Aprovadas em concurso para delegado “penam” para conseguir nomeação

Governo do Estado nomeou hoje 68 novos delegados, mas candidatas alegam haver sido preteridas, mesmo com decisão judicial a seu favor

Duas candidatas aprovadas em 2001 no concurso para delegado da Polícia Civil penam até hoje pela nomeação, numa “guerra” contra o estado que já ganhou as barras da Justiça.

Isabella Batalha e a outra candidata passaram na primeira fase do concurso, mas alegam não haver sido chamadas paras as fases posteriores do certame – candidatos aprovados em posições abaixo delas duas foram chamados.

Elas entraram com ações na Justiça e ganharam o direito de realizar as demais fases. Mas ainda tiveram problemas.

“Fizemos essas fases a duras penas! Mais de ano pra sermos chamadas pra cada fase! Teste psicotécnico! Teste físico entre outros! Quando chegou na última fase, que era a academia de polícia, ficamos paradas. O Estado alegou que não tinha verba pra fazer uma academia pra três pessoas! Aí descobrimos que tinha mais um candidato nessa mesma situação, só que o concurso dele era de 1998. Demos a opção de fazer em outro estado e eles falaram que até poderiam liberar a gente, mas que não pagavam a bolsa. Aí abriram o edital pra esse concurso mais recente. Depois de muita briga na Segep, conseguimos ser chamadas junto com esses candidatos agora do concurso de 2012″, explicou Isabella Batalha em contato com o blog.

Mesmo depois de chamadas para a academia, as candidatas ainda enfrentaram outra adversidade, desta vez com o pagamento de bolsas.

“Pelo nosso edital, teríamos direito a 50% do salário, mas não pagaram os 50% e sim 30%, como se fossemos candidatas desse concurso atual. Quando fomos questionar com a Segep, na pessoa da Amanda Guará, responsável por essa setor de concurso, ela falou que era melhor a gente ficar na nossa porque eles iriam calcular os 50% de acordo com o salário de 2001 e a gente ainda ia ficar devendo dinheiro pro estado! Acabamos aceitando até porque essa luta vem desde 2001!”, completou.

A candidata também critica a postura do ex-secretário de Gestão e Previdência, Fábio Gondim, e do atual, Marcos Jacintho.

“Falamos várias vezes com Fábio Gondim e ele nunca resolvia nada!!! Sempre dizendo que desconhecia a nossa situação. E já tínhamos nos reunido com ele várias vezes”, disse.

Deixado de lado o problema da bolsa, Isabella Batalha e Cláudia Maciel foram então surpreendidas com a notícia de que mesmo aprovadas na academia, acabaram não sendo chamadas para a nomeação que ocorreu hoje (7) – a governadora Roseana Sarney (PMDB) nomeou, em solenidade no Palácio dos Leões, nada menos que 68 novos delegados.

“Passei na academia com 9,83 e na colocação 34. Agora vem a notícia que os candidatos vão ser nomeados e a gente não. A desculpa é que desde o dia que a academia de polícia acabou (28/3/2014) eles estão tentando passar um email com a nossa documentação pra FCC [Fundação  Carlos Chagas] com o nosso resultado pra saber a nossa classificação e até agora não conseguiram. Um dia estão sem internet! Outro dia o arquivo é muito grande e tem que fragmentar pra mandar!!! Essa Amanda chega a debochar da nossa cara!!! Já chegou até a insultar a outra candidata!! Deixa a gente falando sozinha vira a costa pra gente”, denunciou.

Pior: as duas candidatas estão desempregadas porque precisaram pedir demissão para entrar na academia.

“Para entrar na academia a gente tem que pedir demissão do nosso emprego! Trabalhava na Procuradoria e tive que pedir exoneração pra fazer esse curso de 3 meses!!! Como não era concursada não podia pedir licença! To desesperada agora sem saber o que fazer!!! O novo secretário [Marcos Jacintho] não pode nunca atender a gente!!! E agora a confirmação: saiu as nomeações e não entramos na lista!!! Não sei mais a quem recorrer pra resolver essa situação”, relatou.

12 pensou em “Aprovadas em concurso para delegado “penam” para conseguir nomeação

  1. Não quer passar por isso, estude e entre pela porta de frente, quando se pretende entrar pela janela os obstáculos são muito maiores. O pior que na polícia civil o que não falta é delegado de justiça!!!

  2. É lastimável esta desídia (leia-se: má vontade) justamente no estado que possui o menor número de policiais per capita do país.

    Mesmo diante de pessoas comprometidas, que superaram as inúmeras fases do concurso público para Delegado, e que revelaram sua capacidade técnica e comprometimento, o governo, ao invés de aplaudir e aproveitar tais profissionais com a maior urgência, prefere dificultar e prolongar esta peregrinação.

    Com isso todos perdem. Os candidatos aprovados, guerreiros em busca da realização do sonho de servir ao próximo e, principalmente, a sociedade maranhense, insegura, clamante por tranquilidade e segurança pública.

  3. E o pior de tudo é que elas foram preteridas por candidatos como a delegada Clenir Reis que foi presa recentemente! O absurdo é gritante! O Estado precisando de delegados e elas se humilhando para serem nomeadas!

  4. Fico abismado como o Estado ainda pode prejudicar os outros assim. Até sendo concursado, prevalece a humilhação por parte do ESTADO DO MARANHAO. Isso é que dá. Secretario de Estado não dominar a sua pasta, serviços precários.

  5. Isso prova o total despreparo das pessoas que norteiam o governo do estado do Maranhão. Deixando a todos perplexo com tamanha desorganização do certame. Como o judiciário ficou tão desmoralizado, o não cumprimento de uma ordem judicial é uma grande tragédia para nossa sociedade.

  6. Isso prova o total despreparo das pessoas que norteiam o governo do estado do Maranhão. Deixando a todos perplexo com tamanha desorganização do certame. Como o judiciário ficou tão desmoralizado, o não cumprimento de uma ordem judicial é uma grande atraso para nossa sociedade.

  7. Isso é uma TREMENDA FALTA DE RESPEITO!!! Tanto com esses candidatos, quanto para com a Justiça que já decidiu em definitivo o referido caso.

  8. Poruqe coisas de semelhante natureza não ocorrem nos concursos do MP e do Judiciário????? Será porque lá as vagas já estão previamente definidas que nem mesmo brigar adianta????
    Nossa o pessoal é do concurso de 2001…………Nem lembrava deste que foi o último concurso que prestei para a PC/MA. Neste estava na 101ª colocação depois da objetiva e não fui fazer as demais etapas pis eram somente 25 vagas……..Ocorre que depois um conhecido que era o 585º entrou subjudice e até hoje é Delegado……Coisas de Maranhão!!!!!

  9. VERGONHA!! esse pobre Maranhão com DEFASAGEM de 58% para Delegados , ainda acontece isso. coitados de nos!! ENTRE NA JUSTIÇA,Sra Isabella.. corra pelos seus DIREITOS!! boa sorte!!

  10. Gente deixem de falar bobagem, ninguém preteriu ninguém, nesse caso estas moças passaram por todas as etapas através de liminar, isso sim, é uma vergonha. Procurem informações do processo TJ e vejam por quantas etapas passaram e vejam que a comissão de concurso foi obrigada a convocar para todas as etapas. O que tá dando a entender é que elas passaram no concurso, foram aprovadas e o estado não quer convocar. Nada disso, elas não foram classificadas no concurso para delegado, as inúmeras liminares que PROVOCARAM A CONVOCAÇÃO. VÃO PROCURAR ESTUDAR. ALIÁS SE ELAS SÃO TÃO BOAS, INTELIGENTES ETC. Porque ate hj ficam tentando através da justiça?
    VOCES ACREDITAM MESMO, QUE UMA PESSOA É APROVADA E CLASSIFICADA EM CONCURSO E SIMPLESMENTE NÃO É CHAMADA PORQUE A COMISSÃO NAO QUER? é acreditar em bicho papão, vamos combinar….
    Elas com certeza acreditam em Papai Noel kkkkkkkkkk

    • A Justiça mandou nomear uma delas? Vixe Maria, vai mandar nomear a outra, mais o outro e assim vai………..
      Só para lembrar, a justiça manda tem que se cumprir.
      Afinal até Valter Vanderley foi nomeado depois de quase 14 anos.
      Afinal tem que se fazer JUSTIÇA

Os comentários estão fechados.