Eleição indireta será “convenção” do PMDB

arnaldo-melo-luis-fernandoAs articulações que envolvem uma possível renúncia da governadora Roseana Sarney (PMDB) para disputar uma vaga no Senado estão cada vez mais intensas entre membros da base governista e por um motivo pouco aparente.

Ocorre que, mais do que definir o sucessor da peemedebista por nove meses, uma eleição indireta na Assembleia Legislativa – se ela sair mesmo do cargo – também confirmará, muito provavelmente, quem será o candidato do PMDB em outubro.

O pleito é, portanto, uma espécie de convenção informal do partido.

Explica-se: caso o eleito indiretamente seja o secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, está claro para todos que ele será candidato natural à reeleição.

A questão é que, se o eleito for o presidente da Assembleia, deputado Arnaldo Melo, há também no grupo governista quem acredite que seja ele o candidato em outubro.

E não porque queira, mas pelas circunstâncias.

Quem acompanha as conversas relata que Melo, se eleito governador pela via indireta, tem garantido apoiar a eleição direta de Luis Fernando. Mas há no grupo quem não acredite em sucesso no pleito de outubro nessas condições.

Para esses observadores, se o presidente do Legislativo for o escolhido dos deputados numa eventual saída de Roseana, o próprio Luis Fernando abdicaria da pré-candidatura, por não confiar no êxito do projeto.

Assim, restaria ao próprio parlamentar levar uma candidatura do PMDB adiante.

Ou seja: a convenção do PMDB acontecerá na Assembleia…

4 pensou em “Eleição indireta será “convenção” do PMDB

  1. Se Arnaldo Melo Ganhar na eleicao indireta a vaca vai pro Brejo, Flavio Dino sera o futuro Governador do Maranhao eu duvido que Luis Fernando aceita ser candidato em uma disputa com Flavio Dino sem esta na condicao de Governador, a impressao que passa e que a Roseana nao ta dando muita importancia para isso, quando ela acordar ja e tarde demais ai nem ela gsnha a eleicao do Senado, quem conhece Arnaldo sabe que ele e macio, habilidoso e com certeza vai vai colocar o processo da eleicao indireta em dificuldade para Luis Fernando

  2. Parabéns jornalista, esta é a primeira análise política sensata que tive a oportunidade de ler nos blogs do Maranhão. A questão é exatamente essa que você mostrou.

Os comentários estão fechados.