O Maranhão não pode calar

Da Coluna do Sarney

A Refinaria Premium I, em Bacabeira, foi lançada como parte do projeto brasileiro de tornar-se livre da importação de gasolina, diesel, nafta e querosene, pois o Brasil, embora autossuficiente em petróleo, não é capaz de produzir a quantidade que consome desses produtos. Na ocasião o presidente da Petrobras disse que ela “será uma das maiores do mundo”.

Bacabeira ia produzir cerca de 1/3 da capacidade atual de refino de combustível do país, e deveria exportar a metade de sua produção sob a forma de diesel Premium para o mercado europeu.

(Foto: Chico de Góis/O Globo)

(Foto: Chico de Góis/O Globo)

Deveria processar 600 mil barris/dia de petróleo. Nos Planos Estratégicos da Petrobras sua capacidade de refino passaria de 2,1 milhões de barris por dia para 3,3 milhões em 2020. Isso seria feito “através da expansão do parque de refino, com as parcerias nas refinarias já planejadas”.

O Relatório de Fiscalização 123 de 2013 do Tribunal de Contas da União afirmava que “o refino do petróleo apresenta considerável valor estratégico, pois, sem a separação em seus diversos componentes, o petróleo em si possui pouco valor prático e comercial. O empreendimento será propulsor de grande desenvolvimento econômico e social no Estado do Maranhão e no País, em face da elevada demanda de bens de capital, de insumos e de mão de obra especializada. Dentre os benefícios decorrentes da implantação da refinaria, pode-se citar a criação de até 25 mil empregos durante o pico da obra e a estimativa de cerca de 1,5 mil empregos para a operação da refinaria. Na concepção original, a construção dessa nova refinaria enquadra-se na diretriz de redução da exportação de petróleo bruto nacional, com consequente agregação de valor a essa commoditie e exportação de derivados de elevada qualidade e alta margem de negociação no mercado internacional.” Tudo isso querem nos tirar.

Em fins de outubro do ano passado a Petrobras anunciava que os investimentos entre 2011 e 2014 tinham sido de um bilhão e setecentos milhões de reais, e após 2014 seriam de trinta e cinco bilhões e meio. E agora? Nada!

Quando surgiram as dificuldades de capital para o empreendimento, anunciadas pela Petrobras como razão para adiar por dois anos a conclusão da obra, fui ao ministro de Minas e Energia e propus que se buscasse parceiros e capital estrangeiro para o empreendimento. Edison Lobão adotou esta proposta e começou a trabalhar nesse sentido. Infelizmente a área econômica do governo e um certo preconceito ideológico da Petrobras não implementaram esse caminho. Por que não abrir ao capital estrangeiro a construção de refinarias? O Brasil não dispõe de gasolina suficiente para atender seu mercado. O preço já está nas nuvens. A atração de parceiros aceleraria os empreendimentos, considerados prioritários pela estatal para garantir a autossuficiência de petróleo refinado. O próprio ministro Mantega, àquela época, diante da clareza dos argumentos, reconheceu que “o plano de investimentos da Petrobras é muito grande e exige muito capital. Estão sendo feitas mais refinarias e, com essas do Maranhão e do Ceará, teremos autossuficiência.” E começou a estudar a busca de parcerias.

Assim, considerar “perda” – como justifica a Petrobras – essas refinarias é confessar que vamos aumentar e muito a importação de gasolina e diesel. Afinal, se a Petrobras entrou em bancarrota foi pelo descompasso entre o preço de compra e o de venda de gasolina, além dos “malfeitos” – e não podem ser o Maranhão e Ceará a sofrer por isso. A visão de construir refinarias nessas regiões tinha também por objeto diminuir o desnível regional. Não deixaremos nem devemos silenciar ante a decisão da Petrobras, nem nos acomodarmos e deixar o assunto morrer – ou, o que pode acontecer fazerem a refinaria do Maranhão noutro lugar, que é desejo antigo. Sabe Deus a luta que tivemos para trazê-la para o Maranhão, provando ser a melhor decisão técnica e estratégica. Tem que ser encontrada uma solução. O Maranhão é que não pode arcar com os prejuízos dessa decisão. Bacabeira tem de voltar.

9 pensou em “O Maranhão não pode calar

  1. Sarney é um cara de pau, sem memória, esse bandido passou os últimos seis ano, mandando e desmandando no ministro e no Ministério de Minas e Energia, ele Senador do Amapá, mais os três do Maranhão, com sua filha governadora, deixaram a Refinaria desabar, não sabia de nada?. Agora vem reclamar o caldo derramado. A verdade era que, essa refinaria nunca existiu!, só existia no papel.
    E Sarney sabia disso, praticou um estelionato eleitoral sabendo que essa refinaria não viria para o Maranhão, mesmo assim embolsaram mais de um bilhão de reais…

  2. Amigo, entendo a dor do povo bacabeirense, mas ao mesmo tempo repudio a decisão de alguns políticos de pressionarem a petrobras, onde ja se viu uma empresa que esta passando por tamanha crise investir tanto em uma obra desse porte com o preço do barril lá em baixo? É tentar quebrar a Petrobras de vez, tenho ctza, eles deveriam pressionar a nem um pouco querida presidenta e seu partido a devolverem os bilhões desviados da estatal, desse jeito a premium 1 talvez virasse viável novamente. Mas não vamos esquecer, não é apenas o PT que ta envolvido não, tem outros partidos, e me espanta o sr sarney não ter mencionado a possibilidade de envolvimento de alguns conhecidos seu nesse escândalo, pra falar a verdade, não me espanta.

    • O PETROLEO É BARATO O Q FAZ A GASOLINA SER CARA NO BRASIL É O REFINO E A ALTA CARGA DE IMPOSTOS PRA SOBRAR DINHEIRO PROS PTRALHAS ROUBAREM… A REFINARIA PREMIUM I E A II SÃO INVESTIMENTOS NECESSÁRIOS PARA O PAÍS. E SÓ NÃO VAI SER FEITA PQ QUEBRARAM A PETROBRAS…

  3. Este velho oligarco iresponsavel caloteiro fez a cabeça do cachaceiro do lula para vim mentir para nosso povo juntamente com esta desiquilibrada desta Roseana junto com lobao para tirar aproveito eleitoral todos mos sabemos que para construir uma refinaria deste poste uma grandiosa obra deste portes leva e tempo nem projeto a petrobras tem . Merece agora e cadeia em todos estes pilantras .

  4. Só tá faltando mesmo o babalorixá dizer que a culpa da refinaria não vir é de Flávio Dino, pois fez de tudo para que a mesma fosse construída. e somente agora a coisa desandou. A cara do velho nem mexe.

  5. A coisa mais triste para um ser humano, principalmente quando passou a vida toda mentindo, enganado, enrolando é ficar sem o que fazer, pior, quando ninguém mais o escuta.
    A vida desse canalha é marca de falcatruas, como aquela lá em Pinheiro/MA, onde ele, esse safado oligarca, tomou na maior cara dura a casa de uma senhora. Essa casa é hoje onde funciona uma biblioteca.
    Para o Maranhão é melhor ficar sem foz, do que ter a voz que ele teve. Pois, com a voz dele e seus asseclas o Maranhão ficou na posição que está. Então meu cara, voz como a dele não vale nada.

  6. Tantas descobertas agora vindo a tona…e aliados e aliados da ex Governadora Roseana Sarney, deputados, prefeitos, lideranças,  todos   decepcionados com ela cada dia que se passa. Por quê será? Foi muito dinheiro envolvido, esquemas e mais esquemas, privilégios , muitos “NÃO” ditos , muita concentração de poder…ganância de poder, onde os benefiados com os milhões de reais eram somente a família Sarney, Murad, secretariado e os muito próximos destas famílias.  Governadora Roseana  perdeu seu espaço político por pura falta de estratégia e por não ter escutado seu pai…agora é tarde e a mesma nem querendo ser Senadora novamente terá chance, o momento seria esse que passou.  O atual Governador Flavio Dino e seu secretariado  estão trilhando o caminho certo , sólido e com visão de futuro, estão agindo contra a sujeirada feita pelo governo anterior, estão fazendo um governo de todos e sem exclusão, estão recebendo de forma receptiva políticos fortes e que tem votos, que votaram ou nao votaram nele e mostrando que sabem fazer aliança e trilhando um caminho para ser governador novamente facilmente.  Roseana Sarney deveria ter sido mais astuta e menos egoísta, poderia ter dividido o pão com seus aliados políticos …e não o fez…enfim acabou a ERA Sarney no Maranhao, sobrou-se 3 gatos pingados sem força e ponto final

  7. Roubaram 2 bilhões apenas nos serviços de terraplenagem e ainda querem mais? A fonte secou, não vai existir refinaria alguma em bacabeira.

Os comentários estão fechados.