Secretária de Cultura reconhece problemas do Carnaval 2015

Ester Marques em animado bate papo com Marlon Botão (Func) e o govrnador Flávio Dino (Foto: Lauro Vasconcelos/Func)

Ester bate papo com Marlon Botão (Func) e Flávio Dino (Foto: Lauro Vasconcelos/Func)

Para além da discussão política que se instalou sobre o Carnaval realizado em parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura em São Luís, a secretária de Estado da Cultura, Ester Marques, fez uma boa análise sobre o resultados das festas, que se encerram hoje (17).

Em material distribuído pela própria assessoria de comunicação do Executivo estadual, Marques reconhece que a festa deste ano não conseguiu “atingir a todos” e que o curto espaço de tempo para a organização foi fator preponderante para isso.

Ela revelou, também, que é intenção do governo descentralizar a folia – talvez por isso a mudança de itinerário do circuito, não mais passando pela Rua do Passeio – e que as mudanças fazem mesmo parte de um novo paradigma de organização do Carnaval na capital.

“Obviamente, como nós pegamos o carnaval muito em cima da hora, não conseguimos atingir a todos da forma como a gente queria, mas eu penso que nós conseguimos dar um bom passo, que foi iniciar um processo de reversão de um modelo que está saturado. Então, a gente precisa realmente descentralizar e levar o carnaval pra mais lugares, para que mais pessoas possam brincar próximas as suas casas e tenham mais oportunidades de apreciar outros tipos de expressões populares fora aquelas que elas já estão muito habituadas”, afirmou Ester Marques.

10 pensou em “Secretária de Cultura reconhece problemas do Carnaval 2015

  1. O grande problema foi a mesquinharia, pode até ser que Dino não saiba do que aconteceu mas, ao tornar o circuito da Madre Deus como Sarneyista, deram um tiro no pé. Ao demonizar e excluir brincadeiras como Bicho Terra, Vagabundos do Juegue, Máquina de Descascar Alho e outras, jogaram uma pá de cal no carnaval de rua da cidade. A musica que mais se toca no carnaval maranhense ( Gaguinho) é de autoria de Welington Reis ( ex governo Roseana) e depois a do Bulcão ( também ex Roseana) a animada É Gostosa. Essas brincadeiras sairam na Madre Deus sem a chancela do Governo/Prefeitura que optou por uns grupos absolutamente medíocres. Definitivamente o discurso da mudança com igualdade e oportunidades para todos era só balela.

  2. Seria de bom alvitre que esquecêssemos as picuinhas partidárias e nos voltássemos para a alegria popular momesca, o circuito Deodoro/Madre de Deus não tem nada a ver com essas “mudanças” estapafúrdias.

    • concordo. tentaram criar a pecha de que o circuito Deodoro-Madre Deus era Sarneyzista e mudaram tudo. deu no que deu

      • De fato, o carnaval de rua de São Luís, neste ano, foi uma droga de tão ruim… nem parecia carnaval.
        Isolaram desde a Pça Deodoro até o Largo do Caroçudo para nada. Ontem, terça-feira, era um deserto só. Lá pelas 17h foi que passou um bloquinho, com meia dúzia de gatos pingados pela Rua do Passeio, sem qualquer animação, pelo menos capaz de contagiar quem o viu passar.
        Em síntese: carnaval de rua em São Luís, pelo que me lembro, nunca foi grande coisa; agora, então, é que ficou pior com a discriminação dos melhores blocos pela pecha de sarneysista. Ou seja, deram um tiro de misericórdia no fraco carnaval de rua de São Luís…
        Isso faz até lembrar daquele urso pessimista do desenho animado: Oh!, dia, oh! tristeza!
        Fred Torremolinos

  3. Ester como grande intelectual da cultura fracassou muito, principalmente com uma equipe tarimbada da gestão anterior!

  4. Engraçado esse Marlon Botão não entende de bulhufas de Carnaval e além do mais pactua com a organização do baile de escolha do rei momo. Que palhaçada como e que pode um cara de bolacha desse ,com esse óculos de V…. Ele mesmo não teve o discernimento de deixar permanecer aquela equipe que contemplou um cara que não tem o perfil da tradição . Fico impressionado e da relação de FD com esteira marques. Quem diria parece até mentira. Não consegui enxergar a mudança e melhor pedir emprestado esses óculos dos dois pra fazer três aí não e mais preciso ir nas óticas Diniz.

  5. Acredito que todo evento tem problemas, um desse porte nao seria diferente, ainda que com pouco tempo de organizaçao o carnaval foi riquissimo, essa parceria vai render muitos frutos bons pra cidade tenho certeza.

  6. Eu gostei dos circuitos e da programaçao inteira, acho que agora é olhar pra frente pro que pode ser melhorado, esse comeco pra um teste ja foi muito bom

  7. Pingback: Carnaval: para Andrea Murad faltou competência ao governo | Gilberto Léda

  8. É no que dá entregar a pasta da Cultura, seja a municipal, seja a estadual, para amadores. Como os ocupantes delas são navios, duvido que cheguem a um porto seguro.

Os comentários estão fechados.