“Somos um Estado de povo trabalhador, que tem orgulho de sua terra”, diz Roseana em artigo

O Maranhão de verdade*

Os brasileiros conhecem a realidade do sistema carcerário nacional. Rebeliões e violência ocorrem, infelizmente, em vários presídios de diversos Estados.

São diversas as causas dos problemas do sistema prisional, alguns dos quais acabam por agredir de forma dramática a paz e a tranquilidade da família brasileira. Os Estados, sem exceção, sofrem com um modelo centralizador e burocrático.

roseanasarneyAlém disso, a vinculação de recursos orçamentários restringe a distribuição equilibrada da receita corrente líquida para atender as demandas setoriais. Em média, no país, o gasto com pessoal está em torno de 45% do orçamento; a educação fica com 25%; saúde, com 12%; o pagamento da dívida, com 13%.

Somados, esses percentuais alcançam 95% da receita estadual. Sobram apenas 5% para outras obrigações, como custeio da máquina, segurança pública, infraestrutura, programas sociais, agricultura etc.

Para piorar, temos o problema das drogas, que é a principal causa da violência: para financiar o tráfico e o consumo, mata-se e rouba-se.

O Maranhão nunca teve tradição de violência. Quando deixei o governo em 2002, éramos o Estado menos violento do país. A expansão do crime organizado pelo território nacional, apoiado na exploração do tráfico de drogas, criou conexões entre gangues e grupos criminosos, espalhando pelo país o padrão de violência que vemos hoje.

Os indicadores do Maranhão avançam, apesar de todas as dificuldades que menciono neste artigo. Hoje, somos o 16º PIB brasileiro; em 2011, último dado do IBGE, o PIB real cresceu 10,3%, enquanto o PIB do Brasil ficou em 2,7%; fomos o primeiro no Nordeste e o quinto no país; a renda per capta alcançou R$ 7.852,71.

Na educação, a média das escolas foi elevada de 478,75, em 2011, para 481,37 em 2012, segundo dados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012. Com o resultado, o Maranhão subiu três posições no ranking do Enem.

Estamos executando um dos maiores programas de saúde no Brasil, com a construção de dez unidades de pronto atendimento e 72 hospitais. Novas adutoras, redes de distribuição e estações de tratamento estão sendo implantadas para aumentar a cobertura da população em saneamento básico.

Na segurança pública, com recursos próprios, são R$ 131 milhões para construção de sete novos presídios, recuperação e reaparelhamento do sistema carcerário, compra de armamento, veículos, detectores de metal, esteiras de raio-x e estações de rádio. Até o dia 15 de fevereiro, 2.401 novos policiais aumentarão o nosso contingente. Até agora, 418 vagas foram criadas nos presídios maranhenses. Esse número será duplicado nos próximos seis meses.

Não aceito e não compactuo com a violência. O respeito aos direitos humanos e à integridade física dos cidadãos está acima de tudo. Nenhum órgão de defesa do cidadão apresentou denúncia de ameaça a familiares de presos.

O que se passou em Pedrinhas é ato de selvageria e barbárie. Determinei rigorosa apuração dos fatos e punição exemplar aos responsáveis. A morte da menina Ana Clara, de seis anos, ficará em nossas lembranças para sempre.

Somente com a união do Executivo, Legislativo, Judiciário, Defensoria Pública e Ministério Público será possível vencer essa dura batalha. Na última quinta-feira, recebi o ministro da Justiça e representantes dos três Poderes.

Já iniciamos um grande plano de ação com 11 itens que contemplam medidas como mutirão das defensorias, transferência de presos e núcleos de atendimento, além de capacitação do policial. São medidas que solucionarão o problema carcerário do Estado.

Somos um Estado de povo trabalhador, que tem orgulho de sua terra e de sua tradição. Com o nosso esforço e a ajuda de todos, vamos vencer essas dificuldades.

*ROSEANA SARNEY, 60, socióloga formada pela Universidade de Brasília (UnB), é governadora do Maranhão pelo PMDB

24 pensou em ““Somos um Estado de povo trabalhador, que tem orgulho de sua terra”, diz Roseana em artigo

  1. O Maranhão tem realmente um povo trabalhador, o problema é o Governo sem gestão eficiente. Infelizmente nosso Maranhão somente aparece na mídia nacional com mazelas, crimes, roubos, mas apesar do Governo eu amo nossa terra.

  2. Só é lamentável que tenha perdido a oportunidade de dizer isso em rede nacional!
    Ah, mas o JN procurou falar com a Governadora e não com a assessoria que fez esse texto e depois distribuiu entre os blogueiros dos clã. Uma pena que isso nem atingirá o publico que a socióloga governadora espera.

  3. Ela não tem só coisas ruins, mas esse infelizmente esse artigo não vai adiantar em nada a imagem dela já destruída. Ela demorou demais para fazer o artigo.

  4. Esta jogada já está mais que manjada. Passar a impressão de que o povo nordestino está sendo humilhado pela imprensa sulista… Governadora tenha postura … Assuma a sua incompetência….

  5. O interessante é que ela nunca trabalhou pra justificar o que tem? Não é não seu Gilberto Leda? Mas que ficou feio ontem no JN ficou. kkkkkkkk

  6. Sinceramente ela tenta justificar o injustificável… o estado continua sendo campeão em desigualdade e com os piores índices sociais do Brasil. Temos que dar um novo rumo ter mudanças chega da incompetência e atraso de Roseana e seu Grupo que só afundam o Maranhão.

  7. Muito bem colocado e bem oportuno pois as pessoas de bom senso comunga com a verdade dos fatos e não com a criação de factoides. Nossos problemas são recorrente e decorrentes de uma crise nacional que a cada dia êh estampada pelos próprios meios de comunicação que tentam a todo custo vincular ao maranhão o causador. Tenha vergonha Flavete de ser o intrumentador dessa ganância. Vc êh tão pior do que os que vc achincalha. Falta formação cultural e espiritual aa tua pessoa. A resposta que vc merece o povo vai te da. Comunista de ataque até isso êh falso.

  8. vou repetir essa postagem de um leitor que vi num outro post aqui mesmo nesse blog pois é uma importante indagaçao para nossa governadora, pois esse é um dos anseios da tropa:

    PM buscando reconhecimento em 16 de janeiro de 2014 às 10:56 disse:

    Léda, temos acompahado atentamente a crise, e como vc tem postado, a PM tem dado uma resposta condizente quando acionada. Tenho comentado nos blogs e pedido aos blogueiros que postem algo no sentido de mostrar a disparidade salarial de PMs, PCs e Agentes Penitenciários. Pra vc ter uma ideia, se fala que no plano de salários para 2015 um Agente Penitenciário poderá receber, como muita justiça, 4.900,00 e que um soldado PM recebera, com muita injustiça, 2.700,00. Quando o “‘bicho pega” a PM é logo lembrada, porém, para aumento salarial e valorização a PM é esquecida. Post algo a respeito. Obrigado

  9. Eu não sei o que é mais patético, se e as respostas cheias de nada da Governadora ou a babação de certos blogueiros.
    A Governadora, explica, explica, justifica, justifica e…., trabalhar que é bom, NADA. A grande imprensa não tem falado do povo maranhense, que como todos sabem é um povo trabalhador. A imprensa tem falado dos desmandos que é esse governo.

  10. A reportagem do JN (15/01/2014) desmoralizou a governadora, riqueza não aumenta violência, ao contrário, diminui. O PIB do estado do Paraná também aumentou e como é de se esperar, lá o índice de violência diminuiu. Um estado que tem o menor investimento em segurança publica do pais. Gasta dinheiro publico fazendo estradas (maquiagens) sem acostamento e com asfalto de péssima qualidade para eleger Luis Fernando não pode avançar. Roseana Sarney faz maranhenses sentir “vergonha alheia” quando abre a boca para falar.

  11. Realmente o povo é trabalhador. Certas famíglias é que não curtem muto o batente e passam a vida a montar lojas e lojas em shoppings para lavar nosso dinheiro!!!! Digo e repito: eu amo o Maranhão, a oligarquia Sarney NÃO!!!

  12. Prezado Gilberto, não se trata de intolerância, o povo não aguenta mais a falta de gestão em nosso estado, somente uma pequena parcela da população é beneficiada com os favores do Governo, amigo são quase 16 anos de mandato de Roseana e quase nada do que ele prometeu para beneficiar o povo se cumpriu.

  13. QUALQUER PESSOA SEM COMPROMISSÃO POLÍTICO
    PERCEBE MANOBRA NACIONAL PARA CRIAR IMAGEM NEGATIVA DO SENADOR SARNEY. NO MARANHÃO ROSEANA ENFRAQUECIDA, FACILITA A ELEIÇÃO DOS SEUS OPOSITORES. SARNEY APOIANDO DILMA E ROSEANA APOIANDO LUIS FERNADO É VITÓRIA QUASE CERTA

  14. Roseana deveria escrever para gregos e troianos, para nós não convence mais, gastou sua retórica inexpressiva para explicar o inexplicável. Foi preciso a vinda do Ministro, para que fosse implantado os 11 itens para resolver os problemas prisional do Estado. Antes não apareceu um agente do governo do Estado, a própria governadora não tomou nenhuma iniciativa, numa prova incontestável de que são um bando de imbecís, que não entende “patavina de nada”, esperando um milagre do céu, que vei na forma do governo federal… Chupa essa manga!!!

    P S – ganhas um cabeçudo se mostrares um foto de formatura de Roseana, uma sequer!.

  15. Eita assessoria meia-boca da Branca, pessoal não pode deixar a poeira baixar.
    Ficam evidenciando essas declarações só servem pra insuflar a mídia sulista.
    Não tem aquele ditado onde mais de mexe na merda, mais ela fede?
    Pois é.

  16. O MARANHÃO É RICO SÓ NA MIRANTE VEJO TODOS OS DIAS EM HORÁRIO NOBRE NA HORA DO JN QUE É UM TERROR PRA VOCES A ENCHURRADA DE PROPAGANDA DO GOVERNO ME RESPONDA QUANTO O GOVERNO GASTA EM PROPAGANDAS SERÁ QUE TEMOS QUE PERGUNTAR A AFOLHA , ESTADÃO O GLOBO UOL?

  17. A despeito das inverdades dessa senhora nada tenho a declarar, mas adoraria, aliás, desafio que alguém se apresente como colega de faculdade da turma dela. Nunca em tempo algum essa senhora sentou em um banco de faculdade. Outra coisa, já imaginaram se não fosse esse o melhor governo da vida dela? não consigo imaginar.

  18. ELA TÁ CERTA: O POVO É TRABALHADOR, O PROBLEMA É A EQUIPE DE GOVERNO QUE SÓ TEM VAGABUNDOS, PILANTRAS E LADRÕES.

Os comentários estão fechados.