CNJ usou vídeo falso em relato enviado a Joaquim Barbosa, diz secretário

fakeO secretário de Justiça e Administração Penitenciária, Sebastião Uchoa, afirmou hoje (28) que o vídeo em que um rapaz aparece com a perna dilacerada, postado página da Folha de S. Paulo como se fosse de um interno de Pedirnhas, não tem qualquer relação com o sistema penitenciário maranhense.

O vídeo circula há duas semanas em redes sociais e membros do Sindicato dos Agentes Penitenciários – entidade historicamente ligada à oposição no Maranhão – o entregaram ao juiz Douglas Martins, representante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), como se o registro fosse em presídio local. O caso acabou sendo incluído no relatório encaminhado ao presidente do CNJ, ministro Joaquim Barbosa.

__________________Leia mais

Baixe aqui a íntegra do relatório do CNJ sobre os presídios maranhenses

Uchôa considerou uma “irresponsabilidade” manobra dos seus opositores. “Trata-se de uma irresponsabilidade de líderes do Sindicato dos Agentes Penitenciários que induziram ao erro o juiz Douglas Martins, do Conselho Nacional de Justiça, muito embora ele tenha sido advertido disso”, assegurou Uchoa.

O vídeo acabou se constituindo na parte grotesca do relatório. Nele um rapaz que rola no chão, com a perna dilacerada, é dado como um preso torturado dentro da Penitenciária de Pedrinhas.

“É mentira. O juiz Douglas Martins ligou-me ontem à noite e eu disse a ele que aquilo era uma armação. Ainda assim ele levou adiante o seu intento de fazer daquilo parte integrante do relatório dele”, lembrou o secretário.

A TV Folha publicou as imagens em seu site (veja aqui), também como se fosse de um detento. “Preso é dissecado vivo em presídio do MA”, diz a manchete. O homem, no entanto, foi vítima de acidente de trânsito, segundo informou o titular da Sejap.

“Aparece o rosto e fica fácil identificar a pessoa. Quando isso for feito, vai ficar provado que o juiz Douglas Martins carregou o seu relatório com informações falsas”, afirmou Uchoa que salienta, ainda, outras “impropriedades” no relatório que ganhou as páginas dos jornais deste sábado.

“Quando o juiz diz que foi impedido por líderes de facções de entrar em determinadas áreas da penitenciária, ele também faltou com a verdade. Na realidade, ele foi aconselhado pelos diretores da penitenciária a não fazer aquilo naquele momento, que também era o de visita de familiares. Os detentos não gostam de intromissão quando estão recebendo os parentes. Foi só um conselho que ele acatou. Não teve nada de proibição imposta por detentos”, assegurou.

Sobre o assassinato de um preso no Anexo II de Pedrinhas, descrito no relatório de Douglas Martins como o de um detento que não concordou que sua mulher fosse abusada sexualmente, Sebastião Uchoa afirma que o assassinato aconteceu muito distante do ambiente em que acontecem os encontros íntimos.

“Os fatos não se relacionam, isso ainda está sendo investigado e tudo o que vem sendo dito é fruto do clima que se estabeleceu ou que se quer estabelecer artificialmente por razões que devem ser esclarecidas”, completou.

14 pensou em “CNJ usou vídeo falso em relato enviado a Joaquim Barbosa, diz secretário

  1. Isso é seríssimo, se for verdadeiro, esse Juiz deve ser afastado imediatamente da função que exerce e receber o “beneficio” da compulsória, já que esse pessoal não pode ser demitido.
    Se for verdadeiro, cabe a SEJAP execrar tal Juiz junto, não só ao CNJ, mas também junto ao STF já que, em sendo verdadeiros os fatos relatados por Uchoa, tal Juiz não passa de mais um canalha pago com o nosso dinheiro.

  2. se trata-se ou não do sistema do prisional do Ma, eu não sei. só sei que o vídeo, o ambiente e as vozes, se confunde com com presídio sim. E se fosse acidente, tinha muita gente em volta desse rapaz.

  3. Cara, esse vídeo pode até ser falso, mas será que vão negar também a barbárie das decapitações que aconteceram esse ano???? Uma perna dilacerada é fichinha perto de cabeças rolando…

  4. E os presos que foram decapitados (cortados as cabeças de seu próprio corpo). O homem que não tem a bola de cristal, também vai afirmar que é mentira.

  5. Bom dia,

    Prezado Gilberto Leda, assistir ao vídeo publicado pela Folha, e que me desculpe o Dr. Sebastião Uchoa, pessoa que admiro muito e tenho o maior respeito, pois sei da sua competência, mas este vídeo nunca foi e nem será em lugar nenhum, um acidente de transito, o que na realidade aconteceu especificamente neste caso, é que tentaram tirar literalmente a pelo deste cidadão, não há nenhum outro ferimento no cidadão que indique acidente de transito, é só observar bem o vídeo, não há nem se que um arranhão, seria mais pratico e decente o Dr. Sebastião Uchoa, assumir realmente o que aconteceu, do que ficar tentando tapar o sol com a peneira, sinto muito ter que fazer este comentário, principalmente em relação ao Dr. Uchoa, que repito homem muito integro.

  6. Estranho é essa informação relevante estar escondida em alguns blogs. Se o vídeo é mesmo falso, deveria haver uma investida mais contundente do governo do Maranhão em falar sobre o caso. Tudo muito estranho nessa história. Agora, ninguém me convence de que a situação dos presídios maranhenses não seja grave, se no resto do Brasil é, imagina no Estado da Federação com o pior IDH.

  7. Inaceitável!!!

    Me desculpe o Sr. Uchoa, mas vi o vídeo do rapaz com a perna dilacerada , o fundo das imagens é semelhante do vídeo dos presos decapitados.
    Enfim .. no momento que li que era um vídeo falso, até fiquei aliviada, pois ainda acredito que as pessoas não são capazes de tanta crueldade.
    Mas infelizmente tudo indica que o rapaz é um detento que foi torturado e filmado exclusivamente sua perna dilacerada , para registrar a tortura !!
    Enquanto ele estava aparentemente anestesiado, pois nem gritar ele fazia, imagino um familiar vendo o vídeo, eu senti piedade do rapaz, independente do crime que o levou ao presídio, imagina um parente.
    Lamentável o vídeo!!!!

Os comentários estão fechados.