Caso Constran: Bringel diz que agiu “motivado pelo interesse público”

Bringel: paga, ou não paga?

Bringel: paga, ou não paga?

O secretário de Estado de Planejamento e Orçamento, João Bernardo Bringel, disse hoje (13), por meio de nota encaminhada ao blog (leia aqui a íntegra), que procedeu “motivado pelo interesse público” ao se manifestar a favor do acordo extrajudicial firmado entre o Governo do Estado e a Constran para pagamento de precatório de cerca de R$ 120 milhões em 42 parcelas.

Bringel defendeu a mesma tese de que o pagamento, como estipulado em acordo, gerou economia aos cofres do estado – o mesmo argumento foi utilizado pelo ex-secretário-chefe da Casa Civil, João Abreu (reveja). E acrescentou não haver presenciado nenhuma negociação de propina.

“Afirmo categoricamente ter procedido de forma legal, transparente e motivado pelo interesse público, representado, sobretudo, na economia aos cofres públicos que o acordo judicial geraria. A SEPLAN somente se manifestou em decrência (sic) e no âmbito das suas competências. De igual modo, informo não ter testemunhado ou presenciado nenhum agente público – participante ou não das reuniões mencionadas – solicitar, exigir ou receber qualquer valor ou dádiva para praticar os atos sob sua responsabilidade”, declarou.

João Bringel foi um dos citados em depoimento por Meire Poza – contadora do doleiro Alberto Youssef, um dos presos na Operação Lava a Jato, da Polícia Federal – como um dos que teriam negociado propina antes do pagamento do precatório. O caso foi revelado no Jornal Nacional.

15 pensou em “Caso Constran: Bringel diz que agiu “motivado pelo interesse público”

  1. Quem esta mais desmoralizado nesta historia e Roseana, Tribunal de Justiça do Maranhão, OAB, ASSEMBLEIA LEGISLATIVA a entrevista dela, ordem judicial e para ser comprido STF MANDOU PAGAR A URV DE TODOS FUNCIONARIOS, ELA NUNCA PAGOU,QUAL E AMORAL QUE ESSES PODERES TEM PARA COM O POVO, ESTADO DO MARANHÃO TOTAL DESMORALIZADO NÃO E ROSEANA.

  2. Ô Meus Deus.. que homem bom, rapaz, tô com os olhos cheio de lagrimas aqui… Pode mandar beatificar esse Sr ai e aquele outro lá, é bom que eles já tem até nome de santo…

  3. Esse João Bringel, fala como, se acerta propina precisa dos holofote da imprensa falada, escrita e televisiva, tudo é feito nas calada da noite com o aval do chefe dele, ou seja de Roseana, querer que todas os auxiliares corruptos de Roseana são autonômo para acertar qualquer comissão ou suborno, é um pensamento tolo. É tão tal quando ofereceram os 300 mil para Roseana comprar um presentinho, a assessora disse que ia consultar a governador pois achava muito pouco. Aposto se esse capiau quer ser preso e assumir a culpa sozinho?…

  4. o secretário Bringel é um dos maiores empecilhos a nomeação dos excedentes ao cargo de delegado, sob o falso argumento de não ter orçamento. Mas, pra pagar construtoras, o governo tem e paga quando quer. Vários municípios do interior do Maranhão estão sem delegados, e 53 candidatos que já fizeram a academia de polícia e esperando a nomeação, esbarram sempre na desculpa de não ter dinheiro, enquanto isso, a bandidagem continua atuando livremente. O Maranhão é uma vergonha

  5. Milhares de funcionários estão esperando a decisão de seus precatórios há anos e, sempre esses secretários do governo protelando as decisões judiciais. Agora quando tem propina e corrupção, eles decidem rapidinho. Cadeia neles PF.

  6. Será que este cidadão acha que no maranhão, só existem analfabetos e ingênuos?
    Conta outra que essa não cola e nunca colará, se este cidadão, vai se importar com alguém que não seja da família ou grupo dele?!
    Tua sorte é que a ditadura acabou, senão tu iria ver qual seria teu destino.

  7. Fico imaginando se é difícil pra você e seus colegas defender o indefensável ou se vocês já se envolveram até o ponto de achar normal pessoas não terem o que comer enquanto financiam a lagosta da mesa dos poderosos… E por isso defendem a corja…

    Vamos ver se será publicado…

  8. Você deveria ter um pouquinho mais de ética em vez de defender criminosos do colarinho branco. Aliás, soube de uma história sua (inclusive com documentos) que se eu revelar, hehehe. Mas isso é outraaaa história.

Os comentários estão fechados.