Senado: Gastão avalia cenário sem a presença de Castelo

Gastão VieiraA decisão do PSDB de vetar a candidatura do ex-prefeito de São Luís, João Castelo, a senador deve provocar um fenômeno diferente nas eleições deste ano em relação à mais recentes disputa pelo Senado: a polarização do pleito entre dois candidatos.

Em 2010, quando se elegeram senadores João Alberto e Edison Lobão, ambos do PMDB, havia, ainda, na corrida eleitoral o ex-governador José Reinaldo (PSB) e o então deputado federal Roberto Rocha, que era filiado ao PSDB à época.

No caso de 2014, provavelmente estarão na disputa com chances reais de eleição apenas o deputado federal Gastão Vieira, pelo PMDB, e o vice-prefeito de São Luís, Roberto Rocha, pelo PSB. Os dois são os pré-candidatos mais bem posicionados nas pesquisas eleitorais sem a presença de Castelo como opção ao eleitor.

Para o peemedebista, a decisão do PSDB já deu ao pleito um caráter plebiscitário. Segundo ele, o cenário com apenas duas candidaturas competitivas acaba favorecendo o eleitor.

“Essa polarização leva o eleitor que ainda está indeciso a avaliar melhor os candidatos. Ele tem condições de se deter mais analisando o perfil técnico e político de cada um dos candidatos postos. Então, sob este aspecto, essa polarização é melhor”, analisou.

Gastão Vieira avaliou, também, suas chances de eleição com a saída de João Castelo do jogo. O tucano era disparado o líder em intenções de votos para senador nas mais recentes consultas, mas deve ser candidato a deputado federal depois de ter sua pretensão ao Senado vetada pela Comissão Provisória Estadual do PSDB.

O deputado acredita que pode ser beneficiado com a saída de Castelo. “Nos municípios onde eu já faço política, e não são poucos, eu já tinha desempenho melhor até mesmo do que o próprio João Castelo, segundo pesquisas nossas. Agora, com a saída dele, a missão é reforçar a minha presença nos municípios onde não sou conhecido”, destacou.

Gastão acredita que esse segunda etapa deve ser iniciada tão logo seu nome seja confirmado em convenção estadual do PMDB. E já sabe por onde começar. “Preciso, principalmente, reforçar minha presença na Região Sul do estado”, pontuou, apontado um dos principais redutos eleitorais do adversário Roberto Rocha como meta para melhorar seu desempenho eleitoral.