zanelli vc consegue.

    • Primeiro gostaria de avisar a esse cidadão,se é que podemos chamar isso de cidadão,o que ele ainda faz no maranhão,segundo o Nordeste tem sim seu valor.
      Para vocês que vem de fora vou que não sabem de nada,vou contar um pouco do Maranhão para vocês.
      O maranhão é um estado rico em cultura,e diversidade cultural,se é que sabem o que significa,aqui no século passado foi berço de poetas como,Gonçalves Dias,Aluízio Azevedo,e Arthur Azevedo,irmãos,possui o maior arcevo arquitetônico da América Latina,é considerada a Atenas Brasileira,é Patrimônio Cultural da Humanidade,tem um maranhense como ex presidente da república,possui o segundo maior porto do mundo,é área livre da aftosa,possui o segundo maior teatro do Brasil,é considerado o mais moderno,a agricultura é super desenvolvida,nosso tambor de crioula é patrimônio artístico e cultural da humanidade,o nosso português é considerado o o melhor do Brasil,tanto escrito como falado.
      Então antes de sair por aí,falando merda,procurem saber a cultura de um povo,agora se não gostam do maranhão,o que vocês vem fazer na nossa terra?
      Ficam na terra de vocês que aqui nos queremos distância de gente como vocês.

  29. Já que o nordeste é tão ruim assim, você é pior ainda! Igual mulher de malandro, que gosta de apanhar. Se não me sinto bem num lugar, caio fora! Pelo menos assim deve pensar uma pessoa com um nível mediano de inteligência.
    Você deve ter ido parar no Maranhão por falta de opção ou algum programa de ajuda do governo, tipo um “programa mais advogados”.
    Que Deus lhe agracie com um novo lugar para morar e um pouco mais de amor ao próximo.
    Parabéns pela “notoriedade”, DOTÔ ADEVOGADO!

  30. Bom, acho que o senhor aí em questão está precisando conhecer um pouco mais o Brasil. Sou maranhense, já trabalhei em São Paulo e tenho convicção que o ele fala é bem típico dos sujeitos ignorantes, no real sentido da palavra. Essa, aliás, não é só uma conclusão minha. É de todas as pessoas que eu conheço, que passaram por experiência similar a minha. Sinto muito lhe informar, mas essa inferioridade que o senhor decreta não foi a mesma conclusão que eu cheguei.

    É fato que o Maranhão é o estado mais pobre do Brasil e carece de serviços públicos de qualidade. Não há como negar. Mas foi de uma gigantesca infelicidade do senhor afirmar que o nordeste é uma região que prejudica o ‘seu’ país. Agora, eu decreto: este tipo de perspectiva é de pessoas muito pobres. Pobreza por pensar numa solução absurda quando é oriundo de região que oferece as melhores oportunidades, usufruir dessas oportunidades, e não conseguir pensar em nada mais inteligente.

    Use sua cabeça para tentar propor soluções que busquem evoluir as regiões mais sofridas, favorecendo um crescimento em conjunto. As babaquices que o senhor fala só ajudam a aumentar a distância entre os povos. Não faça esse desfavor ao Brasil. Se não consegue pensar em nada de produtivo, cale a boca. É melhor. A última coisa que o mundo precisa é de mais um babaca vomitando babaquices.

  31. Vem para o Maranhão novamente, “advogado do satanás”.
    Temos um quarto para vc , dentro de um crematório. Vc fará um belo passeio de volta ao seu lugar. NO INFERNO…!!!!!!!!!!!!!!

    • NO MARANHÃO, A INFELIZ NOTÍCIA FOI DESTAQUE EM TODOS OS JORNAIS, FATO QUE GEROU GRANDE REVOLTA. O MÍNIMO QUE A OAB DEVE FAZER É: CAÇAR O DIPLOMA DELE.

  32. Esse tal de Zanelli tem que pegar é uns tapas…cascudos, dos nordestinos…esse imbecil não tem vergonha de ir trabalhar, tentar ganhar a vida no Maranhão, e ainda falar mal do Nordeste???…Esse advogado medíocre não teve espaço na região dele, não porque eles sejam mais competentes do que os nordestinos, mas porque a sua incompetência já devia ser conhecida, vem tentar a vida no Nordeste, tem oportunidade…pois o povo da nossa região é acolhedor e respeita a todos de forma igual, e esse imbecil tripudia em cima dos nordestinos…merece uns cascudos!!!

  33. Desculpa ao sulista, mas, o que ele veio fazer no nordeste ja que o sul é tao bom e tao merecedor de ser e estar no País criado por ele ? pq nao continuou aonde estava ? sao perguntas que deveriam ser ditas, respondidas por esse advogado de porta de galinheiro nao responde quando veio criticar meu nordeste.
    Desculpe ao meus caros colegas internaltas, mas, so posso desejar a essa pessoa uma […].

  34. ATACAR O MEU ESTADO POR TRÁS DE UM COMPUTADOR É MOLEZA ”SEU […]” QUERIA VER TU FALAR ESSAS BABAQUICES EM PÚBLICO . CHAMAR ESSE TIPO DE COVARDE É ELOGIO . INTOLERÂNCIA , PRECONCEITO E RACISMO NÃO TEM MAIS LUGAR NO MUNDO DE HOJE . ECA !!!!!!

  35. Querido ADVOGADO, você está fazendo o quer no MARANHÃO?
    Sinceramente, tem gente que utiliza site de relacionamento pra ta se expressando de uma forma tão idiota como a sua, deveria pensar mas antes de colocar algo na sua página, e não venha dizer que foi Rackeado a sua página por que isso ai já é veio essa desculpa, cara você é um ADVOGADO, e vem falando essas coisas do NORDESTE? não estudou nada sobre a História do Brasil, não sabe nada da Cultura de onde você mora, tenho vergonha de ter você como Brasileiro. Repense mais nas suas opiniões, ou melhor fique tudo na sua cabeça, não coloque no seu face, fique pra você, liberdade de expressão tem, mas pense, pense vá. pense bastante, por que sua batata ta ficando quente em.

  36. vocês tem razão, o estado desse […] é de primeiro mundo mesmo, tira-se a prova, que não aceita-se qualquer um, no entanto pediram-lhe que ele se retira-se.

  37. Este insano não está vendo o Nordestino, está vendo é o reflexo dele mesmo: mal amado, revoltado,arrogante,orgulhoso e fica aí atirando pedras nos outros como se fosse o Senhor Perfeição…a boca fala àquilo que o coração tá cheio. Um ser humano deste que não gosta de gente devería ir morar na lua, isolado, assim não magoaria ninguém e faria jus ao que parece um LUNÁTICO!

  38. é lastimável pensar que existem alguns filhos da terra que concordem com esse ser… ele arruinou nossa cultura, nosso povo.

  39. Isso e o reflexo das nossas falhas, das falhas como cidadoes… da nossa falta de irmandade aceitamos esses forasteiros, e as vezes ainda temos preconceito com nosso conterraneos que estao ai querendo emprego, aceitamos qualquer merda que vem de fora se intitulando o melhor.
    por e sempre assim o melhor sempre vem de fora, ou pelo menos os que dizem melhor!
    se ele fala, escreve isso e por que ainda nao teve ninguem suficientemente corajoso pra calar a boca de um mero escravo de sua propria incompetencia, pois se tao competente fosse quanto mostra-se ser nao estaria aqui.
    Falta de educação e respeito sao os selos que tal pessoa carregar em sua alma
    e afinal que é esse tao Alguma coisa zanelli?
    alguem que destila veneno por ai, igual uma cobra? so falo com que fica de pe como eu, batalhando todos os dias pra sobreviver, para que se arrastar so fala com meus sapatos de salto…!

    • ´o que dar abrir portas, eles sempre vem levam nosso emprego e nosso dinheiro e ainda querem roubar nossa dignidade, é um […] zanelli, dispreparado e sem futuro nenhum, quem sabe se esse vai a algum lugar, deve ter comprado esse diploma por algum estado do sul, pois se estivesse passado pela Uema não teria se formado nisso aí. é o preço que temos que pagar, quando abrimos as portas entra até cachorro.

    • Nós não falahamos ele que veio matar sua curiosidade, ele achava que aqui as mulheres eram fáceis e se deu mão voltou com a cabeça na mão. ele quer é midia e tá na midia pena que não é o artista da novela é o vilão da vida real.

  40. Pena desse advogadozinho que veio matar sua fome aqui no nordeste, eu rir das fuças dele um pobre coitado que fez tudo isso pra chamar a atenção do povo maranhense ele é doente pois precisa de ajuda, pois esta é uma terra abençoada por Deus, e esse advogado tinha tudo lá no sul e veio justamente aqui, na UEMA, precisar justamente dos nordestinos, meu anjo vá embora de minha terra, pois aqui não tem lugar pra coisas assim como vc, pois vc disse que a Dra estava ciscando na sua frente, vc é um dispreparado para viver neste mundo, siga em frente e aqui nunca estivemos uma temperatura de 90° eu acho que vc estava era no inferno e confundiu as bolas vai pra lá vai, pois não sabemos lidar é com o preconceita e a falta de educação que vc nos mostrou, os maranhenses não vão sentir sua falta somos um povo feliz, temos de tudo graças a Deus vc que é disprovido, cresça e quem sabe um dia volte e veja como somos feliz e abençoados. tchauuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu.

  41. Esse rapaz é […] tenho certeza, pois chegou nesta terra com tantas praias e tantas mulheres gostosas e uma culinária farta, e ainda não tá satisfeito? Garoto somos brasileiros e felizes, temos o dom da vida e aprendemos com nossos pais a respeitar os outros e aceitá-los como eles são. Mude o mundo mudando primeiro voce. que é um menino atrasado sem cultura, sem futuro, sem educação e sem vergonha na cara, pois este lugar é maravilhoso, eu vim do sul estou aqui a mais de 20 anos e foi aqui que comprei meus carros, minhas casas, fiz cursos superior e sou muito abençoada, este povo é hospitaleiro, se vc estive no rio de janeiro e fizesse uma declaração dessa vc estava perdido, mais nós entendemos que voce não teve oportunidades, venha estudar na UEMA quem sabe-se lá voce não aprende alguma coisa com aquela doutora que só queria te atender bem. peça desculpas é o mínimo que voce deve fazer. esqueça um bouco a chupeta e vira homem de verdade.

    • Parabens, Marylde voce disse tudo e mais alguma coisa, é de vc e de tantos outros do sul, sudeste, centroeste que vieram para o Maranhão
      para somar, acrescentar,oferecer e receber o que temos de melhor melhorar de vida, vencer e ser feliz, amar e ser amados, seja bem vinda! esse VERME não sabe o que é isso, vamos dar uma passagem só de ida pra ele voltar…… Para o inferno, é onde ele merece morar

  42. Esse dortorzinho deve ter levado um par de […] de algum nordestino esperto, e agora tá com raiva ele tem razão gente. já imaginou um cara letrado cheio de diplomas e culto ganhar um […] justamente de um nordestino que só sabe mesmo é fazer s.xo. coitado desse sulista veio pra cá com a cabeça bem pesada. esse nordestino que roubou a mulher dele deve ter lhe oferecido uma torta de camarão com arroz de cuxá e um belo caldo de sururu a mulher não aguentou e foi embora com o nordestino ela tava cansada de comer frango congelado ele queria mesmo era coisa quente, picante um pouco salgada, eita mulher arretada senhor, ela […] mesmo o mauricinho por com um pobre nordestino que cresceu banhando no rio sem roupa, cresceu tudo nesse homem gente que nordestinho danado siá.

  43. Eu sempre tive a certeza que caráter não se aprende na escola e sim na familia. A advocacia é realmente uma profissão admirável e que, eu considero um advogado uma pessoa altamente estudiosa, porém, isso não quer dizer que seja uma pessoa inteligente haja vista o que este inbecíl stá comentando a respeito de nós, pois sou nodestino maranhense e não precisso e não tenho esste tipo de opnião. a você meus desprezos

  44. “É melhor você calar-se e deixar que os outros pensem que você é idiota do que falar e acabar com a dúvida”(Abraham Lincon)
    Você deveria ter lido esse conselho antes de escrever babaquices

  45. Cuidado com a generalizacao. Atacar o sul do Brasil devido a uma atitude de um ser apenas nao e bom tanto quanto o que ele fez. A OAB ja esta tomando providencias. A revolta é natural só que muito cuidado para ao nos defendermos nao fazermos algo similar ao que esse advogado fez. Outro problema é que tem muito maranhense deslumbrado com forasteiro e que valoriza mais quem e de fora do que prata da casa. So que como disse antes tive oportunidade de morar um tempo em algumas cidades do sul do pais e la infelizmente ou felizmente a maior parte dos setores de fato funcionam.

  46. Eu aprovo. pq quem fica em baixo […]!!!
    Sulista descendentes de europeus covardes que vieram para o brasil.

  47. Se for pra falar mal tem que ser pessoas daqui mesmo. Sabemos que o nosso estado passa por mtas dificuldades, é um povo sem instrução, maioria analfabeta, mas culpa disso é do governo que não tem competência pra colocarmos no topo do IDH, a cidade é quente pois não temos a cultura de plantar arvores e nem incentivo da prefeitura de exigir de cada um plantar uma árvore qdo faz calçada.E isso não justifica este idiota falar daqui,ele não tem competência pra passar no estado lindo dele.

  48. Infelizmente esse gustavo é um desorientado que formou-se por uma questão pessoal e não por merecimento, vale lembra-lo que no Nordeste tem saído os maiores juristas e homens da estirpe de José Sarney,e tantos outros que não ficam a dever a Região Sul. Dr. gustavo sai se internar numa clinica para tratamento, aqui em Sãop Luís eu recomento a Clinica Nina Rodrigues, que umas descargas de choque vão fazer bem para o seu cerébro, se é que tem algum.

  49. Uma dica ao todo-poderoso-superior-doutor Gustavo Zanelli: não usamos acento grave antes de substantivos masculinos. “Graças à Deus” está errado, Senhor Sabedoria. Muito me admira um equívoco tão elementar vindo do senhor, mas com certeza, foi puro descuido, apesar das 2 repetições 😉

  50. Por mim, pode separar. Garanto que nós, nordestinos, não sentiremos falta. Sou alagoano, e moro atualmente no Paraná, bem próximo à terra desse babaca aí (…não voltei para a minha terra pois a minha esposa é daqui, mas vontade nunca me faltou…). E posso confirmar que há sim um certo preconceito contra nordestinos. Fiz faculdade em Recife, e lá tivemos um professor conterrâneo desse rapaz, e que em todas as aulas costumava destilar minutos de preconceito EM SALA DE AULA!!! Então, meu amigos, devemos antes de mais nada lembrar que muitos desses senhores são “crias” de descendentes de gente que veio do velho mundo, e com ideais nazi-fascistas, como alemães e italianos. Portanto, não esperem cordialidade desse povo, salvo raras exceções.

  51. O que me impressiona é um advogado achar que uma região é melhor que outra ou que o problema do Brasil é uma região específica. O que muitos brasileiros se esquecem é que o povo constroe o país e alguns políticos, de todas as regiões sem exceção, destroem o Brasil. Será que o Sul seria desenvolvido sem as commodities produzidas no nordeste, ou as produzidas na região Norte, ou no Centro Oeste, será que a indústria do sudeste e sul sobreviveriam sem as hidroelétricas, energia eólica localizadas na bacia do São Francisco e na região nordeste. O brasil só é um país emergente por causa das riquezas das cinco regiões, isso para os desinformados, e só não é um país rico, por causa das mazelas das cinco regiões…… Lembrando sou de Brasília e conheço graças a Deus todo o Brasil.

  52. Fico pensando se um brasileiro nos EUA,Europa, Japão,etc for ofendido terrivelmente por um estrangeiro num país destes, se este fizer um critica arrasadora sobre o povo brasileiro e o Brasil. Eu posso pedir ao MP, OAB,Itamarati para processar e punir este estrangeiro lá ? E agora se o estrangeiro estiver no Brasil e criticar terrivelmente o país. O MP,OAB e outros vão processar e punir o estrangeiro ?

    Agir dando paulada em que não simpatiza é uma medida fora de série para conquistar a antipatia dos outros. O ator Silvestre Stallone criticou o Brasil caíram de pau nele, quanta antipatia o caso criou em relação ao Brasil. Lá no Exterior quem pega os fãs de Stallone ? Agora um Brasileiro levando paulada,quem tira do coração das pessoas a antipatia ao Nordeste e Norte, ao próprio Brasil por seus próprios filhos ?
    Quem tira a antipatia do coração ?

    Olha ! A imensa ignorância do Brasileiro ao invês de ter vergonha na cara e procurar acabar com os podres do país . Prefere ficar nervosinho com as criticas feitas a sua terra seja estrangeiro ou pelos próprios brasileiros. Agora ! Alguém pode adorar um país que tem cerca de 50 mil assassinatos e vasta corrupção,violência e se alia a ditaduras como Cuba,Venezuela e muitos outras. Que humilha pequenos país como Paraguai e Honduras.
    Brasileiros um pouco de tristeza nos faria muito melhores. como diz Provérbios : A tristeza do rosto faz melhor o coração.

    • Valeu. É! o nosso “BRASIL” é cheio de hipocrisia, vamos ver agora nas eleições. O nordeste e o Brasil só vive essa realidade de desigualdade social por causa de sua política demagógica e membros corruptos. O Maranhão, em especial vive esta realidade de sempre ter os piores indicies em quase tudo, devido a uma politica e um governo manipulador e coronelista, que pensam que o cargo político é vitalício.

  53. Este passa fome saiu de um buraco no sul pra escapar no nordeste …
    é um daqueles vira-latas com nome importado. nem identidade ele tem. Se o nordeste é tão ruim, pra que ficar ..??? vai te embora, carniça! gora me processe .. Filho duma égua !

  54. pessoas como esse cara ( advogadozinho de meia pataca ) nao deveriam nem exercer tal profiçao. Quem e esse cara pra falar do MARANHAO, ele almenos conhece o maranhao, se a terra dele e tao melhor que a minha porque nao ficou por la. ve se te enxerga macho e dobre a lingua quando for falar de qualquer estado do note nordeste

  55. Carta ao Doutor Gustavo Zanelli

    Nobre Doutor,

    Escrevo esta carta desde já sabendo que o destinatário, no caso, o senhor, dificilmente a lerá. Estará bastante ocupado, certamente, com a repercussão das suas “homenagens” feitas aos nordestinos (e também aos maranhenses). E como dá trabalho desviar-se das pedras pontiagudas advindas de uma autoestima ferida… portanto, é bom que o senhor se mantenha bastante ocupado.

    Como realmente não sei se esta carta alcançará o senhor, que tenha então a serventia de um desabafo. Mas não quero transformá-la em um contraveneno temperado com xenofobia recíproca. É preciso encontrar equilíbrio para não se nivelar às palavras subterrâneas proferidas por alguém em seus dias tão pouco felizes.

    Doutor Zanelli, por mais que eu leia e releia o que supostamente foi dito pelo senhor nos meios de comunicação, não vejo justificativa para tamanha amargura. “Ah, eu fui mal atendido na repartição pública X”. Ora, quem nunca foi? Não é esta uma exclusividade dos filhos do Nordeste e conterrâneos de Gonçalves Dias. “Ah, mas São Luís é muito quente, parece mais o inferno”. Outro dia, meu nobre, em Porto Alegre/RS, mediu-se 36 (trinta e seis) graus à sombra. E a capital gaúcha está dentro desta triste linha separatista atribuída ao senhor naquele mapa de horrores.

    Consta que o senhor usou (e muito mal) essa “terra de ninguém” chamada genericamente de rede social. Agora, terá que se explicar. Nesse meio tempo, quem sabe, poderá até se arrepender. Não seria mal para qualquer ser humano, por mais absurdas que sejam suas atitudes ou palavras, que as reveja. E assim, entre um lamber e outro das suas feridas, possa, quem sabe, manter uma conversa íntima com a sua consciência.
    Acaso não queira conversar com sua consciência, Doutor Zanelli, que se defenda então. Como nunca defendeu um cliente seu antes. Mas peço que nesse exercício não dê essas previsíveis respostas-padrão tipo “tenho vários amigos nordestinos”. Desculpe, mas esse chavão não convence mais de tão carcomido. Procure então uma linha de defesa atrelada aos males da alma.

    Ninguém, ninguém mesmo (nordestino ou não), tem culpa que o senhor não quisesse vir e nem passar muito tempo em São Luís, Doutor Zanelli.

    Ao manifestar o seu “pensamento”, o senhor lamentavelmente misturou o privado com o público, pois acabou deixando sua frustração aflorar, contaminar e pré-conceber as suas opiniões perante milhares de pessoas que não tinham qualquer motivo para serem tão açoitadas em seus brios.

    O senhor chegou armado até os dentes pela má vontade com o alheio. Uma pena. Poderia vir com o seu coração mais aberto e ajudar com as suas opiniões propositivas e soluções vanguardistas para os nossos (muitos) problemas e precariedades. Mas, infelizmente, pelas atitudes percebidas, o senhor teria optado pelo caminho destrutivo, ou seja, por um não-caminho, sem rumo e às cegas. E usou palavras de fluência pouco cognitiva, truncada e não recomendável a um profissional que lida especificamente com o verbo.

    Talvez não saiba, mas tantos outros sulistas como o senhor, há muito tempo que se instalaram com mala e cuia às centenas e milhares, principalmente no Centro-Sul do Maranhão. E hoje chamam, sem ranços, o Maranhão carinhosamente de “minha terra”.

    Mas se defenda, Doutor Zanelli. Se no futuro não lhe ocorrerem maiores consequências, quem sabe um dia, volte para São Luís com a alma mais leve, menos desarmada e com olhos menos travados. Mas antes de vir, informe-se um pouquinho que seja sobre a nossa história e as nossas riquezas (sim, nós a temos). INFORME-SE, pois, como diz o cancioneiro, “ignorância é vizinha da maldade”.

    E se nesse retorno, o senhor voltar a criticar os ventos e temperos nordestinos, critique, só que agora com mais embasamento e menos virulência e irreflexão. E PROPONHA SOLUÇÕES, acima de tudo. Estamos em busca delas. Com toda humildade.

    Por fim, caso seja provada a existência de uma teoria conspiratória que venha a atribuir tudo que foi dito a uma ação de hackers, considere esta singela carta como uma hedionda fraude.

    Obrigado.

    Bruno Tomé Fonseca, maranhense, de São Luís/MA, Procurador do Estado do Maranhão, Advogado, Professor Universitário

  56. O ofensor devia mesmo era aprender a redigir e a argumentar!
    O texto dele é canhestro, transgressor das regras gramaticais, referto de contrassensos e vazios argumentativos!
    Nem entrarei no mérito das ideias preconceituosas e secessionistas do cidadão, apenas lembrando que deitam raízes à tese (que, desesperadoramente sedutora para alguns, costuma ser invocada em momentos de fracasso ou inaptidão pessoal) da pretensa superioridade racial deste ou daquele agrupamento humano, desta ou daquela região, desta ou daquela “cultura” interna ou externa. Seria genuína perda de tempo.
    Mas não posso deixar de lamentar – e esse é um coro a ser acompanhado por todos quantos no Brasil exerçamos a advocacia – que um profissional de uma área que aspira a ser tão intelectualmente rigorosa saia por aí, seja hoje em solo maranhense ou futuramente em qualquer diferente rincão da vasta “terra brasilis”, a regurgitar disparates e estultices sobre o Maranhão e os nordestinos.
    Afinal, nunca é demasiado tarde para aprender: somos, com incontáveis defeitos e múltiplas qualidades, nada mais que um só povo!

  57. O sobrenome Zanelli é de origem italiana de Mussolini. O Brasil deu abrigo a muitas dessas famílias de origens fascistas e nazistas, e esse manifesto são sentimentos e heranças desses gringos agregados.

    • Parabens pelo excelente esclarecimento a respeito deste recalcado advogado fascista como voce diz, infelizmente temos que aturar está situação, mas ele será responzabilizado pelas suas infelizes declarações a respeito dos Nordestinos, não sabe ele que o Nordeste sempre foi um berço de grandes juristas, de renomes internacionais, não desmerecendo a região sul, mas no paraná não tem o nosso brilhante josé Sarney, não devemos nada ao paraná. Somos trabalhadores e guerreiros. Infeliz desse facista.

  58. Geeente, não sofram, ele deve ser um mal parido na história de família, é um problemático, é o tipo do infeliz mal amado, mal trepado, comido, mal humorado, mal da cabeça, mal das pernas e mal do P….! só pode né geeeente? é um coitado! tenho de rir desse infeliz(…)

  59. A verdade é que o Sr. Gustavo Zanelli é o sujeito mais idiota de que já ouvi falar tendo discriminação com o Nordeste.
    Ele veio pro Maranhão pra trabalhar, São Luís do Maranhão lhe dá o pão de cada dia, e ele tem a caradura de criticar o Nordeste. Realmente, a pergunta que todos aqui se fazem: o que esse homem está fazendo aqui? por que ele ainda é um jurista? por que não tomam providências contra ele?
    Não vou nem dizer que ele é um criminoso, porque isso já está implícito. No mínimo, ele pode ser chamado de ingrato, por ofender a terra que o acolheu (ele certamente jamais acolheria um maranhense, sem dúvida, mas os maranhenses o acolheram). Ele também ignora que o Brasil não pode ficar sem o Nordeste. Este país iria à bancarrota sem nós. Aliás, se não existisse o Nordeste, não existiriam as outras regiões do país, todas caudatárias do Nordeste, pois aqui é que o Brasil começou. É estúpido um homem da posição dele, um jurista, ignorar ou fingir ignorar essas coisas elementares. Será que ele se formou em advocacia pelo correio? Sei lá…
    Isso é uma vergonha. É no mínimo um vexame. Eu pensava tudo sobre os fascistas. Só não pensava que eles pudessem ter o pior sentimento que já surgiu na face da Terra, que é a ingratidão! Até isso eles têm, pois esse Sr. Gustavo Zanelli é um fascista sim!
    O pior é que ele se acha um grande homem, que pertence a um região superior. E no entanto, eu só fiquei sabendo da existência desse “grande homem” através dessas espúrias coisas que ele escreveu, e que certamente ainda escreve, já que ainda não o trancafiaram numa jaula! A verdade é que ele é tão medíocre, é um micróbio tão insignificante que, não fosse ele ter escrito essas besteiradas, jamais saberíamos que essa nulidade em forma de gente existe!

  60. VEJAM O QUE O MARANHÃO REALMENTE É:
    É O 2º MAIS POBRE DO BRASIL, A FRENTE APENAS DE ALAGOAS;
    O SEGUNDO PIOR IDH (INDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO) A FRENTE APENAS DE ALAGOAS;
    TEM PIOR RELAÇÃO (PROPORÇÃO) MÉDICO/HABITANTE DO PAÍS;
    TEM PIOR RELAÇÃO (PROPORÇÃO) POLICIAL/HABITANTE DO PAÍS;
    O ÚNICO ESTADO BRASILEIRO AONDE A EXPECTATIVA DE VIDA NÃO CHEGA 70 ANOS A MÉDIA BRASILEIRA É DE 75 ANOS;
    METADE DA POPULAÇÃO NÃO TEM ÁGUA TRATADA EM CASA;
    QUASE 90% DA POPULAÇÃO NÃO TÊM ESGOTO;
    DOS 50 MUNICÍPIOS MAIS POBRES DO BRASIL, 32 ESTÃO NO MARANHÃO;
    TEM O PIOR DÉFICIT HABITACIONAL RELATIVO DO PAÍS (27,3%) – AQUELE QUE COMPARA O DÉFICIT HABITACIONAL AO TOTAL DE DOMICÍLIOS DO LOCAL ANALISADO;
    TEM A PIOR INFRAESTRUTURA DE ENSINO DO PAÍS;
    TEM O PIOR ACESSO À JUSTIÇA DO PAÍS;
    É O QUARTO DO BRASIL QUE MAIS TEM ANALFABETOS: 19,31% DA POPULAÇÃO DO ESTADO NÃO SABEM LER;
    2º PIOR ÍNDICE DE MORTALIDADE INFANTIL, COM 29 MORTES, EM MIL NASCIMENTOS;
    SÃO LUÍS É A 15ª CIDADE MAIS VIOLENTA DO MUNDO E 7ª NO BRASIL;
    PODE SER RICO EM CULTURA COMO ALGUNS FALARAM AQUI, MAS SOCIALMETE É UMA VERGONHA;
    O MAIS INCRIVEL: O POVO É TÃO IGNORANTE QUE MANTÉM UMA OLIGARQUIA NO PODER HÁ DECADAS E QUE NÃO FAZ NADA PARA REVERTER A TRISTE SITUAÇÃO DO ESTADO.
    O GUSTAVO ZANELLI PODE TER SIDO GROSSEIRO, MAS MENTIROSO NÃO, PORÉM ELE ERROU EM TER IDO PARA O MARANHÃO (UM DOS PIORES ESTADOS DO BRASIL) ELE PODERIA TER FICADO NO PARANÁ (UM DOS MAIS RICOS E DESENVOLVIDOS DO PAÍS) OU ENTÃO: DF,RS,SC,SP,MG,RJ ENTRE OUTROS MAS ESCOLHEU JUSTAMENTE O MARANHÃO. ERROU FEIO!
    ESSES SÃO ALGUNS INDICADORES QUE MOSTRAM O QUE MARANHÃO REALMENTE É. SINCERAMENTE NÃO ENTENDO COMO TEM GENTE QUE TEM A CARA DE PAU DE ENALTECER ESSE LUGAR!!!

  61. Continuo com a opinião de que o Gustavo Zanelli é um patife, além de ser um idiota, por ter dito tudo isso contra o Maranhão e seu povo.
    No entanto, sou obrigado a reconhecer que o que esse tal de Wander diz não é nem um pouco de se jogar fora. O Maranhão realmente é o estado brasileiro com os piores indicadores sociais. É claro que isso não é motivo pra que alguém fique discriminando o estado. Mas, fora seus dotes naturais (que são aproveitados apenas por uma plutocracia filha da mãe) e seus grandes expoentes culturais, não há o que se dizer de bom do Maranhão na verdade, se a gente refletir um pouco mais.

  62. Fiquei horrorizado. Preferia nem ter visto essa reportagem Sinto-me mal em saber que existe pessoas com um pensamento tão retrógrado. Como nordestino isso me entristece, afinal o povo nordestino também é brasileiro e há nordestinos em todas as partes do país. Talvez, quem sabe, até entre os amigos do Gustavo Zanelli. Como pode alguém formado, estudado ter uma posição tão ignorante, ainda mais de forma tão escancarada! Isso chega a me dar náuseas. Espero que a justiça brasileira tome as providências cabíveis para puni-lo, pois como advogado, ele deveria respeitar as leis do país!

  63. Wander, a situação política, social e econômica de um estado não dar direito a ninguém desrespeitar a população local. Em seu posicionamento, o advogado fala mal das pessoas de maneira genérica e preconceituosa. Problemas sociais existem em todo o país, inclusive nos estados que você destaca como os melhores. A postagem no facebook foi maldita. Ele se coloca como uma pessoa desequilibrada e sem habilidades emocionais para exercer a magistratura! O Maranhão é um estado com muito problemas, mas o povo maranhense não deve ser tratado mal por isso, Wander.

Os comentários estão fechados.