Diárias: uns com tanto; outros, nem tanto

educacao policiaOs policiais militares têm sofrido nas mãos do Governo do Estado quando o assunto é o pagamento das diárias devidas por operações realizadas nos mais diversos municípios do Maranhão.

Na semana passada, por meio de nota ao blog, a Secretaria de Estado de Comunicação garantiu que não há “qualquer determinação do Governo do Estado no sentido de suspender tal direito [a diárias]”.

Os PMs contam outra história.

E, para completar, ontem (25) o deputado Cabo Campos (PP) garantiu os policiais militares realmente não estão recebendo diárias.

Segundo ele, nem as do carnaval, tampouco as de janeiro foram creditadas nas contas dos militares. “Isso acaba desmotivando”, argumentou.

Sobram diárias

Por outro lado, sobram diárias à Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e à Polícia Civil.

No primeiro caso, o Governo já pagou, segundo dados do Portal da Transparência (veja acima), mais de R$ 400 mil só em 2015.

Para a Polícia Civil, valor menor: “módicos” R$ 286 mil.

Uns com tanto; outros, nem tanto.

5 pensou em “Diárias: uns com tanto; outros, nem tanto

  1. Se faz necessário com urgência,o detalhamento do uso REAL dessas diárias.Simples:em governos anteriores centenas de servidores recebiam diárias sem nunca ter saído daqui.Isso mensalmente,com intiuito em reforçar seu salário mensal.De novo,por enquanto,não tem nada…

  2. O DECRETO Nº 22.985 DE 20 DE MARÇO DE 2007 estabelece que o limite de diárias que o servidor CIVIL pode receber em um ano é de até 120 (cento e vinte) diárias, in verbis: “Art. 6º O total de diárias atribuídas ao servidor civil não poderá
    exceder a cento e vinte dias por ano, salvo em casos excepcionais e especiais, e com prévia e expressa autorização do Comitê de Gestão Orçamentária e Financeira.” Regra extensiva aos militares em exercício na Casa Civil, pelo artigo 8º do mesmo Decreto.
    Agora, peça a qualquer um desses PM’s (servidor MILITAR) “descontente” o seu CPF e nome completo e pesquise na transparência quanto ele já recebeu de diárias do Estado no ano passado?
    Todos nós sabemos que em qualquer Unidade da federação os órgãos públicos desaceleram suas gestões financeiras no período que compreende o final e reinício do novo exercício. Sendo portanto, comum nessas ocasiões os atrasos decorrentes dos procedimentos necessários para a prestação de contas (ou seja, o Estado e o Município, fecham pra balanço).
    O que é mais fácil, pagar meia dúzia de professores ou um Batalhão realizando as mais diversas operações para apagar o fogo da criminalidade?

Os comentários estão fechados.