VIROU MODA? Presidente do PT de SLZ pode ser escolhido por via indireta

PTUma semana depois de a Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) dar a palavra final sobre a eleição para a presidência do Diretório Estadual da legenda no Maranhão, o comando petista local ainda tem mais uma pendência a resolver: a realização do segundo turno para a definição do comando da legenda em São Luís.

Após a apuração do resultado do primeiro turno, realizado em novembro do ano passado, a direção nacional confirmou a necessidade de realização de um segundo escrutínio para a eleição do presidente do Diretório Municipal da capital.

A disputa ocorrerá entre Joab Jeremias e Fernando Magalhães e a principal dúvida é se a escolha ocorrerá de forma direta, com a participação de todos os militantes aptos a votar em São Luís, ou de forma indireta, com a participação apenas dos membros do Diretório Municipal – que ainda serão empossados.

“Essa foi uma proposta [de eleição indireta] apresentada pelo Joab numa reunião que já tivemos após a definição da reeleição do Monteiro. Mas não existe nada acertado”, disse ao titular do blog o secretario de Estado de Trabalho e Economia Solidária, José Antônio Heluy, aliado de Magalhães.

O próprio Joab Jeremias confirma que tem defendido essa solução para o caso. Mas acrescenta que não houve nenhuma conversa oficial sobre o assunto.

“Eu penso que é uma questão de decidir entre uma solução mais rápida, com essa votação pelo diretório, ou mais complicada e onerosa, com a votação direta, por todos os militantes”, declarou.

Ainda de acordo com o candidato a presidente, há disposição da parte dele para uma definição de consenso. O objetivo, aponta, é fortalecer o partido. “O que nós queremos, principalmente, é a unidade do partido. Entraremos agora num processos importante de definição de tática eleitoral e o objetivo é que marchemos juntos, qualquer que seja a decisão. E essa unidade pode começar a partir de agora”, completou.

Para que a eleição possa ser efetivada de forma indireta, o PT precisa, primeiro, dar posse ao Diretório Municipal de São Luís, explicou Joab. Segundo ele, na quarta-feira, dia 26, o Diretório Estadual deve ser empossado e, depois disso, podem-se iniciar as tratativas para a confirmação do comando da capital, que deve levar à frente o debate sobre a eleição.

“Enquanto essa nomeação dos membros do Diretório Municipal não for confirmada, não podemos deliberar sobre a eleição”, completou.