Gastão diz que aguarda comando de Dilma para confirmar saída do MTur

gastaoO ministro do Turismo, Gastão Vieira (PMDB-MA), disse ontem (3) que aguarda apenas um comando da presidente Dilma Rousseff (PT) para informar oficialmente quando deixará o posto de titular do MTur, cargo que ocupa desde setembro de 2011.

O peemedbeista afirmou que já comunicou à petista o seu desejo de sair para tentar a reeleição para o cargo de deputado federal e espera a definição apenas da data para desincompatibilizar-se. “A gente já comunicou que vai sair e agora está esperando ela [presidente Dilma Rousseff] dar um comando”, declarou o ministro.

Vieira é um dos pelo menos dez ministros de Estado que devem concorrer a cargo eletivo em 2014 e precisam se desincompatibilizar até o dia 6 de abril deste ano. Outro maranhense que ocupa cargo no primeiro escalão do Governo Federal é o ministro Edison Lobão (PMDB-MA), do Ministério das Minas e Energia. Mas, como tem mandato de senador até 2018, deve permanecer na equipe até o fim do ano.

A intenção da presidente Dilma, segundo informou a Agência Brasil ainda em dezembro do ano passado, é antecipar as mudanças para que elas sejam concluídas “até o carnaval” e evitar maiores problemas para a condução do governo no ano eleitoral.

“Vou fazer a reforma ministerial e vai ter um período. Pretendo fazer da segunda metade de janeiro até o carnaval”, disse Dilma em entrevista a jornalistas no Palácio do Planalto, no dia 18 do mês passado.

Apesar do posicionamento formal da petista, Gastão Vieira acredita que as mudanças ainda não foram todas confirmadas porque há “muita pressão” sobre a presidente e “muita confusão” entre os partidos aliados. Contudo, ele avalia também que até o carnaval esteja tudo resolvido.

“A gente está esperando ela determinar o dia. Eu creio que isso deve acontecer na segunda quinzena de fevereiro, início de março”, opinou.

Ainda de acordo com ministro, a expectativa geral é que a minirreforma não ultrapasse o carnaval, menos para a ministra-chefe da CasaCivil Gleisi Hoffmann (PT-PR), que pretende candidatar-se a governadora do Paraná e deve deixar o cargo já em janeiro.

“Essa é a expectativa de todo mundo [que a minirreforma ocorra até o carnaval], fora Gleisi [Hoffmann], que parece que quer sair agora em janeiro. Enfim, ela [Dilma Rousseff] ainda não comentou nada com ninguém e está todo mundo sem saber, em compasso de espera”, completou.