Governo nomeia até 75% mais candidatos do que número de vagas no concurso para a Polícia Civil

tabelaO Governo do Estado está promovendo um grande incremento para as áreas de Segurança Pública e do Sistema Penitenciário. Serão incorporados, este ano, aos quadros da Polícia Civil, Militar, Corpo de Bombeiros e Agentes Penitenciários 2.611 mil novos profissionais, podendo este total ser aumentado. A administração estadual está trabalhando para que mais candidatos excedentes do concurso público sejam chamados em uma segunda etapa.

“Todo esse investimento será refletido diretamente na melhoria dos serviços prestados à sociedade e, principalmente, em uma presença maior das forças policiais nas ruas, em todo o Maranhão”, afirmou a governadora Roseana Sarney.

O concurso para a Segurança Pública é o maior já realizado no Maranhão. Nenhum cargo da Polícia Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros ficou sem concurso. Com a chegada destes novos servidores, o Estado terá condições de colocar, em média, 10 policiais em cada município.

No último dia 10, teve início o processo de nomeação dos candidatos classificados no concurso da Polícia Civil para os cargos de Auxiliar de Perícia Médico Legal, Escrivão de Polícia, Farmacêutico Legista, Investigador de Polícia, Médico Legista, Odontolegista e Perito Criminal.  Ao todo, estão sendo nomeados 381 candidatos, o que representa um aumento, em média, de 60% a mais do número de vagas previstas no edital, que era de 229. O acréscimo no efetivo geral de profissionais na Polícia Judiciária chega a mais de 20%. Para o cargo de Delegado de Polícia Civil estão previstas 40 novos vagas. A previsão da Secretaria de Estado de gestão e previdência (Segep) é de que sejam nomeados mais 30 excedentes. Só para esta categoria o aumento será de 75%.

Só para o cargo de auxiliar de perícia médico-legal, o aumento no número dos servidores chega a mais de 1000%.   Desempenhava a função de acompanhar os médicos legistas nas ocorrências, apenas um profissional desta área. A governadora Roseana Sarney determinou que, além do total de vagas (10), fossem nomeados mais cinco candidatos, totalizando assim 15 auxiliares nos Institutos Médicos Legais (IMLs) de São Luis, Timon e Imperatriz.

Aumento

O aumento no número de nomeados ocorre em todos os cargos. Para o de investigador de polícia foram convocados 206 aprovados, sendo que foram ofertadas, no certame, 120 vagas. Já para escrivão, cargo que oferecia 40 vagas, estão sendo empossados 64. Outro salto neste somatório, diz respeito ao aumento de 75% no número de convocados do concurso para o cargo perito criminal, que inicialmente previa 8 vagas. A partir de agora, mais 14 peritos que vão reforçar e aperfeiçoar os trabalhos da perícia-criminal em todo o estado. Existe, hoje, na função de odontolegista apenas um profissional. A Lei determina que no Maranhão tenham cinco profissionais. O governo do Estado nomeou mais quatro aprovados, para que a população não seja penalizada com a falta desses profissionais.

Paralelo a isso, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) deve investir, em 2014, mais de R$ 100 milhões, com recursos do BNDES, em construções e reformas de modernas instalações, equipamentos, viaturas e armamentos para as instituições que compõem o sistema.

(As informações são do Governo do Estado)

7 pensou em “Governo nomeia até 75% mais candidatos do que número de vagas no concurso para a Polícia Civil

  1. Gilberto” gosto dosséis posts, mas esse aqui da Séc Segurança é falácia, pois mesmo com o concurso o número de policiais estará muito abaixo do recomendado pela ONU, e continuaremos no ultimo lugar do ranking de policiais por habitante no Brasil.
    Ademais, também é mentira essa de que vão ficar 10 policiais por município, só se for dividindo o numero total de policiais do Estado pelo numero de municipios (media de policiais).
    Com essas nomeações nao se repõe nem o número de policiais que se aposentaram entre 2012 a 2014.

  2. Por que o governo não mostra o real quadro de vagas existente na policia civil ?? O que a sociedade não sabe é que só para cargo de investigador existem mais 345 cargos vagos ( dados de 2009 ). pergunto quantos cargos vagos existe hoje ? Bem mais de 500 cargos vagos … O governo formou 261 investigadores mas nomeou apenas 206 porque ? Vem cá ! Esse dinheiro investido nesses candidatos que foram formados saíram do bolso de quem???? E esses investigadores formados mas não nomeados vão ficar em casa, é isso??! Me parece que esse concurso foi só mas uma campanha eleitoral mentirosa, e quem sofre é a sociedade…. NADA MUDOU …. ENTRA 206 investigadores e se aposentam mais de 400 investigadores ….. O que mudou?

  3. Caro Gilberto.
    Sinto em informa-lhe que esses nomeados seuqer suprem a atual necessidade da capital, quanto mais de todo o interior do Estado.
    Hoje mais de 200 Policiais estão aptos a aposentar-se e não há de onde repor esses profisionais sem um novo concurso ou nova nomeação em igual número a esta ora realizada.

  4. O número de investigadores é menor que o número de município.
    Você acha isso muito?
    Não da nem pra colocar um investigador em cada um. fora os investigadores que estão se aposentando
    Ou seja, vai ficar pior do que já tá
    Esse governo é só ilusão
    E sua falta de imparcialidade contribui com isso.

  5. Prezado Gilberto, boa noite!
    Tu sabes me informar quando ocorrerá(mês) o aumento salarial dos servidores estaduais relativo àquela última tabela que você postou no blog em 2012?Teve um aumento em 2013 e segundo a tabela há um outro em 2014.
    Grato
    Parabéns pelo blog

    • Não haverá esse aumento este ano, de acordo com o secretário Fábio Gondim, pq o Estado não atingiu a meta estipulada de Receita Corrente Líquida

  6. Há vagas, Há candidatos concursados e preparados, preparados inclusive pela ACADEPOL, no entanto não são nomeados. 70 nomeações não resolve o problemas, pelo contrário, o problema permanece, o que adianta nomear 70 se 70 serão aposentados?! e os números vagos que já existiam? que ultrapassa de 200? Há resposta é óbvia….continuaram vagos…. Muita farsa! Precisamos de novas nomeações.

Os comentários estão fechados.