Câmara pedirá explicações sobre fechamento de unidade de queimados no Socorrão II

camaraO líder da oposição na Câmara Municipal, vereador Fábio Câmara (PMDB), informou ontem (5) que já no início desta semana solicitará diretamente ao prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PTC), e ao secretário municipal de Saúde da capital, César Félix, informações sobre o fechamento da unidade de atendimento a queimados que deveria funcionar no Hospital Municipal Clementino Moura, o Socorrão II.

A revelação de que a unidade não funciona, mas que, mesmo assim, a Prefeitura de São Luís recebe recursos do Ministério da Saúde (MS) para mantê-la – porque não informou ao Governo Federal que ele nunca fora ativada – foi feita pelo secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad (PMDB). Ele tomou conhecimento do caso em meio à crise de segurança na capital.

Quatro vítimas de queimaduras durante os ataques do crime organizado a ônibus na capital – os veículos foram incendiados na noite de sexta-feira, dia 3- precisaram ser transferidas do Socorrão II para unidades do Estado porque o hospital municipal não possui a estrutura que deveria para atender ocorrência dessa natureza.

__________________Leia mais

Prefeitura desativou unidade de queimados do Socorrão II

Segundo Câmara, a decisão de procurar primeiro o Município para obter esclarecimentos foi tomada para evitar que uma denúncia direta ao MS pudesse prejudicar ainda mais a cidade com a perda de recursos.

“Ainda nesta semana buscarei explicações e soluções para o não funcionamento da referida unidade de Queimados junto ao prefeito e ao secretário de saúde do município de São Luís. Não sou do tipo que faz oposição irresponsável e menos ainda daqueles que apostam no ‘quanto pior, melhor’. Uma denúncia direta feita ao ministério da saúde poderia, inclusive, privar o nosso município de receber recursos federais para o setor. Primeiro buscarei formas de resolver o problema no âmbito local. Somente após esgotadas todas as formas de diálogos e soluções locais é que buscarei saídas noutras esferas”, declarou.

O vereador reforçou as declarações do secretário estadual de Saúde – ele já havia afirmado que o município recebe os recursos, apesar de não haver instalado unidade de queimados – e disse que a Prefeitura recebe a verba.

“São Luís recebe mensalmente recursos federais, dinheiro público enviado da União para manter em funcionamento uma moderna unidade de atendimento e salvamento de queimados instalada no Socorrão II. E foi na adversidade dos últimos acontecimentos que veio à tona o que o fundo do poço da incompetência existente na prefeitura da capital mantinha escondido. A unidade de queimados do Socorrão II recebe os recursos mas não funciona. Está, inexplicavelmente, fechada”, denunciou.

Outro lado

Em nota, a Prefeitura confirmou que o serviço de atendimento a vítimas de queimaduras nunca foi instalado no Socorrão II, mas garantiu que os recursos  para a sua manutenção não têm sido repassados pelo Governo  Federal.

“O Município foi habilitado em 2009 pelo Ministério da Saúde para instalação de uma unidade especializada de tratamento a queimados. Contudo, a implantação do setor nunca ocorreu e consequentemente não há repasse dos recursos pelo Ministério da Saúde”, diz o comunicado.

12 pensou em “Câmara pedirá explicações sobre fechamento de unidade de queimados no Socorrão II

  1. Esse rapaz deveria ser blogueiro e não vereador, putz!! o cara não tem um projeto a unica coisa que faz é bater na prefeitura, será que seu dono o Ricardo Murad só o adestrou para atacar o prefeito? ele deveria ser adestrado para defender o povo e criar projetos em prol da população.

  2. CARO JORNALISTA ESSE VEREADOR DEVERIA ERA TAMBÉM PEDIR EXPLICAÇÕES DOS EU MENTOR POLÍTICO RICARDO MURAD SOBRE A DISPENSA DE LICITAÇÃO DE UMA EMPRESA DE TÁXI AÉREA DE UTI SOBRE O TRANSPORTE QUE FOI FEITO DO SEU CUNHADO VEREADOR E PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADOR DE COROATÁ PAR SER LEVADO PARA O ESTADO DE SÃO PAULO NO VALOR DE R$ 83.700.00 ISSO SIM É UMA VERGONHA POIS ESSE CUNHADO DE RICARDO É RICO.

  3. NÃO SEI PORQUE VC NÃO DEIXOU O MEU COMENTÁRIO QUE EU FIZ CONTRA ESSE VEREADOR E RICARDO MURAD, JÁ MAIS NOS MEUS COMENTÁRIOS EU VOU ATACAR A VIDA DA PESSOAL E SIM O CARGO PÚBLICO QUE ELE EXERCE CARGO PÚBLICO

Os comentários estão fechados.