Diretório Municipal do PT aprova filiação de Fábio Gondim

Fabio-Gondim-110211A Comissão Executiva Municipal do Partido dos Trabalhadores de São Luís aprovou hoje (8), por seis votos a quatro, a filiação do secretário de Estado de Gestão e Previdência, Fábio Gondim, aos quadros da sigla. A decisão já foi comunicada à Comissão Executiva Estadual.

A reunião que referendou a filiação do novo membro – que já havia ocorrido no dia 5 de outubro, prazo final para filiações dos que desejam disputar cargo eletivo em 2014 – aconteceu com a presença do presidente municipal da legenda, Fernando Silva, o “Xetrepa”.

“Apenas referendamos uma filiação que já estava abonada desde o dia 5 de outubro. É um ato da rotina administrativa do partido”, disse ele ao titular do blog, por telefone.

pt_gondimAdversários esperneiam

Antes da realização da reunião da Comissão Municipal, membros da Estadual realizaram um outro encontro, que culminou com a produção de um documento negando o pedido de filiação de Gondim ao PT, “bem como todos os demais pedidos de filiação feitos por personalidades públicas nas mesmas circunstâncias” (veja documento ao lado – clique para ampliar).

A plenária, no entanto, não tem validade. Por dois motivos: primeiro porque a Executiva Estadual só poderia deliberar sobre um pedido feito à Municipal depois de esta se manifestar sobre o assunto. Não foi o caso: a reunião da Estadual ocorreu à tarde. A da Municipal, apenas à noite.

Em segundo lugar, o regimento do PT exige que a convocação extraordinária, para surtir efeitos, se dê por dois terços dos 17 membros da Executiva Estadual. Apenas nove participaram da reunião.

“Essa foi uma reunião de banda. Nós não reconhecemos o que se decidiu lá”, declarou Fernando Silva.

Referindo-se aos nove que se encontraram para tentar barrar Fábio Gondim: Augusto Lobato, Marcio Jardim, Zé Carlos, Mundico Teixeira, Dutra de Caxias, Ivaldo Coqueiro, Janete Amorim e Joab Jeremias.

4 pensou em “Diretório Municipal do PT aprova filiação de Fábio Gondim

  1. Gilberto Leda,

    Dois equivocos foram cometidos em sua reportagem. O primeiro diz respeito a uma suposta auto convocação da Comissão Executiva Estadual. Não houve auto convocação, na realidade a reunião de ontem foi uma reunião ordinária, pois a última reunião da Comissão Executiva já havia definido o prazo de 15 dias, portanto ontem, para realização da próxima reunião ordinária. Para a reunião acontecer basta observar o quórum, que no caso é a presença de 09 membros, como ocorreu. O segundo é que, segundo o estatuto do partido, filiação de figura publica nao passa somente por apreciação de Comissao Executiva Municipal. Para ser efetivamente validada esta filiação precisa ser homologada pela Comissão Executiva Estadual no prazo hábil, até 05.10. A Comissão Executiva Estadual nao reuniu-se para homologar nenhuma filiação de figura pública no Maranhão até dia 05, desse modo, nenhuma dessas supostas filiações serão validadas pelo menos nao neste momento para concorrer as eleições do ano que vem, a não ser que estas personalidades publicas se filiem depois, construam o partido e depois disso efetivamente se lancem candidatos para fortalecimento do PT e não de um projeto individual.

    • Executiva estadual, que se reuniu anti-regimentalmente. logo, o que vale é a decisão da Executiva Municipal.

  2. A grande questão é que venderam algo que não tinham como entregar e agora o Vice – Governador, por meio do Presidente Municipal, tenta justificar o injustificável. Como o velho ditado popular contaram com o Ovo no C. da galinha.

Os comentários estão fechados.