Alexandre Almeida solicita saída de Adriano Sarney da CCJ

ccjO líder do Bloco Parlamentar Democrático (BPD), deputado Alexandre Almeida (PTN), solicitou formalmente, ontem (23), a saída do deputado Adriano Sarney (PV) da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Assembleia Legislativa.

A comunicação com o pedido foi publicada hoje (24) no Diário da Assembleia (ao lado). Nela, pede-se que Sarney seja substituído pelo líder do Governo na Casa, deputado Rogério Cafeteira (PSC).

O movimento de Alexandre já havia sido antecipado na semana passada, logo após a decisão do PV de sair do bloco, embora ele negasse que fosse necessário pedir isso.

“Nós não pediremos a saída dos deputados do PV das comissões que integravam. Isso ocorre automaticamente, porque a indicação é do bloco, não dos partidos”, declarou Almeida ao blog na ocasião.

alexandreReação

Ao comentar o assunto, também na semana passada, Adriano Sarney garantiu que haveria reação se houvesse – como agora há – tentativa de retaliação.

“Eu sei que da presidência da Comissão de Assuntos Econômicos não podem me tirar, porque fui eleito para o cargo. Vai haver reação se houver tentativa de nos tirar”, disse.

O deputado Edilázio Júnior, que faz parte da Mesa Diretora da Casa como 1º secretário e, portanto, não ocupa nenhuma vaga em comissão, corrobora a tese do colega de bancada.

“O PV não perde todas as vagas porque temos os mesmos quatro deputados que o PMDB, por exemplo, e o PMDB tem vagas e até presidências de comissões”, declarou.

4 pensou em “Alexandre Almeida solicita saída de Adriano Sarney da CCJ

  1. Isso está me cheirando a perseguição/ retaliação. Vamos observar os fatos. No início do mês, o deputado Adriano Sarney denunciou as irregularidades na CCL, fato este que gerou grande debate na Assembleia e até o momento o Governo não conseguiu dar explicações plausíveis sobre o assunto. O deputado Adriano Sarney e o deputado Edilázio Júnior tiveram seus requerimentos pedindo informações ao Governo sobre o assunto, indeferidos pela Mesa. Detalhe é que a Mesa não justificou o indeferimento. Engraçado é que concomitantemente a Casa aprovou a Lei de Acesso a Informação no âmbito do Estado do Maranhão. Totalmente contraditório e mais evidente ficou a contradição e a perseguição, quando o Deputado Fernando Furtado, aquele envolvido na fraude do seguro defeso, teve deferido pela Mesa o seu requerimento pedindo informações à SEMA sobre o contrato da empresa Trâmite.
    Outro fato curioso, é que na última sexta-feira, o grupo de deputados da oposição (Andréa Murad, Sousa Neto, Edilázio Júnior e Adriano Sarney) formalizou uma denúncia junto Ministério Público sobre as irregularidades na CCL. Logo após, o PV deixou o Bloco e anunciou sua posição como oposicionista de fato. Agora isso, demonstrando a falta de conhecimento regimental, o deputado Alexandre Almeida pede a substituição do deputado Adriano Sarney na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Cabe ressaltar que referida a substituição fere ao Regimento Interno da Assembleia no Art. 28º, § 2º – “As modificações numéricas que venham a ocorrer nas bancadas dos Partidos ou Blocos Parlamentares, que importem modificações da proporcionalidade partidária na composição das Comissões, só prevalecerão a partir da sessão legislativa subsequente.”
    Acredito que a atuação do deputado Adriano Sarney está preocupando o Governo por dois motivos. Primeiro, seria irônico ter o Governo que criticou tanto a atuação sarneysta do passado, desmarcarado e desmoralizado por um deputado novato e que ainda por cima carrega o sobrenome Sarney. Segundo, é o medo da população descobrir que o discurso da mudança foi só balela, que as velhas práticas continuam. Então é mais cômodo para o Governo tentar minimizar/ eliminar aqueles que o denunciam…

  2. Pingback: Adriano Sarney diz que não sai da CCJ; Alexandre diz que sai | Gilberto Léda

  3. QUEM DIRIA NÉ? DEPUTADO ALEXANDRE, FILHOTE DE FERNANDO SARNEY… APRENDEU CEDO AS LIÇÕES DE COISAS EXCLUSAS …QUE FUTURO TERÁ ESSE PARLAMENTAR?

  4. ESSES MENINOS ESTÃO BRINCANDO DE BRIGAR!!!!
    DAQUI POUCO QUANDO ENCONTRAREM O CAMINHO DAS PEDRAS… PRONTO, VAI FICAR TUDO NA MESMA PANELA.

Os comentários estão fechados.