Eduardo Braide destaca lei que destina espaços públicos para as comunidades

Braide: sentimento de frustração

O deputado Eduardo Braide (PMN), na sessão desta quarta-feira, 12, destacou a importância de se destinar os espaços públicos para o desenvolvimento das atividades de ensino, formação, lazer e recreação dos moradores das comunidades que, por falta de oportunidade, deixam de usufruir desses locais que, na maioria das vezes, ficam ociosos, principalmente, nos fins de semana.

Foi exatamente pensado na melhoria da qualidade de vida das crianças, jovens, adultos e idosos que o parlamentar apresentou um projeto de lei – que foi aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa – que garante a destinação de espaços físicos em unidades da rede estadual de ensino e cultura, às entidades da sociedade da civil organizada, movimentos populares, associações e conselhos para o desenvolvimento das atividades.

Hoje, esse projeto, sancionado pela governadora Roseana Sarney, já está em vigor. Trata-se da lei nº 10.003 de 26 de fevereiro de 2014, que tem por objetivo o desenvolvimento da comunidade e o exercício da cidadania.

Eduardo Baide lembrou que os espaços já existem. São escolas que têm a sua infraestrutura de área de lazer, como quadras poliesportivas e até piscinas.  A partir de agora, as entidades da sociedade civil organizada poderão, através de um requerimento – endereçado ao órgão de direção da escola ou da unidade de cultura -, fazer uso daquele bem.

“Esse projeto, na verdade, vem corrigir essa falta que havia com os moradores, principalmente aqueles dos arredores desses bens públicos, e a partir de agora, poderão utilizá-los, através de uma entidade que os represente e mediante um simples requerimento apresentado à unidade de direção da escola”, disse Eduardo Braide.

Ele destacou ainda que o após apresentação do requerimento, o representante pela unidade escolar terá o prazo de 48 horas para respondê-lo, sobre o seu deferimento ou não. De acordo com o parágrafo segundo do artigo terceiro, o “indeferimento da solicitação só ocorrerá nos casos em que ficar demonstrada a incompatibilidade de horários para realização de atividades”.

“Uma vez apresentado o requerimento e não havendo incompatibilidade de horários, esse deverá ser deferido para que a população possa utilizar o bem público que foi construído com o dinheiro de cada cidadão e possa, mais do que isso, não só utilizar, mas também criar um sentimento de integração na comunidade, criar um sentimento de zelo pelo patrimônio público, porque a partir do momento que a sociedade tiver utilizando esse bem, ela terá que zelar também para que ele possa, cada vez mais, permanecer numa condição melhor para ser utilizado por outras pessoas”, disse Braide, frisando que se trata de uma lei de abrangência para todo Estado do Maranhão.

(As informações são da Agência Assembleia)

Um comentário em “Eduardo Braide destaca lei que destina espaços públicos para as comunidades

  1. Olá, meu nome é Francinaldo Souza, sou professor de capoeira há mais de 10 anos na cidade de Santa Inês, sou licenciado em Educação Física, onde desenvolvi um trabalho há 10 anos no Centro de Ensino Marconi Farias (escola do estado) em Santa Inês, parei pq a escola foi cedida para o municipio e entrou em reforma. desenvolvo um trabalho desde 2006 no Centro de Ensino josué Montello. em agosto do ano de 2013 passei a desenvolver também um trabalho com capoeira na quadra da Escola Centro de Ensino Josué Diniz , onde ficamos até o mês de novembro saímos porque a Diretora da escola nos barrou, não só meu grupo de capoeira, mais também o pessoal do tênis. Barrou porque a quadra da escola foi cedida para uma empresa de cursos de formação de bombeiros civis onde a mesma ocupa a escola o sábado e o domingo o dia todo, ocupa tanto a escola quanto a quadra, aí vem algumas perguntas;
    Onde fica as outras atividades esportivas?
    só a o pessoal do curso de bombeiro civil tem direito de usar a quadra?
    o que um curso de bombeiro civil tem haver com esporte?
    sendo que esse curso é particular, custa em média 800,00 por cada pessoa. e acredito que uma instituição pública não pode doar espaço interno para uma instituição particular. Gostaria de uma respota da SEDUC, e assim resolvendo meu problema. OBS: a diretora da mesma, está recebendo alguns “brindes” da empresa de curso de formação de bombeiros civis. tipo impressora, manutenção em bebedouros. será q esses brindes são uma forma de cobrar aluguel da quadra e escola?
    A Capoeira é uma cultura e luta genuinamente Brasileira, existe várias leis dando mais incetivo e ainda sofremos discriminação e preconceito no próprio país de origem, PORQUE?

Os comentários estão fechados.