“No final da fila, os presidiários”, opina Edinho Lobão sobre prioridades da CDH

Globo.com

edinhoO senador maranhense Lobão Filho (PMDB) criticou nesta segunda-feira (13) a atuação da Comissão de Direitos Humanos do Senado, que está em São Luís para analisar a situação do Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Para o parlamentar, a preocupação com os direitos humanos dos presidiários é um “equívoco”.

Lobão Filho disse que a “prioridade absoluta” da comissão deveria ser com as vítimas – como a menina Ana Clara, que morreu após incêndio de um ônibus na capital maranhense. Em seguida, segundo ele, deveria estar nos policias que foram agredidos durante as ações criminosas dentro e fora do presídio.

Por último, ficariam os presidiários, de acordo com o senador.

“A prioridade absoluta da comissão tem que ser prioritariamente das vítimas, depois dos policiais que foram alvo dessa violência, e, no final da fila, os presidiários”, afirmou Lobão ao G1. “Na hora em que se faz uma visita para defender direitos humanos, priorizar os detentos é um equívoco”, completou.

48 pensou em ““No final da fila, os presidiários”, opina Edinho Lobão sobre prioridades da CDH

    • Sim, claro. Penso que os presos têm direitos, mas não antes das vítimas, nem dos policiais que arriscam suas vidas para combater o crime…

      • pura verdade, vamos deixar de hipocrisia e fazer o certo, amparar as vitimas, ou seja os cidadaos de bem, e so depois esses bandidos….

      • A meu ver, os presidiários não são “menos gente” do que as famílias das vítimas, mas sim iguais, só que com o direito de ir e vir tolhido pelo Estado. Eis a única diferença entre as pessoas: liberdade.
        Não creio que seja sensato concordar com a afirmação de que “por último, ficariam os presidiários”. Afinal, é exatamente esse pensamento equivocado que leva à crise no sistema carcerário, não só no Maranhão, mas também em outros Estados.
        Nesse ponto, creio que você esteja errado.
        Aliás, espanta-me que um jornalista do seu nível concorde com isso, pois, mesmo que seja aliado do grupo governista, existe um limite para o bom senso.

        • O direito de ir e vir não foi tolhido pelo Estado, foi tolhido por eles mesmos ao escolherem uma vida de crimes.

        • Oh! Thiago Silva Sampaio, pirou foi? Claro que os bandidos não são “menos gente”! São gente da pior espécie! E, por acaso, eles se lembraram dos direitos humanos de suas vítimas? E eles não tem seu direito de ir e vir tolhido pelo Estado. Se eles estão presos com certeza foi por infringir à Lei!

        • O Thiago Silva Sampaio, devia levar os “COITADINHOS DOS PRESIDIÁRIOS”, para dar abrigo na casa dele.
          Fala serio, Direitos humanos, são para humanos e não para estes animais que ateiam fogo em uma criança de 6 anos.

        • concordo plenamente, seria necessário rever alguns valores, alem disso colocar atividades laborais dentro dos presídios para que os presidiários realizem alguma atividade na vida, e digo mais vão gastar milhões em reforma de presídios, e os hospitais como os socarrões super lotados e famílias que dormem no chão para ser atendido, isso não é ser desumano

        • equivocado estar a sua forma de pensar, se estao sem direito a ir e vir é porque fizeram algo, e existem formas de reivindicar, não é queimando ônibus , destruindo famílias que se consegue o que quer, é ipocresia sim pensarmos neles, como prioridades.

        • Eu concordo com o Lobão plenamente. E sugiro que o Tiago Silva argumente e fundamente melhor o seu pensamento, para não ficar atrelado ao senso comum.

        • Concordo com o senador, na conjuntura atual, a ordem das prioridades sao justas. Quanto a perversidade do complexo previdenciario brasileiro e alarmante. Ai sim devemos dar prioridade aos presos. Nao depois que cometem atrocidades como as que estao acontecendo no Maranhao.

        • THIAGO SILVA, PRESO NÃO TEM DIREITO A NADA, PRESO É PRESO ,PQ TER DIREITO A ENCONTROS INTIMOS!!! ISSO É PRA QUEM TEM LIBERDADE, QUEIMAR OS COLCÕES!!! TEM QUE DORMIR NO CHÃO, FAZER GREVE DE FOME!!! DEIXA COM FOME QUE NA HORA QUE ELE TIVER FOME, ELE COME, DESTRUIR OS TELHADOS!!! POIS VAI DORMIR NO RELENTO, MEU AMIGO PRESO TEM QUE COMER 3 HORAS DA TARDE, PQ CAFE DA MANHÃ, LANCHE , ALMOÇO, E LANCHE NA PARTE DA TARDE?!!! TEM QUE TRABALHAR, CAPINAR LA NO PRESIDIO, LIMPAR AS RUAS E AVENIDAS DA CAPITAL, ISSO COM UMA BOLA DE FERRO DE 200KG NAS PERNAS PARA NÃO FUGIR. PRESO NÃO TEM DIREITO A VISITA,ISSO É PRA QUEM O DIREITO DE LIBERDADE, PRESO É PRESO, O NOME JA DIZ TUDO. NO NOSSO PAIS DEVERIA TER PRISÃO PERPETUA MEU AMIGO, JA FOSTE ASSALTADO ALGUMA VEZ? POIS É, ELES SO TI CHAMAM DE VAGABUNDO, AGRIDEM AS NOSSAS MULHERES, QUEIMAM OS NOSSOS FILHOS, VAGABUNDOS SÃO ELES QUE SÃO SUSTENTADOS POR NOS PARA FAZER TUDO ISSO QUE CITEI; JA ESTOU CASADO E INDIGNADO DE SUSTENTAR ESSES (VAGABUNDOS) THIAGO;TENS ALGUM PARENTE NESTAS CONDIÇÕES NO PRESIDIO? ESPERO QUE NÃO; SERIA BOM QUE TODOS PAGASSEM PELO CRIME, PELAS MESMAS CONDIÇÕES QUE FORA COMETIDO.
          NÃO SERIA JUSTO?

  1. Enfim uma voz sensata clama por algo que esta Comissão deveria ter o bom censo de acatar, não só agora mas em todo os lugares que se fizerem necessária.

  2. Também sou de opinião que a preocupação relativa aos Direitos Humanos deve ser com as vítimas daqueles que estão cumprindo pena nas Penitenciárias e com as vítimas dos marginais que estão soltos. Depois, a preocupação deve ser com os policiais que também estão sendo agredidos e mortos pelos bandidos. Entendo que a pena criminal, para os que transgridem a lei e cometem crimes, tem 3 objetivos: 1º: punir; 2º: ressocializar; 3º: servir de exemplo para que outros não cometam crimes. Mas o primeiro objetivo é punir. Não concordo com preocupações excessivas com direitos de presos, enquanto as pessoas que agem de acordo com a lei estão sendo vítimas dos foras da lei. Soube que o preso tem um auxílio reclusão, enquanto muitos trabalhadores, que estão desempregados, não recebem qualquer auxílio. Soube ainda que o preso têm 6 refeições diárias, enquanto o trabalhador desempregado e a família desse trabalhador desempregado passam fome. E visita íntima por quê? A troco de quê? Vejo tudo isso como inversão de valores.

    • eu concordo com vc. e acredite isso tem que mudar, nos presidios de pernambuco é muito pior, eles tem cantina, restaurante, e prostitutas a disposição, enquanto muitos trabalhadores não conseguem alimentar com dignidade suas famílias…

  3. Edinho 30 calado é um poeta. Continuem tratando assim os presidiários e eles continuarão atacando a população aqui fora. Eles entram lá bichos e saem bestas feras.

  4. O Ilustre Senador Edinho Lobão Filho, é semelhante um cego surdo, depois que todo rir é dar dar gargalhada; e fica uma pergunta inquieta,
    Ele mora a onde mesmo ?
    Mais até o que ele falou se aproveita né ?

  5. O Senador está certo. A OAB faz isso porque depois seus membros indicam algum advogado para “advogar” para a família do preso e assim ganhar um gordo honorários contra o Estado.

  6. Aprovo cem por cento o comentário do nobre Senador, tem que ser é assim mesmo, apoiado, to com vc pro que der e vier, em fim algum militante político com coragem pra falar a verdade e não ficar enchendo linguiça.

  7. Meu caro Senador, vc vai ser achincalhado com certeza; pois falar a verdade “é uma grande intransigência”.

    MAS, VOCÊ TERÁ O APOIO DA MAIORIA, POIS DH, DEVERIA SER PARA O CIDADÃO E CIDADÃ DE BEM, AS VÍTIMAS E OS POLICIAIS QUE TENTAM MANTER A ORDEM.
    ABRAÇOS.

  8. Concordo com o entendimento do Senador Edinho Lobão, acho que os primeiros a serem visitados por uma questão de sensatez seria a família das pessoas atingidas pelo evento danoso ao nosso Estado e depois deveriam seguir para a vistoria dos presídios, que notadamente devem sofrer alterações e reformas em sua estrutura.

  9. Concordo plenamente com a manifestação do Senador.
    Nesse caos que se instalou no Maranhão, penso que, quem de fato merece toda as atenções dessas comissões que se intitulam “direitos humanos” são as vítimas desses facínoras que, não tem qualquer respeito pela vida dos seus semelhantes.

  10. ESSE SENADOR, ”JURO FOI A PRIMEIRA VEZ QUE OUÇO A VOZ DELE” PENSEI QUE ERA MUDO. POIS ENTÃO,OS PROBLEMAS SO OCORREU POQUE O ESTADO ESTADO ESTÁ FALIDO, SE NÃO RESOLVER O PROBLEMA ELE VAI SE ALASTRAR, E CADA VEZ MAIS TERÁ MAIS FAMILIAS PRA ELES VISITAR. A COMISSÃO, FOI TÃO SENSATA, QUE O GOVERNO DO ESTADO PROIBIU OS MEMBROS DE NÃO ENTRAR, ALÉM DOS PERIGOS, MAS TAMBEM, DAS TRAGEDIAS QUE HÁ LA.
    ESSE LOBINHO, TA APRENDENDO URRAR!!!!

  11. Ainda bem que algum maranhense de projeção resolveu sair em defesa da população do estado.
    Dezesseis pessoas foram brutalmente assassinadas em São Paulo e a grande mídia se cala.
    Oligarquia do PSDB ?
    Intervenção em São Paulo já.

  12. QUE FELIZES PALAVARS VOCÊ PROFERIL SENADOR, ELAS ECOAM DAS VOZES DA POPUPALÇÃO BRASILEIRA, POIS TENHO CERTEZA QUE ESTE É O PENSAMENTO DA POPULAÇÃO, NÃO CONSIGO ENTENDER, OS MOTIVOS QUE LEVAM, OS DITOS DH” DEFENDEREM COM TANTO FIGOR, ESSES MONTROS QUE FORAM CAPAZES DE DE DECAPTAR, ESQUARTEJAR, E TEMPERAR UMA PESSOA COM SAL, ELES MATAM SEM PENA E SEM DOR, AS VITIMAS DANIEL SMITH, O ESTUDANTE DE MEDICINA, OS EMPRESARIOS, OS POLICIAIS MORTOS. ENFIM, “LEIS PERMISSIVAS FORTALESSEM A BANDIDAGEM” PENSAR DE UM BANDIDO: TO NEM AÍ VOU MATAR, ESTUPRAR TRAFICAR, SE ME PRENDEREM, RSRSRSR VOU COMER DE GRAÇA IR AO HOSPITAL E AO DENTISTA SEM ENFRENTAR FILA E DE TAXI PARTICULAR, E NA CADEIA POSSO PARTILHAR INFORMAÇÕES COMO MEUS AMIGOS DE CRIME, E ARTICULAR NOSSAS AÇÕES, POIS LOGO LOGO IREMOS SAIR MESMO COM O INDULTO BOM, E TEM MAIS, AGENTE AINDA GANHA 900,00 KAKAKA É SÓ ENGANAR OS OTARIOS DO INSS, E MAIS, AGENTE INVENTA UMA MENTIRINHA PROS OTARIOS DE GRAVATA, ACUSANDO OS PMS, E ELES LOGO NOS DEFEDEM, KKKK ESSE JUIZES E “DH” TÃO PENSANDO QUE IREMOS POUPAR ELES NAS NOSSAS AÇÕES”. ISSO É BRASIL , ESSE É O LIXO EM QUE VIVEMOS. PQ NOSSO PAIS NÃO É RIGOROSO COMO OU EUA, OU OS PAISES ASIATICOS, QUE COBRAM ATÉ A MUNIÇÃO DOS PARENTES DAQUELES QUE TIVERAM PENA DE MORTE.

  13. DIGO MAIS, O ESTADO DIREITO ESTÁ SUCUMBINDO, E NAO ADIANTA COBRAR A PM, POIS A MAESMA A MUITO ESTÁ COM AS MÃOS E PÉS ATADOS. ” NECESSÁRIO É UM CONTROLE “DEMOGRAFICO ” ISSO É PRINCIPIOS DE CRESCIMENTO POPULACIONAL. SE O NUMERO DE PREDADORES ULTRAPASSAR O DA CAÇA TODOS PODEM SER VITIMAS.

  14. A proposito, esse senador LOBINHO algum dia já se preocupou com violência sofrida por alguém, quer seja policial ou não? Está abraçando essa tese somente para defender os interesses da governadora, que se confundem com os seus.

  15. E o Senador que possui uma das maiores fortunas deste estado, conquistada inicialmente com uma padaria na Serra Pelada? Já foi lá visitar as vitimas?
    Já colocou o seu império de comunicações ou de empresas de construção, de revenda de veículos, e etc. a disposição das famílias? Gastou algum recurso ajudando a encaminhar a mãe da menina para fora do Estado?
    Mas isto faz parte do caráter do senador eleito sem um voto. Aproveitar uma comoção da população e apresenta-se como o salvador.
    Ele que quase nunca aparece, ou melhor, quando aparece é com o nome relacionado a escândalos, vem agora com a solução mágica.
    Talvez que, para ajudar as vitimas, o Senador esteja aguardando o seu pai voltar ao Governo do Estado, pois como comentam que ele diz, que se o pai retornar ao Governo, nem Deus faz ele voltar a ser pobre.
    Coisas do Maranhão!

  16. concordo com tudo que o Senador Edinho falou, sei que quem sofre também é as familias dos presos…mas eles também a de convir com a gente que se sente ameaçados por eles, que se lá fosse tão ruim assim como eles falam…eles não fariam tudo de novo como é o caso de muitos, como que pode ser diferente…se tivesse um tratamento bom, ai que seria pior que iriam achar sempre que estavam em um hotem 5 estrelas. Quem nasce marginal morre marginal e quem sofre somos nós…

  17. Mandou bem senador…se o direitos humanos fossem realmente humanos se preocupavam mais com o cidadão de bem que sofre na mao desses bandidos.

  18. O que me intriga e porque eles defendem tanto os bandidos e se esquecem das vitimas dos tais. Alguem me responde?

  19. “CONCORDO PLENAMENTE COM O DISCURSO DO SENADOR, ESSA COMISSÃO DEVERIA ANTES SE PRONUNCIAR A FAVOR DAS VÍTIMAS, POIS SEUS DIREITOS FORAM AGREDIDOS E A OAB E MINISTÉRIO PÚBLICO DEVERIA PROCESSAR O ESTADO POR NÃO GARANTIR O DIREITO DE IR E VIR DA POPULAÇÃO.”

  20. Uma pena ver tantos tolos que discordam do Senador Lobão Filho.
    Estão com pena de marginal? Levem pra casa de vocês. Cínicos!

  21. Ele está certíssimo! Da forma que você fala parece que ele ta errado, então quer dizer que você se preocupa mais com os marginais, os causadores de sofrimento a aqueles que são vitimas, aqueles que sofrem com a violencia destes bárbaros!!

  22. O GOVERNO TEM QUE CONSTRUIR UM PRESÍDIO ENORME, BEM GRANDE, MAIS ENORME ” MERMO”. DEPOIS COLOCA LÁ TODOS OS CIDADÃOS DE BEM, EM SEGUIDA SOLTA TODOS OS BANDIDOS E VAGABUNDOS NA RUA. PRONTO!!! ESTAREMOS SEGUROS ATE´ QUE OS MESMO QUEIRAM RETORNAR.

  23. O Thiago Silva Sampaio, devia levar os “COITADINHOS DOS PRESIDIÁRIOS”, para dar abrigo na casa dele.
    Fala serio, Direitos humanos, são para humanos e não para estes animais que ateiam fogo em uma criança de 6 anos.

  24. O Senador Edison Lobão Filho tem apresentado sempre posições coerentes com relação aos mais variados temas conforme divulgação da imprensa, e concernente a esse episódio ele foi bastante verdadeiro, é que esses ” defensores de direitos humanos ” na maioria das vezes, acham que esses facínoras são gente, e devem ser tratados como tal! QUANTA HIPÓCRISIA!!

  25. Quando um marginal pratica um crime de homicídio em alguém, aquele vai para o presídio comer a nossa custa, assistir tv 80 polegadas, que é só pra quem pode, a nossa custa e receber o famoso auxílio reclusão, mais uma vez a nossa custa. Diante disso tudo, o “coitadinho” que ceifou a vida de outrem ainda receberá a visita dos bons moços, a turma dos Direitos Humanos, para lhes “fazer ‘cafuné'” e saber se “a programação da sky está em perfeito estado”. Do outro lado da moeda, a família do cidadão que “estava no local errado e na hora errada”, tem que vender tudo para poder sobreviver, pois era sustentado pelo pai de família com mulher e filhos. Mas como a Constituição Federal de nosso país diz que devemos tratar os desiguais de forma desigual na medida de sua desigualdade, o certo mesmo é dar ração boa, colocar para assistir a velha “televisão” com os galetos girando e passar a mão na cabeça dos nossos cachorros.

  26. As vítimas – adultos, crianças, velhos, aleijados, bebês de peito, tudo enfim, os Direitos Humanos não olham, não lembram, não os defende, nada disso, a menina dos olhos deles – os chamados Direitos Humanos, são os presidiários – ou melhor os bandidos. Se fosse desculpem-me, com a mãe deles (Direitos Humanos), os pais, filhos, etc., tudo mudaria de configuração. No meu entender eles querem somente aparecer; pulam na frente como se fosse em frente a um tanque de guerra, os defendendo. Pura balela!!!, exibição. Por que eles não se metem na linha de tiro, ou seja na hora da negociação quando a Polícia está de um lado com pistola e do outro o bandido com uma PT-40? Na hora da baderna quando os mascarados se juntam, por que não se metem na linha de tiro? Por quê? – Direitos Humanos são uns exibidos, nada mais… Ganham pra isto. Claro!!!

  27. Também manifesto a opinião de que tanto o Estado, quanto a sociedade, devem priorizar as necessidades das pessoas que agem corretamente e que sofrem com a violência dos assaltos, das agressões, dos estupros. Não podemos esquecer que aqueles que estão nas prisões, em sua maioria, são os que cometeram os crimes de assassinato, roubo, estupro, tráfico. Também não devemos esquecer que a pena de reclusão tem três objetivos: 1º: punir; 2º: ressocializar; 3º: servir de exemplo para que outras pessoas não pratiquem os delitos. Esses objetivos da pena criminal estão previstas no Direito. E reforço: o primeiro objetivo da pena de reclusão é punir. Ou seja: as prisões destinam-se, principalmente, a punir.

Os comentários estão fechados.