Vergonha nacional

Da coluna Estado Maior

Não houve até agora qualquer explicação plausível do governo Flávio Dino (PCdoB) para o que aconteceu domingo, no sistema penitenciário do Maranhão, e ganhou repercussão nacional pelo inusitado da situação.

Quatro presos foram resgatados de forma espetacular de um dos presídios do complexo, em uma ação digna de cinema, e com um detalhe a mais: a cúpula do Sistema de Segurança soube, pelo menos duas horas antes, que o resgate aconteceria, mas não tomou as providências necessárias para evitá-lo.

Não soube ou não quis agir como devia. E foi exatamente isso que levou a um comentário duro do jornalista Evaristo Costa, editor e apresentador do Jornal Hoje, da Rede Globo: “Das duas, uma: ou a polícia foi incompetente ou conivente”.

A mesma opinião de Evaristo já havia sido emitida logo cedo, na mesma emissora, pela jornalista Ana Paula Araújo, do Bom Dia Brasil. E foi a opinião comum na mídia – local e nacional – pelo fato de que ninguém consegue compreender como um sistema de segurança que tinha a informação deixou que o crime fosse levado a cabo, pondo em risco a vida de pais de família, que deixaram a paz de suas famílias, em pleno feriado de Páscoa, para fazer a segurança no complexo de Pedrinhas na madrugada de domingo.

Até agora, a justificativa do governo, de que houve “falha operacional”, admitida pelo secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, é o de menos no caso. Uma “falha operacional” que poderia ter levado a uma tragédia em Pedrinhas.

Por incompetência ou conivência? – perguntaria o editor do Jornal Hoje.

4 pensou em “Vergonha nacional

  1. Ridículo o comportamento do Jornal O Estado do Maranhão!
    Quando seus sócios estavam no poder, calava.
    Eis que agora cobra solução para uma situação que se arrasta há anos…
    Por certo que a fuga foi um escândalo, digno de manchetes em todos os meios de comunicação, no entanto, vergonha maior é a postura do jornal e de seus editores.

  2. Claro q conivência! Não acredito q o governador saiba, mas esse Secretário é o maior […] de todos. Com certeza está e[…] É só estudar os antecedentes dele…

Os comentários estão fechados.