Descoberta de ataques foi golpe de sorte (por leniência da Justiça)

onibusNão fosse a leniência da Justiça – ou mesmo medo de alguns juízes -, a cúpula da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) poderia ter descoberto muito antes do que conseguira que o crime organizado preparava uma série de ataques na capital depois que regalias foram cortadas em uma unidade do Complexo Penitenciáro de Pedrinhas.

Por meio da “Operação Teia”, a Polícia Civil já investigava, desde meados do ano passado, pelos menos 300 suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas em São Luís.

De tudo o que foi apurado, pediu-se à Justiça, em meados do mês de outubro, a autorização para 120 mandados de prisão e mais de 200 de busca e apreensão. Ninguém teve coragem de assinar os mandados, que, contam fontes da Polícia Civil, seria uma golpe na “espinha dorsal” das duas maiores facções em atuação no estado – que teriam sérios problemas para se reorganizar depois disso.

A polícia tinha, ainda, uma lista de mais de 300 números de telefones grampeados com autorização judicial. Nesse caso, as autorizações precisam ser “renovadas” a cada 15 dias, segundo explicou o mesmo interlocutor.

No dia 4 de dezembro, expirou a última autorização, cujo pedido de renovação só deferido pela Justiá pouco antes dos ataques do dia 3 de janeiro, a fatídica sexta-feira dos ataques a ônibos e delegacias de São Luís.

Do dia 4 de dezembro, até praticamente o dia dos atos criminosos, toda a comunicação entre os bandidos “emudeceu-se” para as forças policiais.

E é aí que vem o golpe de sorte: todas as gravações que já vieram a público só foram obtidas porque a mesma Polícia Civil mantém em curso outra investigação, com outros alvos interceptados também por meio de autorização judicial.

E esses alvos conversam constantemente com os líderes das facções presos em Pedrinhas. Como “Praguinha”, por exemplo.

Não fosse esse detalhe, certamente os 20 ônibus que deveriam ser incendiados pelo crime organizado hoje estariam em cinzas. E muito mais gente teria sido vitimada.

13 pensou em “Descoberta de ataques foi golpe de sorte (por leniência da Justiça)

  1. Essa informação é mais uma das falácias do sec. de segurança e sua trupe.
    Com efeito, se é verdade o fato de que os bandidos estavam sendo monitorados, porque não impediu-se a queima dos ônibus, evitando-se, toda àquela tragédia?
    O sigilo das comunicações é uma garantia do cidadão, contemplado na constituição, e, com toda certeza, nenhum juiz vai quebrar essa regra aleatoriamente.

      • Ok Gilberto, e por isso tu estás comemorando?? por que puseram fogo em 4 ônibus?? Ah, me compre um bode!!!

        • comemorando? estou destacando o trabalho da inteligência da PM, que evitou muito, mesmo com pouco efetivo (culpa do Governo do Estado), e com a leniência da Justiça

      • Só ta faltando vcs dizerem que “só uma” morreu, e que poderia ser mais.Santo Deus!!!!! E mais, se o judiciário tem culpa então, porque teu governo não desmente a nota do TJ!!?????

  2. Caro Gilberto, é claro que houve crescimento da violência no Maranhão; mas veja as manchetes do portal G1 desta segunda-feira (13/01/2014): “Madrugada violenta em Campinas, SP, tem 13 pessoas assassinadas.” “Em 3 dias, SP tem 5 ônibus incendiados”. “GUAPORÉ Câmera registra tumulto em boate no RS Homem usou spray de pimenta no local”. Não que dizer que justifica a violência aqui, mas que está havendo jogo político devido a proximidade das eleições está. O que se quer no momento, não é culpar ninguém, até porque se formos culpar alguém, os culpados são os legisladores que relutam em rever o código penal brasileiro; talvez até por medo de serem atingidos. O executivo faz a parte dele através da polícia prendendo; o judiciário aplica a lei, que por sua vez é criada pelo senadores e deputados federais; portanto, o melhor no momento, é pressionar o congresso para aprovar leis mais rigorosas: exemplo: traficantes, criminosos reincidentes, crimes hediondos, não possuem nenhum benefício. E que se dê uma solução para o problema agora, sob pena de pagarmos por um preço ainda mais alto.

  3. Parabéns!!! A culpa é do judiciário q não quebrou o sigilo de todos. E se a SSP tava de posse de pelo menos esses, pq não evitou a morte da pequena Ana Clara e o incêndio dos 4 ônibus? Pq a mesma SSP não avisou aos policiais que estes eram alvos? Pq a mesma SSP não avisou as empresas de ônibus pra evitar ônibus queimado e a morte da pequena Ana Clara?

    Aluísio incompetente bem como sua cúpula. E quanto a ti, blogueiro, tarefa árdua ter que tentar defender!

  4. Olha considero esta noticia mais uma que era melhor ficar calado, pois quanto mais se explica piora. Tudo bem dou meus parabéns ao setor de inteligência da SSPMA, que impediu a queima de 16 ônibus e não conseguiu evitar a queima de 04 ônibus e que em um desses uma menina faleceu e outras pessoas estão internadas lutando pela vida.
    Olha acho que não deram foi o devido valor as informações colhidas e não acreditaram no que podia acontecer, as coisas estão complicadas para todo mundo.
    Gilberto antes destes acontecimentos tinha policiamento direto na cidade blitz dos PMs e Operações do Choque prendendo os bandidos e agora não vejo mais.

  5. Parabens pela postagem. Até que enfim alguém mostrou a verdade. Será que segurança pública é problema só da polícia? Vc ta de parabens.

Os comentários estão fechados.