Socorrões não atendem, e SES é obrigada a contratar leitos privados

O secretário estadual de Saúde, Ricardo Murad, reuniu representantes de hospitais privados na manhã desta sexta-feira (13) para propor uma parceria emergencial visando atender a demanda por cirurgias eletivas em São Luís.

13.12.2013 Reunião com Hospital Particular Foto Nestor Bezerra (26)A medida foi necessária para dar suporte à rede estadual de saúde, já que os hospitais estaduais de Alta Complexidade Tarquínio Lopes Filho (Geral) e Carlos Macieira estão absorvendo todos os casos de urgência e emergência não atendidos pelos Socorrões mantidos pela Prefeitura de São Luís.

Ricardo Murad explicou que hoje cerca de três mil pessoas esperam por cirurgias eletivas no Hospital de Alta Complexidade Tarquínio Lopes Filho, que está impossibilitado de atender a essa demanda para receber o grande número de casos de urgência e emergência que chegam às UPAs e delas são transferidos para outras unidades da rede estadual.

“Hoje tem ocorrido um fato grave. As nossas UPAS estão atendendo casos que deveriam estar nos Socorrões. Ninguém mais quer procurar os serviços que, na rede de urgência e emergência aprovada pelo Ministério da Saúde, deveriam estar concentrados nos Socorrões I e II,” enfatiza o secretário.

Ele acrescenta que, por conta do não funcionamento da rede municipal, está ocorrendo a inversão do fluxo de pacientes dentro da rede pública de saúde. “Estamos usando a nossa rede e cotidianamente transferindo pacientes das UPAS de São Luís para fazerem cirurgias no Hospital Macrorregional de Coroatá, no Hospital Geral de Peritoró, no de Presidente Dutra e no de Barreirinhas”, afirma o secretário.

Parceria

Participaram da reunião os representantes de quatro hospitais privados em São Luis: Centro Médico, Hospital Português, Hospital Ludovicence e Policlínica do Maiobão. Eles deverão colocar à disposição do Estado suas estruturas físicas e equipes médicas para realizarem cirurgias eletivas por tempo indeterminado em pacientes já triados, que já têm diagnóstico e serão encaminhados por meio da central de regulação estadual. Todos os procedimentos serão pagos pelo Estado.

“O Hospital Geral deveria realizar por dia uma média de 30 cirurgias eletivas e não está conseguindo fazer 10, por que os leitos estão sendo ocupados pelos pacientes que procuram as UPAs por não receberem o atendimento a que têm direito nos Socorrões”, ressaltou.

Ricardo Murad disse ainda que a administração municipal tem que assumir suas responsabilidades na rede de urgência e emergência de São Luís. “No fim do ano passado mostramos que é possível fazer os Socorrões funcionarem. No Socorrão II, por exemplo, ativamos todas as salas do centro cirúrgico, ampliamos o número de cirurgiões, repomos os insumos, acabamos com as macas nos corredores e mostramos que o problema era de gestão”, afirmou.

(As informações são do Governo do Estado)

13 pensou em “Socorrões não atendem, e SES é obrigada a contratar leitos privados

  1. ISSO É UMA VERGONHA PRA ESSE PREFEITINHO E SEU PADRINHO O CHEFÃO DO COMUNISMO. TÁ PIOR QUE JOÃO CASTELO.

  2. O RECARDO MURAD TÁ DANDO UM BANHO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA ÁREA DE SAUDE. TOME VERGONHA ED-H POIS A SAUDE PÚBLICA É DE RESPONSABILIDADE DOS MUNICÍPIOS. SE NÃO FOSSE ESSAS UPAS NÃO SEI COMO SERIA.
    A OPOSIÇÃO É CEGA. NÃO QUER ENXERGAR QUE A NOSSA GOVERNADORA ESTÁ TRABALHANDO COMO NENHUM GOVERNADOR JÁ TRABALHOU NO ESTADO DO MARANHÃO.

  3. Cadê os 72 hospitais? se fosse verdade não teríamos essa superlotação nem na capital nem translado de enfermos para Estados vizinhos. Tá bom assim?

  4. A maior mentira, o S1 e S2 estão abarrotados de gente sabe de onde? Do interior do estado, o problema está7 na falta de alta complexidade no interior do estado, chegue nos Socorrões e pergunte aos pacientes de onde são? 90% do interior do estado, pessoas que estão morrendo por falta do básico! Ricardo Murad, porque em Coroatá tem UPA, Hemodialise, Laboratorio Cedro, Neurocirurgia e demais especialidades? Presidente Dutra tem também e o resto do estado? E a baixada? E a região do alto Parnaiba? Agora antes da veiculação da matéria da Globo anunciam parceria com a rede privada pois já deveria saber antecipadamente o conteúdo da matéria! As UPA’s já atendem a SAMU? Já podem atender?

    • Meu caro, a Prefeitura de São Luís assinou um documento, onde se compromete a receber e atender pacientes do interior, em troca do recebimento dos recursos do SUS que deveriam ser destinado a esses municípios. Tudo acordado.

      • Somente aqui o governo do estado não assume seu real papel de ter hospitais de média e alta complexidade em polos regionais, a exemplo do Ceará que está mudando essa realidade. É totalmente inviável que doentes de Carutapera, Grajaú, Barra do Corda, Tutoia e outros municípios distantes tenham que andar mais de 400km para ter assistência médica na capital, pode colocar 500 leitos no S1 e S2 que nada vai mudar, não precisa ser um gênio da lâmpada para saber disso. O Governo do estado tem que urgentemente ter mais hospitais de alta complexidade meu amigo no interior do estado, só para se ter uma idéia, grande parte dos doentes provenientes do interior do estado estão aqui por fraturas e traumatismos cranio encefálicos por acidentes de moto e carro, o senhor sabe quantas tomografias existem no interior do estado? O senhor sabe quantas ressonâncias magnéticas existem no interior do estado? O senho acha justo que doentes venham 3 x por semanas fazer hemodialise na capital por falta no interior e por só ter somente em Coroatá, Presidente Dutra, Bacabal e Imperatriz, o senhor acha isso normal e certo? O senhor acha que o S1 e S2 tem realmente condição de atender o estado inteiro estimada em 6.569.683 habitantes, me diga se o senhor acha isso viável, se achar acredito que suas faculdades mentais não estão em condição de raciocínio. É inviável, o pobre desse estado morre e agoniza por socorro, agora vem com essa conversa de parceria com a rede pública patra pagar cirurgia em hospital privado, faça-me o favor. Meu amigo, se quer solução para isso, que o Governo do estado tenha alta complexidade nas principiais cidades do estado, que faça concurso público e acabe de vez com esse cabide de emprego nos hospitais do estado. O senhor pode escrever belas redações aqui sobre política, mais de saúde, o senhor não entende é nada, aquilo que passou ontem na globo não representa nem 1% do que acontece de fato. Peça ao Dr Érico Cantanhende diretor do S1 e Dr Ademar do S2 para fazer uma visita nos referidos hospitais e o amigo converse com cada doente que está no corredor e ouça a história de cada um que ali aguarda por socorro. Fico extremamente triste com essas propagandas enganosas que a SES passa na TV querendo enganar a população, pode até enganar quem não tem o mínimo de instrução, mais para quem estudou um pouco mais, aquilo não passa de conversa para boa dormir. Te faço um convite e vou contigo nos Socorrões, eu peço ao diretor para que eu e você possamos conversar com cada doente ali, vamos lá?

      • Não adianta acordo algum sem capacidade operacional. Acredito que houve acréscimo de envio de pacientes aos socorrões para justificar as medidas eleitoreiras que estão sendo tomadas em detrimento do correto funcionamento dos hospitais do interior . Mais uma vez quem sofre é a população de São Luis.

  5. CARO JORNALISTA UMA COISA EU SEI O RICARDO SABE MUITO BEM UTILIZAR A MÍDIA EM SEU FAVOR, MAIS QUERO SABER DOS 72 HOSPITAIS QUE A SES IRIA ENTREGAR EM 2011 E NÃO ENTREGOU, FICOU PARA SER ENTREGUE EM 31 DE DEZEMBRO DE 2013 E NÃO VAI SER POIS SÓ CONSTRUÍRAM 29 HOSPITAIS ATÉ AGORA FALTAM 43 HOSPITAIS PARA SEREM ENTREGUE ATÉ O DIA 31 DE DEZEMBRO, ESTE É MELHOR ADMINISTRADOR QUE VC FALA RICARDO.

  6. É muito simples: como a assistência médica no interior do estado encontra-se aos frangalhos, levas de doentes se mandam para a capital, superlotando os Socorrões. Como saída, Ricardão fará um contratão com seus amigos donos de hospitais em São Luis. Pergunta-se: cadê os 72 hospitais prometidos por Roseana, que já deveriam estar inaugurados e funcionando? Isso é o que pode-se chamar de governo virtual.

  7. Pq não fazer uma reportagem mais completa com o depoimento do secretário municipal de saúde??? o senhor Ricardo Murad secretário ESTADUAL de saúde, se comporta como se fosse municipal. duas perguntas bem simples, a saber: Aonde estão localizadas as UPAS??? em São Luís ou nos interiores?? e o Hospital Geral, está localizado aonde msmo?? E o que dizer do Pan Diamante?? Se em uma situação utópica num determinado dia fossem tirados dos socorrões todos os pacientes oriundos do interiores e todas as ambulâncias oriundas dos interiores fossem impedidas de entrarem nos socorrões aí sim, vcs veriam o verdadeiro atendimento de um hospital MUNICIPAL. Será q existiriam filas de macas nos corredores?? e demora no atendimento existiria?? A verdade que todos nós sabemos é que os socorrões são teoricamente municipais e como tal recebem recursos do governo federal, mas na prática é do conhecimento de toda a população do MA que os socorrões na prática são os dois principais hospitais ESTADUAIS do MA mantidos pela prefeitura. Aí algumas pessoas podem pensar mas o ricardão está inaugurando os hospitais no interiores… ah é ?? e aí eu indago: inauguração de hospitais ou prédios??? pergunte aos prefeitos dos municipais que foram “presenteados” com esses “hospitais” se após 06 meses de funcionamento como eles ficaram. Hj nos interiores os prefeitos estão clamando para a nossa digníssima governadora para que a mesma dê condições para que esses ditos hospitais ESTADUAIS funcionem como deveriam. Pois o ricardão está lá todo sorridente no momento da foto da inauguração, mas com o tempo simplesmente some. E o que acontece, adivinhem??? Os doentes vão ser tratados aonde ?? As romarias de ambulâncias vão para quais hospitais?? a prefeitura de slz poderia sim prestar um melhor serviço de saúde, poderia e deve! Mas o q não se pode é fechar os olhos pra realidade. que a realidade?? a realidade que se num determinado dia as socorrões fechassem as portas por um único dia o Sr. Ricardo Murad veria o qto eles fazem fazem falta no amparo da saúde para o governo ESTADUAL. e aí a imprensa como um todo pararia para refletir sobre a política de saúde realizada pela Roseana e pelo secretário “municipal de saúde” sr. ricardo murad, digo municipal, pq ele só fala de hospitias e UPAS de slz, e vira as costas para a triste e vergonhosa saúde do interior do Ma. Ah, quero avisar que não faço parte do governo do Sr. Edvialdo Holanda Jr., sou apenas um maranhense que gosta que as verdades sejam ditas e não camufladas ou maquiadas e que responsabilidades assumidas, coisa q Sr. Ricardo Murad não faz ao atribuir aos socorrões a responsabilidade pelo caos pela saúde do ESTADO.

    • Concordo Eduardo com todas as palavras escritas por você, queria só saber o porque de Coroatá ter uma UPA e um Hospital de alta complexidade com Neurocirurgia, Hemodialise, SAMU, Ortopedia visto que em Peritoró como falam na TV recebe pacientes de São Luís, queria entender essa logística aí!!

  8. como é que éhéhéhéhéhéhéh?……hahahahahaha……………………quem???………………..ahahahahahah.o que???………………….ahahahhahahahah,vamos tentar contar mais uma piada né!!!!!

Os comentários estão fechados.