Leitor flagra pesquisador do DataM preenchendo questionários sozinho

Um leitor encaminhou ao blog um vídeo com o que diz ser o flagra de um pesquisador do DataM preenchendo sozinho questionários de pesquisa eleitoral para o Governo do Estado em São Luís.

Ao relatar o caso, nosso leitor diz que filmou cerca de dois minutos da ação, mas garante que ficou no local por cerca de 20 minutos, em frente ao Terminal de Integração da Cohama.

“Passei uns 20 minutos lá e ele respondendo, sem questionar ninguém”, afirmou. O homem aparece marcando o questionário indiscriminadamente.

Nossa fonte revela ainda que chegou a perguntar ao pesquisador quem estava com mais intenções de voto na pesquisa: “Flávio Dino”, foi a resposta dele.

dataMO blog entrou em contato com o proprietário do instituto DataM, jornalista José Machado, para que ele se posicione sobre o caso, e aguarda retorno.

Veja na imagem congelada do vídeo o detalhe da logomarca do DataM, no canto superior direito do questionário, e compare com o que está disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – aqui.


26 pensou em “Leitor flagra pesquisador do DataM preenchendo questionários sozinho

  1. ISSO JÁ ERA DE SE ESPERAR. OUTRO DIA UMA AMIGA FOI ENTREVISTADA POR ESSA PESQUISA E ELE DISSE QUE QUANDO CHEGOU NA VEZ DE PERGUNTAR QUAL CANDIDATO ELA VOTARIA E FEZ UM QUESTIONAMENTO ASSIM: PRA GOVERNADOR É FLAVIO DINO, E FOI LOGO COLOCANDO UM X NA RESPOSTA. AI ELA FICOU BRAVA E RETRUCOU: QUER DIZER QUE QUEM ESTÁ RESPONDENDO ESSE QUESTIONÁRIO É VOCÊ MESMO? NÃO ACEITO. AI ELA ME DISSE QUE FICOU POR ISSO MESMO E FICOU MARCADO FLAVIO DINO. VEJAM SE ESSA PESQUISA TEM CREDIBILIDADE.

  2. ESSAS PESQUISAS NA MINHA OPINIÃO JÁ PERDERAM A CREDIBILIDADE VAMOS VER QUEM É O FAVORITO É NO DIA DA ELEIÇÃO MAIS ACHO QUE A VERDADE VAI PREVALECER E VAI DAR É LOBÃO FILHO 15 PARA GOVERNADOR DO MARANHÃO! É #prafrenteMaranhão

  3. SE TEU COMPASSA FILMOU POR 20 MINUTOS,POR QUE VC SÓ MOSTROU 54 SEGUNDOS,QUAL A EVIDÊNCIA QUE ESTE PAPEL ERA DA DATA M?
    AGORA AINDA NÃO SAIU A PESQUISA IBOPE E JOAQUIM HACKEL JÁ DIVULGOU QUE A DIFERENÇA SÃO DE 15 PONTOS.EITA MÃE DINA

  4. Inacreditável essa matéria. Mas lamentável ainda é acreditar que este espaço parou para dar crédito a esse tipo de coisa. Qual respaldo se tem que de fato é um pesquisador ? Quem me garante que não é fake? E de fato é da tal DATAM? Creio que o papel é informar com imparcialidade o que está o inverso. Sinto na informação um punhado de despreparo. Virar blogueiro é fácil, difícil mesmo é consultar de fato suas fontes antes de publicar “notícias”.

  5. ta aí o motivo de as pesquisas mostrarem que Flávio esta na frente….
    simplesmente pelo fato de estarem alterando as pesquisas.
    #xôfalsamudança
    #xôdino

  6. Esse vídeo pode te trazer sérias complicações, pois a imagem é algo inviolável meu amigo. Você pode ser processado civilmente e, responder judicialmente, bem como indenizar esse moço. Eu no lugar dele, faria você provar, pois a imagem é ambígua pra provar isso. Ele pode alegar que está passando a limpo…

  7. rapaz isso e um absurdo não to aqui para falar nem de falvio e nem de lobao mais sim dessas empresas de pesquisa, um absurdo essas pesquisa fraudulentas cade o ministério publico para entrar com ação contra isso ?? sabe quanto custa uma pesquisa dessa ?? mostra as grande credibilidade q essas empresa do maranhão tem. negação devia pagar uma multa de no mínimo 100 mil para parar de ser tao sacanas

  8. Ele reconheceu ser funcionário dele, cadê?? Por mais que tenho feito, isso não lhe dá o direito de expor a imagem do funcionário, você errou feio meu chapa! Quem vocês pensam que são pra sair mostrando o rosto das pessoas sem autorização??? No lugar dele tu ia as barras da justiça, ia pagar por danos morais e materiais, pela possível demissão, pelo que deixou de ganhar e que deixará por conta da imagem dele escancarada. Tu tá é lascado se ele abrir um processo contra ti velho, causa ganha no ato!

  9. Mentiras têm pernas curtas, com a pesquisa do IBOP desmorona todo castelo do comunista. Lobão Filho, será o novo governador do nosso ESTADOS.

  10. um informante me falou que esse rapaz foi contactado por alguem de lobão filho para preencher os formularios em favor dele, e mesmo assim a pesquisa deu flavio dino disparado. e agora em quem acreditar?

      • Leda, é claro que meu comentário não passa de ficção, mas é bem por ai tua linha de raciocinio. Então qualquer pessoa posta uma filmagem e afirma que o rapaz estava preenchendo formularios em favor de um ou de outro candidato???? cadê as provas? esse video?

  11. Caro amigo sua interpretação do trabalho das pessoas é triste e grotesca, você afirmar que uma pessoa está adulterando informações deste tipo pode leva-lo a um processo, antes de publicar procure se informar melhor antes, espero sinceramente que o pesquisador tome providências quanto a isso.

  12. Pingback: Marco Aurélio D'Eça | Desgastado, Flávio Dino divulga pesquisa quase todo dia…

  13. Pingback: DESGASTADO, DINO DIVULGA PESQUISA QUASE TODO DIA … | MARANHÃO NOTÍCIAS

Os comentários estão fechados.