Flávio Dino e a retórica no debate sobre “comuno-cristianismo”

dinoO candidato a governador Flávio Dino (PCdoB), da coligação “Todos pelo Maranhão”, tem usado de retórica – o que já é comum no seu caso – para tentar justificar o fato de que é comunistas e, ao mesmo tempo, declara-se cristão.

Ontem (22), durante entrevista à TV Mirante, ele repetiu uma cantilena que vem sendo repisada insistentemente: a de que “está na Bíblia” a resposta para o dilema entre comunismo e cristianismo.

“Eu sugiro a você, ler o livro do Ato dos Apóstolos, capítulo 04, versículo 32, que define bem o modo de vida dos cristãos. E como quem é comunista defende a comunhão, a comunidade, e é contrário ao império da ditadura do dinheiro”, disse.

Há duas semanas, em entrevista à TV Guará, ele já havia sentenciado: “sugiro acerca desse aspecto relativo a uma aparente contradição entre ser comunista e ser cristão, católico, como sou de fato, a leitura da Bíblia. Eu tenho certeza que lá você vai encontrar a inspiração para ver exatamente o que Cristo defendeu: a justiça social, a opção preferencial pelos pobres, a comunhão justa das riquezas”.

E é exatamente aí que está a retórica.

Ninguém  nunca disse que Jesus Cristo não era uma espécie de socialista em estado primário. Ninguém nunca disse que os cristãos não defendem a comunhão entre os “irmãos”

O que se diz – baseado na História – é que, para os comunistas, a religião “é o ópio do povo”.

“A religião é uma espécie de tóxico espiritual, no qual os escravos do capital afogam a sua humanidade e embotam o seu desejo de uma existência humana decente”, foi o que escreveu Lênin na 28º edição do Novaya Zhizn (Nova Vida, em português), jornal socialista revolucionário.

Ou Houharin, em “O ABC do Comunismo”: “a religião foi no passado, e ainda é hoje, um dos meios mais poderosos à disposição dos opressores para a manutenção da desigualdade, exploração e servil obediência por parte dos trabalhadores”.

Ou seja: são os comunistas que rejeitam a religião – seja ela qual for -, não o contrário.

E é esse o tema central do debate que tem sido proposto a Flávio Dino. E do qual ele foge com mero artifício retórico…

43 pensou em “Flávio Dino e a retórica no debate sobre “comuno-cristianismo”

  1. E é isso que o Maranhão precisa? Saber se o candidato é cristão, umbandista ou espírita?
    É isso que vai contribuir pra um bom governo?
    É isso que a Tv Mirante chama de “debate”?
    Ah, Leda… A “catilena” maior foi do entrevistador em insistir num tema sem nenhuma importância para o pleito.

    • Mas quem pelo menos insinuou que é isso ou aquilo o que o Maranhão precisa? estou apenas debatendo um assunto sobre o qual Flávio Dino tergiversa para passar ao largo do tema central…

      • gilberto leda acompanho diariamente seu blog e tambem acompanhei a sabatina. Cara que coisa ridicula e sem sentido, foi de uma falta de inteligencia dos intrevistadores e vi mais uma vez flavio dino se da bem. Esse cara ta colocando todo mundo no bolso.

      • O tema central, deveria ser plano de governo, sr. Leda, o Flavio Dino é o candidato do PCdoB e ponto, ou você esqueceu que vivemos em um estado laico? O que me conforta é que o entrevistado deu uma aula a todos do sistema mirante, e os apresentadores, ha! esses não sabiam onde esconder suas faces.

  2. Acabei de ler no blog do Neto Ferreira que a campanha milionária do Edinho Lobao não paga em dia os seus comunicadores. Imagine pagar os servidores do estado quando ele, por ventura seja eleito.

    E triste e desrespeitoso com os profissionais que divulgam as promessas de campanha do candidato Edinho Lobao.

  3. Flávio Dino é um comunista de boutique, veste Lacoste e odeia o contraditório. E ainda esconde que seu pai foi ou ainda é secretário de Estado da suposta oligarquia que ele diz combater e seus principais conselheiros políticos já manchete nacional por envolvimento em desvio de recursos públicos.

  4. Comunismo é um sistema político e econômico. Não tem nada a ver com religião. Se Kal Marx, o maior teórico do comunismo, era ateu e comunista, nada impede de alguem concordar com suas teorias comunistas e ao mesmo tempo ser ateu, cristão, muçulmano ou outra religião. Hitler era cristão, capitalista e nazista. O nazismo é uma doutrina racista, que prega a superioridade de uma raça sobre a outra e o extermínio desta (a inferior). Na Alemanha a raça ariana seria a superior. Acredito que você deve ser cristão e capitalista, e não está obrigado a ser nazista, só porque Hitler era.

    • Ô das trempes… o art. 1.º do estatuto do PC do B comanda, declina, estatui que o Partido tem como fundamento, princípios e diretrizes os “ensinamentos” de Karl Marx, Engels e Lênin…. Se o ex-jusmercador foi pra lá, e não obedece o art. 1.º do Estatuto do PC do B, é vigarista. Não tem outras alternativas.

  5. Eita meu cumpade…. Tira esse ódio do teu coração, procura trabalhar… A mamata vai acabar e o desespero tá batendo…. Pensei que fosse só com o D’eça, mas vejo que vcs todos são farinha do mesmo saco.

  6. Flávio Dino ganhou meu voto com a entrevista da Mirante! Sua superioridade intelectual foi gritante. Perguntas ridículas que foram respondidas com grande desenvoltura e tranqüilidade. Só Sarneyzistas de carteirinha para não reconhecerem isso! O que vcs ,jornalistas do sistema, querem é colar no candidato dois adjetivos pejorativos: comunista e ateu. Ocorre que o comunismo já morreu e o partido comunista mantém esse nome apenas pelo sentido histórico e de identificação pela luta contra desigualdade social.
    Por outro lado, sistemas econômicos não tem relação alguma com crenças religiosas portanto não há contradição entre o candidato se dizer comunista e católico.

  7. E com isso tu queres dizer o quê? Igual a pergunta idiota daquele apresentador que perguntou se iria ser implantado o comunismo no Brasil e ele tomou uma bela de uma aula.Candidato preparado, organizado nas ideias que , duvido se fosse um desses outros que aí se propõem conseguiriam pelo menos elaborar uma oração ou uma ideia completa.

  8. Digo no Maranhão. Comunismo no Maranhão…Isso é ridiculo, um cara desse se presta um serviço dos patrões e não raciocina que o entrevistado estudou, é capaz, competente e tem todo mérito e competência para ser governador e será com fé em Deus

  9. Bem, sobre o que fala o candidato Flávio Dino, assim comanda o ARTIGO PRIMEIRO do ESTATUTO DO PC do B.
    “O Partido Comunista do Brasil, fundado em 25 de março de 1922, reorganizado em 18 de fevereiro de 1962 e legalizado, na fase atual, em 27 de maio de 1985, é o partido político da classe operária e do conjunto dos trabalhadores brasileiros, fiel representante dos interesses do povo trabalhador e da nação. Organização política de vanguarda consciente do proletariado, guia-se pela teoria científica e revolucionária elaborada por Marx e Engels, desenvolvida por Lênin e outros revolucionários marxistas.”
    Ora, a teoria científica de Marx e Engels tem por princípio básico, firmado no manifesto Comunista, no MATERIALISMO… na negação de um Deus e centrado no dogma que a “religião é o ópio do povo”.
    Que Flávio Dino seja comunista, isso é convicção dele… agora, ser filado a um Partido Comunista e se dizer religioso, se dizer crente em Deus… aí, é ser picareta e vigarista… pois, no mínimo, engana o Partido Político ao qual é – por livre vontade – filiado.
    No mínimo é mentiroso… e, pra mim, ainda continua valendo a máxima da minha avó: quem mente rouba.
    Ah! Não poderia se esperar muito de um sujeito filho de sujeito diplomado pelos Tribunais com a alvissareira comenda de “pentaladrão”… o Pai dele é condenado cinco vezes (com trânsito em julgado) por ladroagens na Prefeitura de João Lisboa… deve ter puxado pro pai.

  10. RÁAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA! Primeiro a rizada ! Cara vcs não temmmais discurso, depois de 50 anos de ditadura desse governo mediocre e corrupto. Desse grupo de fraudadores de licitação, de roubo e saque dos cofres públicos!!
    Flávio Dino cada dia deixa vcs com cara da TACHO!
    Dia 5 de outubro o chorororororor será geral!!

    • Bem, se é de corrupção ele, Flávio Dino, entende: pego com a galinha da Fazenda Pública debaixo do braço não fez feio… só segue o caminho do pai dele, pentaladrão diplomado pelos Tribunais.

  11. Engraçado,
    Nunca vi ninguém fazer uma entrevista com o Astro de Ogum e perguntar sobre umbanda, ou sobre o partido dele, que aliás, nem sei qual é. Vejo perguntar sobre a Câmara, mas quando se trata de FLÁVIO DINO se fala o tempo todo de comunismo, de ateu. Ora bolas, O Flávio está preparado e vai ser o melhor governador que este estado já teve. 65 é o meu voto.
    Mário

    • Astro de Ogum tem as convicções dele e as defende. O FD é diferente: é comunista, filiado ao PC do B, Partido cujo art. 1.º do Estatuto faz a “profissão” de fé no dogma marxista-leninista materialista e, por conveniência, nega;
      Das duas uma: a) é um vigarista e oportunista, que está no PC do B apenas para fazer o Partido de trempe; b) é um mentiroso ou covarde, pois é marxista-leninista (cujo dogma é que “a religião é o ópio do povo”) e não tem culhões para assumir.
      Tem outra explicação?

      • Calma Santa. Foi só mencionar o Astro que tu te mostrou logo, não Madeira. Meu Deus, tô saindo.

  12. Dizer que ele é comunista só porque é do PC do B é a mesma coisa de dizer que o Lula é trabalhador e que a Roseana é Municipalista e Democrata. Hoje não existe mais essa de ideologia politica, eles todos só estão nos seus partidos por conveniência. O Dino sempre estudou no Marista, sempre foi genial e nunca foi comunista; quem era entusiasta nos assuntos Marxismo e Trotskismo era o filho médico-formado-em-cuba-sabe-se-lá-como do Jackson Lago, que fez 4 vestibulares e levou pau em todos e o seu maior adversário acadêmico, Dino, foi 1º lugar geral do Vestibular por 2 (!!!) vezes…

    • Esse jumentinho nunca leu o Estatuto do PC do B…. Ali é cravado, logo no art. 1.º, o dogma marxista e leninista.
      Ele não foi obrigado a se filiar ao PC do B… logo, se não é comunista é um tremendo vigarista, pois engana o próprio Partido dele.
      E aí? Ele tá lá…mas não tá, né?

  13. Aquele arremedo de William Bonner tupiniquim, fez direitinho o que os Sarney-Lobão mandaram, só esqueceram que do outro lado esta um entrevistado preparado e mais sabido do que o pau-mandado entrevistador e se preparou para o tema que ele sabia que iria ser explorado. A caça virou caçador.

  14. USAR UMA ENTREVISTA EM HORARIO NOBRE PARA FALAR SOBRE QUEM ACREDITA OU NÃO EM DEUS, É MUITA SACAGEM, PRECISAMOS DE PROPOSTAS E AÇÕES PARA O NOSSO MARANHÃO, NÃO INTERRESA QUEM VAI AGIR, PORQUE MUITOS QUE SE DIZEM EVANGELISTICOS\CATOLICOS JA MANDARAM EM NOSSO MA E NADA FIZERAM PARA SAIRMOS DESTE ATRASZO, FORÇA MARANHÃO PRECISAMOS DE AÇÃO

  15. Os jornalistas da Mirante perderam uma ótima oportunidade de fazer perguntas inteligentes ao candidato. Foi lastimável e frustrante.

  16. E pra quê ficar debatendo sobre isso mesmo? Sarney se mostra um cara bastante religioso e lascou com o Maranhão nesses 50 anos. Grande coisa!

  17. Realmente não consigo entender que importância tem isso.? Ser comunista ou Cristão. .Cristão ou Comunista. .falta de argumentos.

  18. Quanta idiotice , esse pessoal da mirante. Já foi mais inteligente, um debate, aliás uma perca de tempo desnecessário , bando se vazios .

  19. O principio da sabedoria é o temor a Deus.
    Agora saber versículos bíblicos não torna uma pessoa Crista, o Diabo é conhecer das escrituras e tentou Cristo no deserto citando as mesmas.

  20. Caro Gilberto Léda, cursei Filosofia na UFMA e História na UEMA, fui obrigado a estudar profundamente a doutrina comunista e não encontrei nada sobre a obrigatoriedade do ateísmo na citada doutrina. Existem diversas correntes na doutrina comunista como: comunismo cristão, comunismo científico e etc..
    Você utiliza a mesma estratégia usada pela Ditadura Militar, no período denominado caça às bruxas, incorporando a opinião pessoal de Marx sobre a religião a doutrina política aprimorada pelo mesmo. Política NÃO DEVE SE CONFUNDIR A RELIGIÃO. Nós queremos saber as propostas dos Candidatos e NÃO SOBRE SUAS CONVICÇÕES POLÍTICAS, AMOROSAS, PESSOAIS. Léda o tempo passou querido, acabou esse negócio de que comunista come criancinhas, o esclarecimento chegou. Não seja burro, quem ler Blog, Jornal, costuma ter um pouquinho de conhecimento, ou seja, NÃO PERCA SEU TEMPO colocando asneiras no seu blog. Só pontuando que não tenho filiação partidária.

    • Corrigindo: Caro Gilberto Léda, cursei Filosofia na UFMA e História na UEMA, fui obrigado a estudar profundamente a doutrina comunista e não encontrei nada sobre a obrigatoriedade do ateísmo na citada doutrina. Existem diversas correntes na doutrina comunista como: comunismo cristão, comunismo científico e etc..
      Você utiliza a mesma estratégia usada pela Ditadura Militar, no período denominado caça às bruxas, incorporando a opinião pessoal de Marx sobre a religião a doutrina política aprimorada pelo mesmo. Política NÃO DEVE SE CONFUNDIR A RELIGIÃO. Nós queremos saber as propostas dos Candidatos e NÃO SOBRE SUAS CONVICÇÕES RELIGIOSAS, AMOROSAS, PESSOAIS. Léda o tempo passou querido, acabou esse negócio de que comunista come criancinhas, o esclarecimento chegou. Não seja burro, quem ler Blog, Jornal, costuma ter um pouquinho de conhecimento, ou seja, NÃO PERCA SEU TEMPO colocando asneiras no seu blog. Só pontuando que não tenho filiação partidária.

  21. DIGO :Nós queremos saber as propostas dos Candidatos e NÃO SOBRE SUAS CONVICÇÕES RELIGIOSAS, AMOROSAS, PESSOAIS…

  22. Corrigindo: Caro Gilberto Léda, cursei Filosofia na UFMA e História na UEMA, fui obrigado a estudar profundamente a doutrina comunista e não encontrei nada sobre a obrigatoriedade do ateísmo na citada doutrina. Existem diversas correntes na doutrina comunista como: comunismo cristão, comunismo científico e etc..
    Você utiliza a mesma estratégia usada pela Ditadura Militar, no período denominado caça às bruxas, incorporando a opinião pessoal de Marx sobre a religião a doutrina política aprimorada pelo mesmo. Política NÃO DEVE SE CONFUNDIR A RELIGIÃO. Nós queremos saber as propostas dos Candidatos e NÃO SOBRE SUAS CONVICÇÕES RELIGIOSAS, AMOROSAS, PESSOAIS. Léda o tempo passou querido, acabou esse negócio de que comunista come criancinhas, o esclarecimento chegou. Não seja burro, quem ler Blog, Jornal, costuma ter um pouquinho de conhecimento, ou seja, NÃO PERCA SEU TEMPO colocando asneiras no seu blog. Só pontuando que não tenho filiação partidária.

  23. Tu apenas aprofunda o desastre do teu colega Sidney Pereira.
    O fato de muitos comunistas criticarem a religião não impede de outros tantos comunistas serem crentes. Aliás, 99% dos comunistas que eu conheço começaram sua militância na Igreja. Na verdade, a insistência nessa pergunta idiota é a crença de que Flávio perderia votos se carimbado como ateu. Essa cantilena tem se revelado absolutamente inócua. Vocês estão apenas reduzindo a própria credibilidade.

  24. A pancada é tão grande que o apresentador ficou perplexo com as respostas e començou a gaguejar, indicativo que perdeu o controle da entrevista,!

  25. O QUE IMPORTA SE ELE É COMUNISTA, ATEU, CRISTÃO, MUÇULMANO, EVANGELICO OU CATÓLICO. O QUE IMPORTA É QUE DOS PIORES QUE ESTÃO AÍ UM É PIOR QUE OUTRO.

  26. Leda, não simpatizo nem um pouco com Dino, mas ganhou minha admiração naquela entrevista. E quanto ao Sidney, fiquei decepcionada de ver um repórter com a bagagem dele fazer e persistir naquelas perguntas. Será que ele não às leu antes de entrar ao ar? Ficou ridícula a insistência na mesma pergunta.

Os comentários estão fechados.