Mudanças de ares

Deputada Eliziane Gama

Deputada Eliziane Gama

Os deputados estaduais Zé Carlos da Caixa (PT), Rubens Pereira Júnior (PCdoB), Eliziane Gama (PPS), André Fufuca (PEN) e Victor Mendes (PV) serão diplomados deputados federais no fim desta semana, pelo Tribunal Regional Eleitoral. Os cinco parlamentares vão encarar novos desafios em Brasília, após dois mandatos como deputados estaduais.

Coincidentemente, Pereira Júnior, Mendes e Eliziane chegaram juntos ao parlamento estadual, em 2006. Zé Carlos da Caixa, por sua vez, está no primeiro mandato de deputado, garantindo a eleição de federal na primeira disputa, bem como André Fufuca.

Deputado Rubens Júnior

Deputado Rubens Júnior

Pereira Júnior e Mendes chegaram ao Parlamento na esteira da boa trajetória política dos pais, os ex­deputados Rubens Pereira e Filuca Mendes, respectivamente. Eliziane, por sua vez, chegou à Assembleia como representante da igreja Assembleia de Deus, elegendo­se na primeira disputa e fazendo carreira meteórica. Reelegeu­se em 2010 e teve excepcional desempenho nas eleições municipais de 2012, o que a credenciou a voos mais altos. Este ano, foi a deputada mais votada do Maranhão e é a favorita na disputa pela Prefeitura de São Luís.

Deputado Victor Mendes

Deputado Victor Mendes

Junto com os cinco deputados estaduais, o vereador Sérgio Frota (PSDB) também muda de patamar político a partir de fevereiro. Ele foi o único vereador de São Luís eleito para a Assembleia com a força de ter sido o mais votado deputado estadual na capital maranhense, superando figurões como Edivaldo Holanda (PTC), pai do prefeito homônimo, e Gardeninha Castelo (PSDB), filha do ex­prefeito João Castelo (PSDB).

Comandante do Sampaio Corrêa, que fez boa campanha na Série B do Campeonato Brasileiro, Frota chega à Assembleia com cacife para polarizar um projeto eleitoral em 2016, embora se mantenha ainda distante do tema. De uma forma ou de outra, são atores políticos que mudam de patamar em 2015.

Da coluna Estado Maior, com edição do blog