DataM reconhece possibilidade de fraude, mas detalha medidas para garantir veracidade de pesquisa

Veja abaixo nota emitida pelo DataM após a divulgação do post Leitor flagra pesquisador do DataM preenchendo questionários sozinho.

No comunicado, o jornalista José Machado, proprietário do instituto, reconhece que há pesquisadores que podem fraudar questionários, mas garante que há meios de evitar que esse comportamento interfira no resultado final das consultas.

“Nenhum questionário é aceito se o coletador não trouxer para serem digitadas todas essas informações, que são rigorosamente checadas”, disse.

Leia a íntegra da nota:

data mMeu caro Gilberto Leda,

Sei que você, como jornalista profissional que é, não se insere entre os que estão em campanha contra o Instituto Data M, que tem apenas um candidato por quem torce: o Sr. Acerto.

Assim, respondo, tranquilamente, à matéria publicada há pouco,  em seu blog, sob o título“Pesquisador do Data M responde questionário sozinho”.

Temos por norma fiscalizar e auditar o trabalho de entrevistas de todo o pessoal de campo. Como são coletadores terceirizados, aqui e acolá algum deles pode se arvorar de entrevistador/eleitor. São conhecidos, neste ramo, como “falsificadores”.  É trabalho dos institutos de pesquisa identificar e combater essa prática. Como fazê-lo? Exigindo,  para cada questionário preenchido e  devolvido, além dos dados de praxe (nome, idade, grau de instrução, sexo, renda e religião), endereço e telefone. E, através destes, entrando em contato com o entrevistado.

Nenhum questionário é aceito se o coletador não trouxer para serem digitadas todas essas informações, que são rigorosamente checadas.

Ontem mesmo, desligamos da nossa equipe de coletadores um senhor – não poderia  dizer se é o mesmo que aparece no vídeo – cujos questionários de sua responsabilidade  não “batiam” quando confrontados com alguns de seus entrevistados, em São Luís. Tivemos que mandar refazer o setor, dessa vez sob supervisão.

Tão logo tomei conhecimento da matéria, convidei, você, Gilberto,   a vir, imediatamente,  aqui,  no escritório da empresa,  para constatar essa providência e mostrar-lhes como funciona nosso SISTEMA DE CONTROLE E FISCALIZAÇÃO. Mas você, alegando compromisso particular, pediu-me  que lhe dispensasse da formalidade. Mesmo assim, o convite continua de pé.

Resta dizer que é assim que trabalhamos. Sabemos da responsabilidade de fazer uma pesquisa para um cliente,  pela importância das informações que reúne, do resultado  em si, da repercussão,  seja ela registrada ou não.

Somos maranhenses. Aqui vivemos,  criamos e educamos  os nossos filhos. Temos consciência de que a “prova dos nove” dos números de uma pesquisa eleitoral é o resultado do próprio pleito.

Acertamos, “na mosca” em 2012. Acertaremos, de novo, em 2014.

Atenciosamente,

Jornalista José Machado – Diretor do Instituto Data M

4 pensou em “DataM reconhece possibilidade de fraude, mas detalha medidas para garantir veracidade de pesquisa

  1. MENTIRA, o Sr. Machado das quantas está mentindo.
    Ele só se posicionou porque muita gente reconheceu o “agente de pesquisas” que, orientado por alguém ou não ( porque não o próprio dono do Data M?) resolveu emprenhar a pesquisa com informações falsas.
    Uma amiga, funcionária da OI, respondeu a uma pesquisa e, questionada por mim após ler as “explicações” do sr. Machado, ela disse-me que após responder as questões que lhe foram apresentadas ( altamente tendenciosa pois, DECLARADAMENTE o pesquisador induzia para que ela manifestasse intenção em votar em Roberto Rocha para o Senado (ela respondeu Gastão e Flávio Dino)) nunca mais FOI CONTACTADA pelo Data M.
    Se ele faz a checagem por amostragem, é uma coisa, mas ao dizer que checa TODAS as entrevistas, ELE ESTÁ MENTINDO.

  2. Meu caro Gil, confesso que li com atenção as explicações do sr. Machado e fiquei intrigado. Pois realizar pequisa é tarefa fácil, e depois, sondar todos os entrevistado, é fazer um nova pesquisa. E o custo obviamente se elevar. Acho que ele deveria explicar melhor.

  3. Vejo Claramente no Video Q O Rapaz Sta Codificando
    Se Eu Fosse Esse Jovem Metia Um Processo Em Vcs
    Vcs Teriam Q Provar q Era Fraude

    • codificando, né? mais um entendedor de pesquisa. pq será, então, que o proprietário do DataM não questionou a postagem?

Os comentários estão fechados.