Homem que atirou em policial no Fórum é acusado de matar irmãos empresários

erinaldoO homem que tomou as armas de dois agentes penitenciários e trocou tiros com o policial civil Enedias Chagas Neto (reveja) foi identificado como Erinaldo Almeida Soeiro.

Ele estava preso desde o dia 21 de novembro do ano passado, acusado de ser o executor dos irmãos empresários José Mauro Alves Queiroz e José Queiroz Filho, crime ocorrido no dia 11 de janeiro de 2012.

As vítimas eram os proprietários da empresa Replub Ltda., especializada na compra e venda de óleo reciclado, localizado no Distrito Industrial de São Luís.

Segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), Erinaldo foi quem disparou os tiros que atingiram os empresários. Depois de preso, ele foi apresentado pela SSP no dia 25 de novembro de 2013.

Após a ocorrência de hoje, o acusado foi levado ao Socorrão I, onde permanece internado.

Em tempo: anteriormente, o blog havia informado equivocadamente a morte do bandido, o que não se confirmou. O estado dele é grave mesmo após uma delicada cirurgia, mas ele segue vivo.

17 pensou em “Homem que atirou em policial no Fórum é acusado de matar irmãos empresários

  1. Antigamente era comum presos fugirem do Fórum ou tentarem tomar armas de agentes penitenciários, mas há mais ou menos 6 anos foi criado o GEOP, grupo especializado em escolta de presos treinado pela força nacional.
    Porém o secretário atual, Uchôa, determinou que esse grupo não mais fizesse escolta e colocou alguns (não são todos) agentes penitenciários que não usavam arma e que não sabem fazer escolta prisional para fazerem o trabalho que o GEOP fazia. Infelizmente deu no que deu. Agora vai lá e defende esse secretário, Gilberto.

  2. O bandido estava preso por matar dois empresários e já havia trocado tiros com policiais no passado. Tomou as armas de dois preparadíssimos agentes penitenciários!! Porém o mais grave é como um magistrado, que obviamente não deve ter lido o processo, permite que um criminoso desse porte esteja sem algemas durante a audiência. Direitos humanos? Prova de poder? Qualquer dos dois estaria errado, pois ferem o pressuposto da segurança de todos os demais, envolvidos ou não.
    E se o policial não estivesse lá? E se não tivesse reagido por receio de ser enquadrado em alguma das centenas de normas que preservam o direito de facínoras? Quantas vidas ele destruiria em seu caminho de fuga? Mais duas armas nas mãos do crime!! Porém o policial estava lá e fez o que foi treinado para fazer, colocando em risco sua vida. Nada de novo!! Ele já faz isso todos os dias!! Porém foi ferido em uma área mortal, mas por sorte e apenas por sorte não pereceu.
    Sabe o que mudará no fórum? Nada!!! A segurança do fórum é uma piada!! Os elevadores do fórum são uma piada!! Nosso sistema judiciário é uma piada!!!
    As armas são controladas no fórum? Somente as dos policiais, pois qualquer pessoa pode transitar por lá com uma arma sob a camisa que não será incomodado. Os criminosos que irão depor transitam no meio das pessoas nos corredores. Alguns dias atrás um magistrado sacou uma arma no fórum após um mero desentendimento no trânsito e ficou por isso mesmo!! Nada foi feito na hora do fato e é muito difícil que algo seja feito ainda.
    Talvez se os disparos do criminoso tivessem alvejado o magistrado (que a esta altura deve estar traumatizadissimo, pensando até em pedir licença), talvez agora medidas emergenciais e inquéritos estivessem em rota, e muito provavelmente se estaria culpando a polícia pela inépcia.
    O nome do criminoso: Erinaldo Almeida; O nome do policial: Enedias Chagas; E o nome do magistrado que ordenou a retirada das algemas? E o nome dos agentes que se deixaram dominar?
    Hoje, um trabalhador da Polícia Civil, um irmão nosso, não voltará para casa da mesma forma que saiu. Se eu estivesse em suas sandálias estaria pensando sinceramente em processar em primeiro lugar o diretor do fórum, que permite que esse tipo de situação se perpetue em sua área de responsabilidade, depois o Estado por não garantir a ele sua segurança, já que naquele momento estava ali na qualidade de testemunha e não em estado operacional, e nem mesmo poderia estar armado para fazer frente à ameaça, segundo a norma estapafúrdia e sem base técnica vigente na casa da justiça. Talvez até venha a ser processado administrativamente por isso, depois que Deus permitir que ele saia do hospital.
    Quando um policial sai da linha, a sociedade, a imprensa e todos os organismos que se eu fosse citar ocuparia algumas laudas, exigem com absoluta razão, justiça e propriedade a apuração do fato e a punição exemplar do autor. E quando o sistema sai da linha? E quando aqueles que deveriam levar a mão pesada da justiça àqueles que cometem atos hediondos não cumprem seu papel e agem com indiferença ao trabalho daqueles que arriscam suas vidas todos os dias?
    A polícia é violenta e corrupta? De onde vêm os policiais? São criados instantaneamente ou vem de uma sociedade violenta e corrupta, com valores distorcidos e regras frouxas? O resultado? Estamos vendo todos os dias no noticiário e agora dentro de nossas delegacias e fóruns, e não tardará a chegar também aos até antes intocáveis membros do Judiciário, Ministério Público e Altos funcionários do Executivo e Legislativo.
    Meu sincero apoio ao policial Enedias e à sua família.

    • “Preparadíssimos agentes penitenciários”? Isso é uma piada, não é?
      Os dois “Preparadíssimos agentes” foram facilmente desarmados por um único indivíduo e tudo só não terminou MUITO PIOR porque o policial impediu. A competência passou longe desses dois “preparadíssimos agentes penitenciários”.

    • vc foi brilhante no seu comentário, direto ao ponto!! Meu apoio ao policial ferido, um verdadeiro herói!!

  3. E revoltante Gilberto o que aconteceu ,pura negligencia para um assassino frio e cruel,que tirou duas vidas de uma só vez e um deles que nos carinhosamente chamávamos de Galego,era meu amigo,um grande Pai,marido exemplar,um homem extremamente honrado, que teve a sua vida interrompida por esse facínora e a sua família sofre a sua ausência e nunca mais será a mesma.
    Culpo inteiramente quem estava conduzindo aquela Audiência e que Deua me perdoe por esta torcendo para que esse infeliz nao resista aos ferimentos

  4. Prezado José Mario, parabéns pelo sincero e sábio desabafo.

    Gilberto, o comentário do sr. Jorge Mário é tão pertinente e escancaradamente coerente que merece ser publicado em seu blog em forma de post para que todos os seus leitores possam ter a oportunidade de conhecê-lo. Fica a dica.

    Sds,

    WB

  5. Eu achava que agentes penitenciários tinham treinamento de combate corpo-a-corpo, mas parece que não treinam nada.

    • É o cumulo da ignorância um juiz desse determinar a retirada das algemas de um preso de alta periculosidade. Se não e para entrar armado q não entre ninguem pois e fácil desarmar os agentes de segurança dentro do forum e naot colocar mecanismos para barrar pessoas que supostamente possam entrar com armas veladas. 4 elementos de faccoest podem muito bem colocar um bom terno e uma gravata e fazer uma chacina no forum pois não há detector de metai. Aquele forum é uma grande piada em termo de segurança só é vetado a entrada de pessoas fardadas e identificad para terminar não critico os agentes pois todos nós estamos fadados ao erro ainda mais ao lidar com pessoas que nada temem, PORÉM REAFIRMO SE O JUIZ NÃO tivesse determinado a retirada das algemas nada disso teria ocorrido

    • E da silva não generalize as ações pois se assim fosse todas as profissões estariam fadadas ao fracasso cada um responde pelos seus atos. Na PM Ou PC quase todos os dias tem uma merda, mas nem por isso crucificamos os demais profissionais, FORÇA E HONRA

  6. Com isso tudo, ainda é capaz do Diretor do fórum, culpa o agente penitenciário, e o policial.
    Palmas para eles o Diretor Osmar Gomes e para os direitos humanos que protege sempre os bandidos, e nos cidadão de bem, ficamos a mercê de bandidos, e sempre assim. “é Deus por todos e cada um por si”.
    Que Deus nos proteja sempre!

    • Em entrevista, o Juiz do fórum falou que o policial agiu errado e que seria melhor deixar o bandido fugir que levar um tiro tentando detê-lo.

  7. O magistrado tem que ser punido, esse é o primeiro passo, pois são eles que determinam a retirada das algemas, mesmo sem concordância dos policiais e delegados, depois em ato contínuo o diretor do fórum, a corregedora de justiça e a presidente.
    Eles sim são responsáveis por tudo isso, cadê o dinheiro dos elevadores, por que não instalam equipamentos de segurança???
    Esse Maranhão sempre andando para trás!
    Cadê o presidente da AMMA, para defender o magistrado????

  8. É o cumulo da ignorância um juiz desse determinar a retirada das algemas de um preso de alta periculosidade. Se não e para entrar armado q não entre ninguem pois e fácil desarmar os agentes de segurança dentro do forum e naot colocar mecanismos para barrar pessoas que supostamente possam entrar com armas veladas. 4 elementos de faccoest podem muito bem colocar um bom terno e uma gravata e fazer uma chacina no forum pois não há detector de metai. Aquele forum é uma grande piada em termo de segurança só é vetado a entrada de pessoas fardadas e identificad para terminar não critico os agentes pois todos nós estamos fadados ao erro ainda mais ao lidar com pessoas que nada temem, PORÉM REAFIRMO SE O JUIZ NÃO tivesse determinado a retirada das algemas nada disso teria ocorrido

Os comentários estão fechados.