Eliziane critica exclusão de seu nome de pesquisa

De O Estado

elizianeA deputada estadual Eliziane Gama (PPS), reafirmou ontem a sua pré-candidatura ao Governo do Maranhão e repudiou a pesquisa de intenções de votos divulgada pelo Instituto Data M, que a excluiu de todos os cenários referentes a eleição de outubro.

A parlamentar sustenta o projeto de terceira via e ainda busca aliança política com outros partidos para a disputa do pleito. “O PPS tem um projeto de candidatura própria e ainda estamos trabalhando para formalizar alianças. Sou candidata ao Governo”, afirmou.

Na última quinta-feira o Instituto Data M liberou para alguns veículos de imprensa os dados do levantamento feito entre os dias 19 e 22 deste mês sobre a eleição para governador e senador no Maranhão.

No principal cenário divulgado à imprensa, aparecem como pré-candidatos Flávio Dino (PCdoB), com 62,5% das intenções de votos; Lobão Filho (PMDB), com 12,2%; Marcos Silva (PSTU), com 3,3% e Antonio Pedrosa, com 2,3%.

No cenário que leva em consideração respostas espontâneas, aquele em que o eleitor cita o nome de um pré-candidato sem ter de escolher por meio de uma lista editada, Eliziane Gama, que foi candidata a prefeita de São Luís na eleição de 2012 com votação expressiva, também não teve percentual algum apresentado pelo Instituto Data M.

“Não dá para entender o porquê de o meu nome não ter sido colocado na disputa nesta pesquisa. Estamos fazendo movimentos em busca de apoio de partidos e eu tenho me posicionado sobre a candidatura. Então, não tem explicação lógica para que o meu nome fosse retirado da disputa”, criticou.

Gama também questionou a credibilidade da pesquisa, em relação à pergunta espontânea. Isso porque em todas as outras pesquisas anteriores, o seu nome foi citado pelo eleitorado.

“Um detalhe interessante é que o nosso nome foi excluído mesmo. Omitiram inclusive o meu percentual da espontânea. Na espontânea não seria nem necessário incluir o meu nome em uma lista, pois parte de uma manifestação natural do eleitorado”, completou.

5 pensou em “Eliziane critica exclusão de seu nome de pesquisa

  1. Flávio Dino vai vencer as eleições, isso é certo.
    A questão que se coloca é a seguinte: ele, que tanto critica a oligarquia, ao término de seu mandato, apoiará um sucessor? Ou respeitará a impessoalidade e a democracia (coisa que os Sarney desconhecem) e não fará nada pela sucessão?
    Na primeira opção, ele se torna o que tanto critica; na segunda, demonstra ser um verdadeiro e digno membro da classe política.

  2. Gilberto Leda, veja esse manifesto. Eles detonam Flavio Dino, “Por outro lado, percebemos a principal candidatura da oposição (PC do B) se alinhando ao projeto neoliberal/conservador dos demo/tucanos/Aécio, responsáveis pela destruição do Estado brasileiro e pela ameaça ao nosso projeto de transformação social em vigor no país”, mostram a verdadeira face da candidatura do comunista. E sao petistas que estao dizendo, inclusvie tem o Prefeito Dr. Jorge de Lagoa Grande e a deputada Francisaca Primo.

    Manifesto da Frente Petista por uma Candidatura Própria do PT ao Governo do Maranhão

    Acreditamos no PT!

    O Partido dos Trabalhadores (PT) nasceu forjado na luta por direitos, em defesa da classe trabalhadora brasileira, por moradia digna, pela reforma agrária, pela igualdade de gênero, pela redemocratização do país e em favor da participação popular. O PT no governo iniciou um profundo processo de transformação social neste país, elevando milhões de brasileiros que viviam na absoluta pobreza à condição de cidadãos, através de políticas públicas implantadas nos governos petistas de Lula e Dilma. Em 2014 temos como principal desafio a defesa do nosso governo, e a garantia da reeleição da Presidenta Dilma Roussef. Enganam-se aqueles que acham que essa será uma disputa de caráter apenas eleitoral. É para as eleições de 2014 que estão canalizados nesse momento todos os esforços cotidianos das elites brasileiras e internacionais para, principalmente, através dos monopólios de comunicação de massa e dos partidos de oposição de direita, recuperarem a gestão plena do Estado brasileiro e interromperem o processo de inclusão social que estamos construindo ao longo dos Governos Lula e Dilma.

    A direita brasileira, associada à mídia conservadora, trabalha para a volta do modelo neoliberal de centralidade do ajuste fiscal, que levou o Brasil a altíssimos índices de desigualdade e profunda recessão que o Governo FHC deixou de herança ao país. A politização do caso Petrobras tem como objetivo desvalorizar a empresa no mercado internacional e forjar um processo de privatização de uma das empresas mais respeitadas no mundo, além de gerar desgastes para o governo, na tentativa de evitar a eleição de Dilma no 1º turno.
    Mas apesar dos ataques nosso projeto tem avançado. Em 2013 tivemos nova queda nos índices de desemprego, com taxa de 4,8%, o menor patamar desde 2002 e um dos menores do mundo. Em 2013 houve recorde na proporção de trabalhadores com carteira assinada (11,8 milhões) em relação ao total de ocupados: 50,3%, frente a 49,2% em 2012 e 39,7% em 2003. Pela primeira vez no país se promoveu o crescimento econômico com desenvolvimento social. Por conta de programas como o Bolsa Família (Maranhão são 959.193 famílias), do Luz Para Todos, da política de valorização do salário Mínimo, do Mais Médicos, do Minha Casa Minha Vida, FIES, PROUNI, PRONATEC, PRONAF, entre outros, milhões de brasileiros saíram da miséria e da pobreza e passaram a ter acesso a bens como alimentação, saúde e educação de melhor qualidade, eletrodomésticos, além da elevação da auto estima, tornando-os protagonistas de sua própria história.
    Apesar de todas essas conquistas é fundamental seguir no caminho de aprofundar essas mudanças, radicalizar o processo democrático e avançar nas políticas públicas na busca de uma sociedade mais justa e mais fraterna. Justamente por isso, milhões foram às ruas em junho do ano passado reivindicando mais avanços sociais. A própria Presidenta Dilma soube reconhecer o alcance do desafio histórico a que estamos submetidos e afirmou que aquelas manifestações são “parte indissociável de nosso processo de ascensão social .(os manifestantes)Não pediram a volta ao passado. Pediram, sim, o avanço para um futuro de mais direitos, mais democracia e mais conquistas sociais”. Precisamos avançar na reforma agrária, realizar a reforma política e democratizar os meios de comunicação.

    Paradoxalmente, enquanto o Brasil avança, o nosso estado do Maranhão ainda sofre com uma profunda desigualdade social, pobreza extrema e com a mais absoluta ausência de direitos à maioria da população maranhense. Sustentamos os piores indicadores sociais do país. A política clientelista implantada pela família Sarney nos últimos 50 anos produziu pobreza e injustiça. Temos uma elevada concentração de renda, segunda pior expectativa de vida do país (68 anos), o estado com o maior número de casas de taipa da federação (339.097), segundo pior PIB per capita (R$ 6.888), elevada mortalidade infantil (39 mortos em cada grupo de mil no primeiro ano de vida), segunda pior média no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (matemática, ciências e leitura), entre outros.

    Soma-se a esse quadro a crise política que se abateu ao clã Sarney, que levou a renúncia de seu pré-candidato ao governo do estado e a decisão da governadora Roseana Sarney de permanecer no governo, abdicando da disputa a vaga do senado. Com o anúncio de que o novo candidato do grupo é o suplente de senador no exercício do cargo Edinho Lobão (PMDB), sem prestígio político ou força eleitoral, aumentaram as incertezas sobre exito do grupo político hegemônico no Maranhão nas eleições de outubro de 2014. A derrocada da família Sarney é perceptível, haja vista a crise na definição do seu porta-voz para disputar as eleições de 2014 se acentua, criando vários divisões no grupo.

    Após o prazo de desincompatibilização para as eleições deste ano, O PT foi excluído do governo Roseana Sarney (PMDB), em sinal de absoluto desprezo, perdendo as três “secretarias” periféricas ocupadas por setores do partido alinhado ao sarneismo. Hoje o partido já não faz mais parte do governo estadual e com a renúncia ao mandato de vice-governador do ex-petista Washington Oliveira, o PT está fora do governo estadual. Cresce no interior do partido um sentimento de abandono do barco da oligarquia e o reposicionamento do partido no campo popular.

    Por outro lado, percebemos a principal candidatura da oposição (PC do B) se alinhando ao projeto neoliberal/conservador dos demo/tucanos/Aécio, responsáveis pela destruição do Estado brasileiro e pela ameaça ao nosso projeto de transformação social em vigor no país. A construção das alternativas para o Maranhão passam, não pela associação aos setores conservadores remanescentes da oligarquia, mas pelo diálogo franco, respeitoso e democrático com todos os atores sociais e políticos, sem personalizações, na busca da verdadeira saída para os problemas vividos pela população maranhense.

    É nesse cenário que defendemos a tese da Candidatura Própria do PT ao Governo do Estado do Maranhão.

    Sendo um partido ainda com força social no estado, com estruturação partidária estadualizada, quadros qualificados nas mais diversas áreas, representação na Assembleia Legislativa, uma dezena de prefeitos e centenas de vereadores e uma militância aguerrida inserida nos movimentos sociais nos credencia a disputar os rumos do estado do Maranhão.

    O PT possui o maior tempo de televisão na propaganda partidária, pode apresentar uma forte bancada para a disputa do parlamento estadual e para a Câmara Federal, além de garantir um palanque ético e uma campanha efetivo para a presidenta Dilma.

    A candidatura própria do PT a governador do estado para disputar as eleições de outubro, reinseriria o partido no debate político estadual, fortaleceria a disputa proporcional com a elevação do número candidatos petistas e apresentaria um projeto democrático e popular para o Maranhão.

    Uma proposta capaz de superar os indicadores sociais negativos do estado, universalizar os direitos, ampliar o alcance e a qualidade das políticas públicas implantadas nestes 10 anos de governo federal no Maranhão, resgatar o protagonismo juvenil, inserindo a juventude nos espaços de decisão. Uma candidatura na defesa do modelo de desenvolvimento econômico sustentável, com distribuição de renda e inclusão social, enfrentando as enormes desigualdades de gênero, racial e social, combatendo a homofobia e qualquer forma de discriminação.

    Nesse sentido, nós, petistas abaixo-assinados, “Acreditamos no PT!” como instrumento político da classe trabalhadora e com capacidade para dialogar com a sociedade maranhense na perspectiva de construção de uma proposta de Programa de Governo popular, com inversão de prioridades, transparência no gasto público e participação popular. Entendemos que a disputa se dá por dentro do PT, respeitando as suas instâncias, esgotando as possibilidades de debate, com a missão de recolocar o PT no campo popular.

    No cenário de disputa que se desenha, a associação da candidatura de Dilma com os setores conservadores do estado pode representar a perda de parte considerável do eleitorado petista país a fora. Um palanque ético para a campanha nacional, pela esquerda, arregimentando os setores descontentes com as candidaturas já postas pode significar um ganho político/eleitoral para campanha de Dilma.

    A Candidatura do PT também servirá à democracia, na medida em que daríamos uma opção nas eleições estaduais aos setores progressistas, aos que apoiam o PT, mas não concordam com os rumos do partido no estado. Para resgatar o PT e abrir um palanque ético para Dilma, as correntes políticas internas do PT Militância Socialista, Mensagem ao Partido, Novo PT e PT para Todos, comprometidas com o projeto de transformação em andamento no país e a favor de um Maranhão para os trabalhadores, apresenta o nome do companheiro Genilson Alves, membro da Executiva Estadual, Sec. De Formação Política do PT, jornalista e militante, como nosso pré-candidatura a Governador para fazer a disputa politica e nos representar na batalha política e eleitoral de 2014. Portanto, CONCLAMAMOS a todos os delegados e delegadas ao Encontro Estadual de Tática Eleitoral do PT, a ser realizado nos dias 25 e 26 de abril, em São Luís, a votarem na tese de Candidatura Própria do PT para Governador do Estado, na esperança de seguir a luta por justiça e em defesa do socialismo.

    São Luis, 25 de abril de 2014.

    1. Dr. Jorge (PT) – Prefeito de Lagoa Grande/MA

    2. Augusto Lobato – Vice-Presidente do PT/MA

    3. Paulinho Serra – Coordenador da Militância Socialista

    4. Genilson Alves – Sec. Formação Politica do PT/MA

    5. Maria Nice – Ex-Dirigente do Diretório Nacional/DM Penalva

    6. Miguel Arcângelo – Associação dos Servidores do TCE/MA

    7. Raimundo Dutra – Dirigente Estadual

    8. Dalva Almeida – Professora Universitária

    9. Anibal Lins – Presidente do SINDJUS

    10. Eduardo Barros (PT) – Vereador de Lagoa Grande

    11. Antônio Sousa de Araújo – Vereador de Lagoa Grande

    12. Arlindo Júnior (PT) – Vereador de Buriticupu

    13. Heleno da Costa (PT) – Vereador de Alto Alegre do Pindaré

    14. Genivaldo da Costa (PT) – Vereador de Alto Alegre de Pindaré

    15. Zana (PT) – Vereadora de Serrano

    16. Mazinho Andrade (PT) – Vereador do Pindaré

    17. Luis de Areia (PT) – Vereador de Pindaré

    18. Laércio George (PT) – Vereador de Pindaré

    19. Elismar Mendes – Presidente do PT de Pindaré

    20. Deutz Cavalcante – Presidente do PT de Santa Inês

    21. Domingos Lima (PT) – Presidente da Câmara de Axixá

    22. Professor Quinzâneo (PT) – Vereador de Amapá/MA

    23. Antônio Ailton (PT) – Ex-Presidente do PT de Boa Vista do Gurupi

    24. Raimundo Paula (PT) – Ex-Presidente do PT de Junco do Maranhão

    25. Zequinha Sampaio (PT) – Ex- Presidente do PT de Maracaçumé

    26. Raimundo Solidão – Presidente do PT de Bom Jardim

    27. Lázaro da Silva – Presidente do PT de Newton Bello

    28. Martins – Presidente do PT de Alto Alegre do Pindaré

    29. José Germano – DM de Caxias

    30. Eulina Morais – Dirigente Estadual do PT

    31. Dasdore da Sumauma – Presidente do PT de São Domingos/MA

    32. Nicodemas Paz – DM São Domingos (PT)

    33. Corina Moura – Executiva DM Caxias

    34. Sandoval Martins – Ex-Presidente do PT de Viana

    35. Cosme Damião – Liderança do PT Viana

    36. José Amário (PT) – DM Viana/Delegado

    37. Rogerio Santos (PT) – DM Bom Jardim/Sintraf

    38. Fabio Pereira (PT) – São Luís/MS

    39. Gregório Alves – Presidente do PT São Mateus

    40. Alcino Muniz – Delegado

    41. Amario Janse – Delegado

    42. Samuel Nunes – DM São João do Caru

    43. Antônio Santos – Presidente do PT de São João Caru

    44. José Augusto – Ex-Vereador do PT de Santa Luzia

    45. Edilson Brito – Professor São Luis

    46. Bernardo Felipe – Delegado

    47. Cleoner Araujo – Delegado

    48. Doraci Silva – Delegada

    49. Gilberto Amaral – Delegado

    50. Jane França – Delegada

    51. Iane França – Delegada

    52. Ivaldo Coqueiro – Delegado

    53. Jessica Ribeiro – Delegada

    54. Josewarllinthom Silva – Delegado

    55. Lucimary Pinto – Delegada

    56. Manaces Lindoso – Delegado

    57. Matilde Coqueiro – Delegada

    58. Nataniel Araújo – Delegado

    59. Nadia Rocha – Delegada

    60. Neilian Goulart – Delegada

    61. Nelian Goulart – Delegada

    62. Nelsinho Brito – Delegado

    63. Nilian Goulart – Delegada

    64. Rafael Almeida – Delegado

    65. Reinaldo da Silva – Delegado

    66. Ricardo Ferro – Delegado

    67. Silima Coqueiro – Delegada

    68. Silvana Brito – Delegada

    69. Tereza Silva – Delegada

    70. Vicentina Mendonça – Delegada

    71. Maria Lira – Ex-prefeita do PT de Bom Jesus

    72. Francisco Guedes – Fundador do PT de Bom Jesus

    73. Dulcimeire Sarmento – Presidente do Sind. Profissionais de Enfermagem do MA

    74. Ribamar Monteiro – Ex-Presidente do PT de São Vicente de Ferrer

    75. Katia Maria – Presidente do PT de São Vicente de Ferrer

    76. Edivan Araújo – Presidente do PT de Centro Novo do MA

    77. Fernando Pereira – Vereador do PT de Nunes Freire

    78. Regina Fonseca – Militante do PT de Nunes Freire

    79. Maria da Conceição Rocha- Militante PT Santa Inês

    80. José Rodrigues do Nascimento – Militante do PT de Santa Inês

    81. Ribamar do Alternativo – Presidente do PT do Paço

    82. Chiquinho do Sindicato – Ex-Presidente do PT de Bela Vista

    83. Maria Domingas (PT) – DM Bela Vista

    84. Camilo Rocha (PT) – Sindicato dos Bancários

    85. Aldecy Pereira – PT de São Raimundo das Mangabeiras

    86. Jordinaldo Ferreira – MS São Luis

    87. Sandro Almeida – PT universidade

    88. Adenilson Diniz – PT universidade

    89. Edson Filho – PT Bacabal

    90. Adelson Dias – PT MS São Luis

    91. Claudinei Rodrigues – MS São Luis

    92. Simão Sirineu – PT MS São Luís

    93. Paulo Jorge Silva – PT MS são Luis

    94. Iron Damião – PT MS São Luis

    95. Nadia Cutrim – PT MS São Luis

    96. Eri Castro – Novo PT

    97. Moacir – Novo PT

    98. Maxsuel – Novo PT

    99. César Bombeiro – Novo PT

  3. Deputada,a sra.foi um “Pedro Celestino” da vida.Baixe a bola e vá para alguma coligação para,pelo menos tentar outro mandato de Deputada estadual.E dê-se como satisfeita.Depois, veja se não estou certo.

  4. Eliziane, vamos em frente com sua pré-candidatura, pois estamos em um país democrático com mais de 30 partidos políticos, todos legalizados e aptos a apresentarem candidaturas próprias, portanto esta é a oportunidade de formarmos a terceira via no nosso estado, vamos acabar com esta história só de lado A e B, vamos criar alternativas para o eleitorado escolher o gestor ideal para gerir os nossos recursos pagos em impostos. Siga em frente Deputada, estes que são contra sua pré-candidatura é porque só pensam em si mesmo. Vamos em frente guerreira. Queremos lado A. B e C por enquanto………

Os comentários estão fechados.