TSE garante mandato de Julião Amin; Alberto Filho está fora

juliao_aminO ministro Dias Toffoli, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), decidiu hoje (23) mandar computar os votos do candidato a deputado federal Deoclides Macedo (PDT) e, com isso, garantiu o mandato de Julião Amin (PDT), que havia ficado na primeira suplência em virtude da anulação dos votos do colega de partido, ex-prefeito de Porto Franco.

O próprio TSE já havia confirmado decisão da ministra Maria Thereza Moura e mantido o indeferimento do registro de candidatura de Deoclides (reveja) – ele teve anulados os mais de 55 mil votos recebidos em virtude da cassação do registro por rejeição de contas pelo Trbunal de Contas do Estado (TCE) do Maranhão.

O pedetista, no entanto, recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF), alegando que as contas foram aprovadas pela Câmara (leia mais). Essa ação levou o presidente do TSE a decidir, monocraticamente, pela validade dos votos, sob pena de o ex-prefeito ser prejudicado caso o recurso seja julgado procedente.

Assim, válidos os mais de 55 mil votos de Deoclides, o PDT garante a eleição de Julião Amin, que estava como primeiro suplente, e tira do páreo Alberto Filho (PMDB), que já foi até diplomado pela Justiça Eleitoral.

_________________Leia mais

Julião Amin pode “tomar” vaga de Alberto Filho na Câmara

4 pensou em “TSE garante mandato de Julião Amin; Alberto Filho está fora

  1. Se fez justiça a um dos políticos mais dignos do nosso estado. Candidatura cruelmente prejudicada em toda a campanha, fazendo dobradinha com a própria irmã, Deputada reeleita, Deoclides conseguiu votação expressiva mesmo com toda a dificuldade. Parabéns companheiro, a validação dos seus votos é mais do que justa e nos fortalece.

    • A gente chega a rir de tanta contradição nesse PAÍS. Vejamos, o TCE – TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO formados por técnicos de alta qualificação para atuarem em contas públicas, reprova as CONTAS do Legislador, porém essas mesmas contas são aprovadas pela CÂMARA(notório cooperativismo). Então vem a pergunta: Pra que serve mesmo o TCE ?

  2. Será que isso é SIMPLES ASSIM, como é que o TRE-TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL-MA, dar DIPLOMA, com todas as prerrogativas a ALBERTO FILHO, e se não me falha a memoria, e por que que o TSE, dar ganho de causa a quem tem problemas com a JUSTIÇA, não estou entendendo mais nada, senhores que tem a caneta mão. NÃO ESTOU ENTENDENDO MAIS NADA.

    Edmilson Moura.
    Blog Rebelde Solitário ou Rebelde Solitário

  3. Pingback: TRE confirma eleição de Julião Amin | Gilberto Léda

Os comentários estão fechados.