“Erro operacional”: relatório mostra que fuga em Pedrinhas poderia ser evitada

relatorioUm relatório do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) mostra que, com um pouco mais de competência, as forças de segurança e de administração penitenciária do Estado poderiam ter evita o resgate de quatro presos do Centro de Detenção Provisória (CDP), no Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

O documento (veja cópia acima) aponta que pelo menos duas horas antes da fuga os criminosos que trabalharam para resgatar os presos já estavam sendo monitorados.

O Choque registrou no relatório desde o roubo de uma caminhonete, em Chapadinha – por volta das 2h58 da madrugada de ontem (5) -, a marcha dos bandidos em comboio (carregando uma escada na carroceria da caminhonete), até o desfecho da ação, com o fuzilamento das guaritas do CDP e o resgate dos detentos.

Da leitura do documento, depreende-se que as forças de segurança não deram a devida atenção que o caso merecia.

Em nota à Rede Globo, o Governo do Estado atribuiu as falhas e a fuga a “erro operacional”.

9 pensou em ““Erro operacional”: relatório mostra que fuga em Pedrinhas poderia ser evitada

  1. É a mudança, o novo!!! Tal qual Edivaldo Holanda Júnior mudou São Luís. Mudar por mudar sem competência para fazê-lo não adianta nada. O que percebemos no quadro de Secretários e respectivos assessores do governador, são pessoas, a princípio, inteligentes e com boa vontade, mas sem experiência nenhuma de gestão pública, a começar pelo trato dispensado aos servidores e contratados, uma falta de respeito total.

  2. O Governador deve parar de usar redes sociais e vir a público explicar (se possível) a falta do seu (des)governo. Cadê o Secretariado referência em segurança pública????????

    • Pior é que enquanto se discutia a segurança pública e a gestão penitenciária do estado, ontem, havia secretário mais preocupado era com o FlaxFlu. Pode?

  3. A segurança pública não se faz somente com policiamento ostensivo (policia militar), é feita em conjunto com a policia investigativa (policia civil). Até agora o Governo só se preocupa em convocar, candidato excedentes do concurso da PM, para o TAF (teste de aptidão física) que é a primeira peneira até chegar à academia de policia. Após o TAF tem, a peneira dos testes psicotécnicos, exames médicos e investigação social. É um processo muito longo até ser posto em exercício. Para os excedentes da policia civil (policia judiciária, investigativa, serviço de inteligência etc.) não precisa passar por estas etapas, pois todos já estão formados pela ACADEPOL com seus diplomas em mãos, só faltando a nomeação para entrar em exercício. O Governo anunciou no início do ano a nomeação, para este mês, de alguns excedentes. Por que não chamam todos? por exemplo: para o cargo de investigador são 40 excedentes e serão nomeados somente 30, para o cargo de escrivão são 4 excedentes e será nomeado somente 1. E assim para os demais cargos.

  4. FLAVIO DINO ESTÁ MAIS PREOCUPADO É NA REELEIÇÃO DO SEU PUPILO ED-H, AGORA ELE QUER COLOCAR COMO VICE OUTRO PUPILO O RATO JERRY. PODE UM NEGÓCIO DESSE?

  5. Enquanto o governador tiver como auxiliares, secretários incompetentes, o resultado será sempre como o visto nesse triste e vergonhoso episódio, em que uma fuga de presos anunciada e de antemão conhecida pelo aparelho policial do Estado, não foi eficientemente debelada.

    Decorridos quase 100 dias do governo Flávio Dino, ainda não disse a que veio.

    Nós estamos esperando a mudança.

    Sr. governador, deixa essa sarneyzada de mão, isso é passado.

    Vossa Excelência é o mandatário maior do Estado do Maranhão.

    Procure dirigir o estado com competência e eficiência, primando, em primeiro lugar, pela escolhas de pessoas que demonstrem afinidade com os cargos que ocupam, assim como bons desempenhos, principalmente, nas áreas mais críticas, como é o caso da segurança pública.

    Torço pelo sucesso do seu governo que, a final de contas, beneficiará a todos.

  6. Pingback: Murilo Andrade se diz “constrangido” após fuga de detentos em Pedrinhas | Gilberto Léda

  7. Pingback: “Se rolar caos, pra população cobrar do Flávio Dino”, diz detento após resgate | Gilberto Léda

  8. Pingback: Registrada mais uma fuga em Pedrinhas | Gilberto Léda

Os comentários estão fechados.