TRE cassa Beto Castro

beto_castroO Tribunal Regional Eleitoral (TRE) manteve hoje (17) decisão da juíza Luzia Madeiro Nepomucena, titular da 3ª Zona Eleitoral de São Luís, e cassou o mandato do vereador Beto Castro (PRTB).

A votação terminou 4 a 2. A ação de impugnação do mandato do parlamentar foi protocolada pelo primeiro suplente Paulo Roberto Pinto, o Carioca, também do PRTB, que deve assumir o cargo após o julgamento de embargos de declaração a serem interpostos pela defesa de Castro – o advogado do parlamentar recorrerá, ainda, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O processo de cassação movido por “Carioca” contra Beto Castro teve como base uma denúncia de falsidade ideológica feita a partir da constatação de que o parlamentar usa (ou usou) mais de uma identidade.

Um problema com as assinaturas do parlamentar foi evidenciado assim que ele registrou candidatura, no ano passado. Até então, ele era “conhecido” em São Luís como Werbeth Machado Castro.

Foi com esse nome que ele se apresentou em 2008, quando policiais da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) o prenderam dirigindo uma picape Corsa prata com placa clonada de um Corsa GL branco.

Castro foi autuado por receptação de produto roubado e posteriormente condenado, em ação que tramitou na 6ª Vara Criminal, ao pagamento de cestas básicas, que eram entregues na sede do juízo, onde o parlamentar ainda assinava uma folha freqüência, a “Certidão de Comparecimento do Acusado”.

Ao registrar a candidatura, descobriu-se que Werbeth Machado Castro era, na verdade, Werbeth Macedo Castro, e que a identidade apresentada em 2008 era falsa. Um laudo da Polícia Federal chegou a confirmar essa informação (relembre).

11 pensou em “TRE cassa Beto Castro

  1. Olha a cassação de Beto Castro era esperada por várias vezes me pronunciei sobre o caso e como sou aluno da Especialização de Direito Eleitoral da EJEMA, e acompanho as decisões dos Magistrados do TREMA era questão de tempo a cassação do Vereador Beto Castro, ainda mais devido a provas substanciais por meio de perícia em sua assinatura e agora é esperar no que vai dar quando o carioca assumir outro que tem problemas com a justiça difícil a situação da Câmara de São Luís-MA

  2. Menos uma vergonha para São Luis, sai “6” e entra “meia duzia,”
    mais esta pendenga só vai acabar quando o TSE bater o martelo, o que será em alguns meses, enquanto isso …
    Beto Castro vai continuar mamando nas “tetas” do contribuinte.

  3. teu amigo coronézim nunca mais apareceu ali pras bandas do marcus center porque será? não fica mais puxando saco dos juristas e de prefeitos do interior porque será?

  4. O filho da ex-prefeita de Dom Pedro tem dezenas de CPF e RG e será candidato a deputado. Pode isso? Se Beto foi cassado por isso, o tal de Eduardo DP tem que ser é preso.

  5. CARO JORNALISTA ESSE VEREADOR NUNCA FEZ NADA PELO BF, SE FOSSE NO PAÍS SÉRIO ESTAVA NA CADEIA, VAI EMBORA BETO NÃO FAZ NADA

  6. Pingback: Beto Castro grava vídeo de apoio a Lobão Filho | Gilberto Léda

Os comentários estão fechados.