Malhar os Sarney resolve a crise no Maranhão?

Do Brasil 247

247Envolvido em uma crise no setor de segurança, o Maranhão é costumeiramente chamado de Estado  mais pobre e mais atrasado do Brasil. O problema é que isso não é verdade. Segundo o último levantamento do IBGE a respeito do crescimento dos PIBs dos Estados, o Maranhão teve um crescimento de 10% em sua economia entre 2011 e 2012, o que o coloca como campeão de crescimento na região Nordeste. Com uma produção de riquezas estimada em R$ 52 bilhões, o Maranhão é, atualmente, a 16ª maior economia do País, bem distante do último colocado, Roraima, cujo PIB está em R$ 6,9 bilhões (tabela abaixo). No quesito PIB per capita, o menor entre todos é o do Piauí.

Antes do salto de 10%, o Maranhão já havia crescido 8,7% entre 2010 e 2011, ficando em segundo lugar entre os Estados que mais cresceram na região Nordeste.

Neste momento, o Maranhão vai sendo apontado como o símbolo pronto e acabado do caos no setor de segurança pública, mas esse privilégio às avessas nem de longe é uma exclusividade. Assim como a ONU, agora, quer uma investigação rigorosa sobre as condições do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, a Comissão de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA) exige providência imediatas do governo do Rio Grande do Sul em relação ao Presídio Central de Porto Alegre, que já foi considerado o pior do Brasil.

Em matéria de condições carcerárias, de resto, o País como um todo não tem nenhum motivo para se orgulhar.

A tática de queimar ônibus para criar uma situação de insegurança entre a população, infelizmente, também não é utilizada pelo crime organizado apenas no Maranhão. São Paulo, o Estado mais rico da Federação, vive rotineiramente essa realidade. Neste ano, a capital paulista já teve quatro coletivos incendiados em bairros da periferia.

No ano passado, o PCC, nascido nas cadeias paulistas e hoje com presença nacional, promoveu queimas em série no ano passado em São Paulo, combinadas com ataques a postos da Polícia Militar. A situação levou o governo federal a oferecer ajuda ao governo paulista na forma de tropas da Força Nacional de Segurança, mas o governador Geraldo Alckmin recusou a oferta e buscou por seu próprios meios resolver a situação. Não houve nenhuma cogitação de intervenção federal em São Paulo.

No Maranhão, ao contrário, situações semelhantes às vividas pelo Rio Grande do Sul e São Paulo servem para se levantar a hipótese da intervenção. A diferença está, sabe-se, no sobrenome da sua governadora.

Extremamente ligada ao pai, o ex-presidente José Sarney, Roseana Sarney enfrenta hoje um quadro tão complexo quanto o enfrentado por muitos de seus colegas governadores. Mas o peso da marca Sarney faz dela um alvo permanente que, agora, a rebaixa à condição de Judas da vez.

Assim como fez Alckmin no ano passado, Roseana, agora, também procura reforçar, com os meios do Estado, o setor de segurança. Neste sentido, seu governo anunciou prisões entre os líderes da rebelião de Pedrinhas e operou transferências de presos para cadeias federais. A exemplo de Tarso Genro, no Sul, em relação ao presídio de Porto Alegre, também interessa a ela uma investigação em Pedrinhas, para que as condições melhorem e as mortes bárbaras cessem.

Mais do que um espetáculo de achincalhe público, a crise do Maranhão, por complexa, demanda uma nova reflexão com base em dados objetivos e não a aplicação de uma revanche.

40 pensou em “Malhar os Sarney resolve a crise no Maranhão?

  1. Meu caro vc é jornalista ou é babão… vai lá em pedrinhas e bota tua cabeça para eles cortarem… ai vou no teu velorio levar umas flores pro teu caixão… uma boa hora de ficar calado… jornalista sem credibilidade.

    • Meu caro, o texto é do site Brasil 247, vc nao viu? O mesmo que vem sendo usado desde o início da semana como fonte de informação da oposição no MA. Não serve mais?

      • Procure ter vergonha!!! Sabe a melhor coisa é você ser concursado e deixar de ser dependente desse sistema. Você tá pesando que o povo do Ma é burro, besta, idiota??? Rapaz procurar respeitar o povo!

  2. Malhar não resolver, é claro, mas é para mostrar ao mundo que ela não passa de uma incompetente. Só aqui, no Maranhão, através de sua rede babões, puxa-sacos e blogueiros para fazerem ela pensar que é uma gestora competente. Fala sério!

    • Não. O sistema carcerário no Brasil é podre. hoje o Maranhão está em evidencia assim como foi São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santos,Natal entre outros. Quanto a Família Sarney, eles são maranhenses e tem que viver em seu Estado natal, porque não?Outros políticos já ocuparam o governo e fizeram até pior demonstraram que não tinham nenhum zelo pela coisa pública.
      Muitos que estão em evidencia para possíveis cargos não tem assim essa boas posturas, não.

  3. Aí é babar demais esse povo, Dr. Blogueiro, quer dizer que, foram pegos em escutas telefônicas, os bandidos que deram e os que receberam as ordens, para os ataques acontecidos nos últimos dias e ficar, caladinho, sem tomar uma providência, nem reforço policial, nem um aviso a população em sua rádio, ou sua tv. É REFORÇAR A SEGURANÇA? Prender os bandidos, depois de matar, e tentar matar, já sabendo que fariam, é REFORÇAR A SEGURANÇA? Eu acho que o dinheiro que você recebe, para escrever essa ruma de babozeira, não vale a sua vida, de sua família, amigos e da população em geral. Tenha pelo menos um pouquinho só, sei lá, o que deve restar em você, que seja uma gota de bom senso, de humanidade ou de respeito, querer dizer que os fatos, são boatos, aí é brincar com o povo, com o cidadão, sinceramente, espero que você, ou alguém bem próximo não seja próxima vítima, pra que não venhas aqui defender os culpados, só por dinheiro. Abraço.

    • Por sinal o mesmo que vem sendo usado como fonte de informação desde o início da semana por blogs e sites ligados à oposição maranhense. pq agora não presta mais?

      • De ambos os lados, é um site tendencioso, e que não tem o mínimo de compromisso com o leitor . é apenas uma forma de tirar patrocínio da Caixa .

  4. Se a pergunta fosse: tirar, arrancar,apagar politicamente, eu lhe responderia que sim meu caro, pois pior do que está não pode ficar…

  5. O Maranhão vai muito bem! Quem disse a você que existe alguma crise para ser resolvida? A sensação de insegurança é aparente e a violência existe apenas no interior do presídio de Pedrinhas.

  6. tenho pena do nosso Maranhão , creio que isso vai mudar nas eleições de 2014
    as mentiras iram desaparecer e a verdade vai prevalecer , meu Maranhão é muito rico basta só ter bons administradores sem falar em politica.

  7. Não se pode falar da violência crescente em nosso estado, (crescimento este que começou em 2009 só para lembrá-lo meu caro Leda), sem citarmos os nossos gestores, e não venha nos dizer que há uma campanha difamatória como falou um colega seu hoje à tarde na emissora do Sarney. Os fatos falam por si só, a incompetência e inoperância do Governo e seus escudeiros gestores diante dos acontecimentos ao longo de 2013 é que colocou o Maranhão nas manchetes dos principais jornais do país.
    E viva as outras mídias, que revela ao povão tantos índices negativos que o sistema mirante tenta mascarar

    • é sempre assim pra turba da oposição: se é bom, é mérito da oposição, se é ruim, culpa do grupo sarney

  8. TU É UM BABÃO! TU NÃO LIGA PRA NINGUÉM SÓ PARA O SEU BOLSO!
    Já assistiu o filme “A QUEDA”?
    Para quem andava pela UEMA com uma camisa com a frase “ROSEANA PRESIDENTE? SÓ SE EU FOR DEMENTE”? TU TÁ SAINDO UM BABÃO E TANTO.

  9. O Maranhão avançou na produção de renda bruta, mas a distribuição é capenga, forçando “o grosso da população” a viver miseravelmente. A propósito, a renda “per capita” maranhense é a segunda menor (só perde para o Piauí).
    Não digo que Roseana só teve erros. Claro que não (programa saúde é vida tem erros mais é inegável o avanço nessa área no governo atual). Mas pelos erros dela, posso deduzir que não quero mais ela no poder.

  10. VC PARECE QUE E FUNCIONARIO FANTASMA, DESSA GOVERNADORA QUE NADA FAZ PARA O MARANHAO, SE FOSSE QUALQUER ATO DA OPOSICAO SERIA MATERIA DE CAPA DE REVISTA

  11. Realmente estão atacando a pobrezinha da governadora,que faz uma excelente administracao,ou melhor,esta fazendo o melhor governo da sua historia….
    Cria vergonha seu jornalista,procure ser imparcial e divulgar a noticia com clareza,essa família em quase 50 anos de governo afundou nosso estado,todo dia somos noticias em rede nacional..será que todos estão inventando isso? Kd os hospitais prometidos? pq vc nao fala sobre a fraude no programa de saude? pq nao fala sobre o edital de licitacao de compra de lagosta ?

  12. Por que nesse blog não há matéria sobre a licitação de alimentos para o Palácio? Aproveita e destaca o valor a ser pago para ração de peixes. Ops, esqueci, vc não pode fazer propaganda negativa.

  13. Não resolve mas a mídia nacional está com os olhos voltados pro MA agora.
    Qualquer atitude suspeita a família Sarney será alvo constante e massivo da mídia sulista, acho que até demorou pra eles perceberem isso, sempre faziam reportagens tímidas sem atacar a oligarquia por ser dono da Mirante, filiada da Globo. Mas depois do caos e agonia não tem como, entende-se que a relação está fragilizada.
    O primeiro passo foi dado com o Jornal da Globo, quando a Mirante fez matéria regional bem pacata e depois colocaram a reporter de BSB jogando tudo no ventilador, relatando a até do ano eleitoral.
    Hoje já saiu o episódio da licitação das iguarias em meio ao caos, agora salve-se quem puder. Qualquer peidinho cheiroso vai ser notícia.

  14. É o que tem de melhor em nossa constituição:liberdade de expressão,poder ao menos gritar contra que oprime e desrespeita;Não podemos ser como o sapo debaixo do pé do boi.Agora se você considera malhação,lembre-se dos tempos de chumbo quando quem falava,sumia,apanhava,era preso,perseguido…

  15. GENTE CHAMAR ESSA CORJA DE BLOG. DA OLIGARQUIA DE BABÃO É ELOGIOS NEM SABE O QUANTOS ELES FICAM SATISFEITOS.

  16. Canalhice, esta sua postagem, simplesmente ridículo. Estes monstros que dominam o Maranhão há 50 anos são os únicos repoisáveis por toda esta calamidade.

    • a postagem é do Brasil 247, um site que vem sendo usado como fonte de informação desde o início da semana pela mídia oposicionista. agora não presta?

  17. Meu Caro, o sistema prisional não é a única coisa que não funciona no Maranhão. A educação é um vexame, faltam professores em todas as escolas de responsabilidade do Estado, o maior exemplo é o Liceu. Procura saber como funciona a considerada Melhor escola do Maranhão, aí tu vai ver que a imprensa nacional tem razão.

  18. Vc pode até não ter escrito o texto, mas o utilizou como forma de expressar o seu pensamento, pois comunga da mesma idéia. Nenhum problema. É patente a sua posição, sobre o grupo político a que vc aderiu, mas agora querer tirar o seu da reta, não assumir a postura como defensor do que aí se apresenta, aí já é pura covardia.

    • tirar o meu da reta, amigo? vc acha que quem está aqui dando a cara a tapa todos os dias – e não se escondendo atrás de pseudônimos, como a maioria – pensa em tirar o seu da reta? quando cito a fonte, mostro apenas que o mesmo site que é usado diariamente pela oposição, agora não serve mais como fonte de informação para essa mesma oposição, simplesmente pq os desagradou.

  19. SE ENTREGAREM O COMANDO DO GOVERNO DO ESTADO A ESSE COMUNISTA DO FLAVIO DINO VAI FICAR PIOR QUE O GOVERNO DE JACKSON LAGO. É ROUBO PRA TODOS OS LADOS.

  20. divulgue o IDH do Maranhão……o nosso estado está em último lugar….
    o PIB está melhorando mas não qualifica a melhoria das condições humanas pois a riqueza se concentra nas mãos de poucos…

Os comentários estão fechados.