Caso Constran: em depoimento há uma semana, parceiro de Youssef negou existência de mala de dinheiro

exclusivoO administrador de empresas e contador Marcos Ziegert – parceiro de negócios de Alberto Youssef –  desmentiu, em depoimento prestado à Polícia Federal no dia 19 de janeiro deste ano e a que o blog teve acesso com exclusividade, a declaração do doleiro sobre a existência de uma mala com dinheiro que teria sido entregue ao ex-secretário-chefe da Casa Civil, João Abreu.

Também à PF, Youssef disse que a mala continha R$ 1,4 milhão em propina supostamente destinada a membros do Governo do Estado como “comissão” para o pagamento de um precatório da UTC/Constran, no ano passado.

De acordo com Ziegert, o conteúdo era outro.

ziegert2“[Alberto Youssef] tinha uma mala pessoal, uma mala com documentação de plantas, projetos e outros documentos relativos a negociação com o shopping e uma caixa de vinhos VEGA Sicília”, disse o contador, quando perguntado sobre quantas malas o doleiro havia trazido para o Maranhão quando fora preso, em março do ano passado.

Ziegert declarou na mesma ocasião que chegou ao Maranhão para tratar de negócios relativos à expansão de um shopping e que efetivamente levou os documentos a um encontro com João Abreu.

Mas esta não é a única inconsistência do depoimento de Alberto Youssef apontada pelo próprio companheiro de viagem.

À PF, o doleiro garantiu que havia viajado sozinho ao Maranhão (veja trecho do depoimento abaixo).

youssefAs imagens do circuito interno do Hotel Luzeiros, onde ele e seu parceiro se hospedaram, e o termo de declaração de Ziegert também vão de encontro a essa afirmação.

Disse o depoente “QUE no dia 16/03/2014 viajou para a cidade de São Luís no Maranhão na companhia de ALBERTO YOUSSEF” (leia abaixo).

ziegert

Confusão

Decorre da crença em todo o depoimento do doleiro, também, uma confusão feita nos últimos dias.

Mesmo já tendo conhecimento da presença de Youssef e de Marcos Ziegert juntos no Hotel Luzeiros – fato que foi noticiado até pelo Jornal Nacional, com imagens do estabelecimento, ou pelo Estadão (veja aqui) -, ao ter acesso ao novo depoimento do doleiro, grande parte da imprensa deu toda a mais recente narrativa dos fatos como verdadeira, o que acabou “transformando” Ziegert não em um parceiro de viagem e de negócios de Youssef, mas em um “emissário” de João Abreu, segundo a Folha de S. Paulo (leia aqui); ou em um assessor da Casa Civil, de acordo com O Globo (leia).

Na nova versão apresentada, então, Ziegert não é mais o parceiro que conhece Youssef há 18 anos, mas um enviado de João Abreu ao hotel para receber uma mala com dinheiro e um caixa de vinhos.

vinhoTambém de acordo com a nova versão dos fatos, Youssef disse à polícia que, já no hotel, foi ele quem entregou essa caixa de vinhos ao companheiro para que esta fosse repassada a João Abreu.

As imagens novamente o desmentem e mostram que é Ziegert quem chega com a caixa sob um dos braços – fato também já destacado em relatório da PF.

Os vinhos até já foram apresentados aos federais. Mas este é assunto para um outro post.

7 pensou em “Caso Constran: em depoimento há uma semana, parceiro de Youssef negou existência de mala de dinheiro

  1. Calma blogueiro , a policia Federal ja tem en posse a filmagem tudo vai ser esclarecido nao adianta Abreu dizer que vai processar o douleiro

  2. KKKKK…..quem te viu, quem te vê…quem era Ledinha nos corredores da Universidade…tome vergonha siô!

  3. Se houve “mala” se não houve, não sei, o que sei é que vou pagar R$3,45 pelo litro da gasolina, tudo porque alguém se sentiu no direito de assaltar os cofres públicos, MAIS UMA VEZ.

  4. Da Califórnia (EUA), Roseana Sarney contratou os serviços do renomado advogado dos corruptos, Antônio Kakay, desconfiada que será intimada pelo juiz federal Sérgio Moro a prestar esclarecimentos no inquérito que investiga o esquema da Operação Lava Jato. A ex-governadora é acusada por Alberto Youssef, Aderico Negromonte, Meire Poza e Rafael Ângulo de cobrar suborno para negociar o pagamento de dívida antiga à UTC Engenharia.

  5. Documento de um shopping numa mala?

    Caraca véi, nunca pensei que shopping construído ou na iminência de ser, demanda uma documentação tão volumosa assim.

  6. Pingback: Caso Constran: a caixa de vinhos entrgeue a João Abreu | Gilberto Léda

Os comentários estão fechados.