Guerra Moral, artigo de Adriano Sarney

adrianoInstalou-se no Maranhão uma perigosa guerra moral que pode resultar na maior ilusão eleitoral da história do estado. O Governador, que é político e jurista, utiliza-se de técnicas retóricas que confiscam para ele a moralidade, negando aos adversários políticos até mesmo a qualidade de ser humano. Faz com que seus inimigos pareçam perversos para que, quando atacado, se coloque em posição de vítima, injustiçado, mártir; fugindo assim da sua responsabilidade de administrar a máquina pública.

Depois de 100 dias de governo, Flavio Dino ainda fala em oligarquia, coronelismo, patrimonialismo e se coloca como o salvador, aquele que monopoliza a ética e os bons princípios. A moral se tornou uma arma para conquistar o poder e levar vantagens, enquanto distrai a atenção dos erros e falhas, que são muitas, desse início de gestão. São questões que confrontam diretamente com as crenças professadas pelo Governador e seu grupo político.

Chamamos a atenção para algumas delas:

–       Ilegalidades comprovadas na formação da Comissão Central de Licitação com desrespeito a Lei Federal de Licitação e ao Código Estadual;

–       Inoperância no sistema penitenciário e de segurança que ocasionou no resgate de 4 criminosos e um total de 23 fugas apenas este ano em unidades prisionais do estado;

–       333 mortes violentas apenas em São Luis e 29 assaltos a bancos no interior do Maranhão;

–       Nomeações de aliados que não são considerados ficha limpa para cargos comissionados na administração pública, desrespeitando Lei Estadual;

–       Ausência de um plano ou ação para combater os impactos da crise econômica que vive o Maranhão, apenas em janeiro e fevereiro, segundo o Caged, mais de 6.300 postos de trabalho com carteira assinada foram fechados no Estado;

–       Falhas no atendimento das UPAs, segundo relatório da Secretaria de Planejamento (Seplan), o Governo investiu menos do que a obrigação constitucional de alocar 12% da receita em Saúde;

–       Graves equívocos que o Governo insiste em não regularizar, como a contratação sem licitação e supostamente direcionada no DETRAN;

–       Contratação de parentes de aliados e lideranças políticas entre órgãos do Poder Estadual;

–       Contratação, sem licitação, de empresa ligada a família do irmão do Governador;

–       Pagamento de jetons que chegam a cerca de R$ 6.000,00 por reunião dos chamados Conselhões;

–       Indeferimento de requerimentos da oposição que buscam informações sobre contratos suspeitos, que ocorreram sem licitação, envolvendo de um lado o Governo e do outro lado escritórios de advocacia de aliados políticos e ex-sócios de gestores da alta cúpula da administração estadual.

Para que o engodo continue, é necessário manter o inimigo forte e poderoso no imaginário do povo para alimentar o discurso do bem contra o mal e impor a culpa. Temos como exemplo o caso da contratação sem licitação da empresa da família do irmão do Governador onde, ao invés de explicar, Flavio Dino tergiversa em sua conta no Twitter: “Meu irmão tem uma carreira limpa e honrada, derivada de concurso público e de promoções por mérito. Difícil Sarney entender o que é isso.” Além de não cumprir a sua obrigação de explicar os fatos, o Governador culpou o ex-Presidente Sarney, que nada tem a ver com os privilégios que Flavio Dino concedeu à família de seu irmão. É a lógica de responder de qualquer maneira, ainda que de forma distorcida, desde que tenha respostas para os fatos que não tem argumentos.

Outro exemplo das contradições e da retórica vazia do Governador ocorreu no programa Roda Viva, em rede nacional, antes de assumir o cargo, quando afirmou: “A partir do dia primeiro de janeiro o Estado comanda o sistema prisional.” Na vida real, sobre o recente episódio do resgate de presos, em sua conta no Twitter, o Governador ataca a gestão anterior e não explica os motivos de não ter assumido o comando do sistema: “Do jeito que a oligarquia fala, até parece que Pedrinhas era uma maravilha, organizada e pacifica. Só que todos lembram.”

A Saúde, antes organizada e funcionando, vê hoje seus prestadores de serviço e seus ex-gestores sendo acusados de malfeitos. Acontece que antes a saúde funcionava no Estado e hoje está no caminho do mais absoluto caos, como já observado nas UPAs que eram referencia em qualidade.

Muitas distorções também na criação de uma Superintendência de Combate a Corrupção. Esta nova área do Governo vai combater a corrupção na atual administração ou vai apenas servir para perseguir inimigos políticos? Um bom começo seria dar uma resposta a sociedade sobre o recente escândalo no Detran.

Uma guerra moral não é sustentável, sua sobrevivência depende do contraste entre as crenças professadas e os atos executados, do que é dito e do que é feito. É possível observar uma mudança nas expectativas da população quando observa-se que, depois de um breve período de popularidade de começo de governo, o instituto de pesquisas Exata, ligado ao Governador, detectou um declínio de 5 pontos nos poucos meses de fevereiro a abril.

A estratégia de desqualificação dos adversários quase sempre trai aquele que a implementa. É sempre oportuno lembrar o que disse Abraham Lincoln: “Você pode enganar algumas pessoas o tempo todo ou todas as pessoas durante algum tempo, mas você não pode enganar todas as pessoas o tempo todo.”

Nós, que hoje exercemos uma oposição responsável a esse Governo, queremos o desenvolvimento do Maranhão acima do ideário político-partidário que querem nos impor. Respeitamos a alternância de poder e a democracia. Contudo, o Maranhão espera uma conduta séria e responsável daqueles que comandam o Estado.

12 pensou em “Guerra Moral, artigo de Adriano Sarney

  1. O deputado Adriano lista uma série de irregularidades já registradas na atual administração estadual. Todas já são do conhecimento público? Já estão devidamente comprovadas? São muitas denúncias para ficar sem respostas convincentes…

    Se o governo estadual está agindo dessa forma diante das denúncias, então, pode-se dizer que aqui no Maranhão se repete a prática petista de governar. Ou seja, ignorando os erros e falhas cometidos, e deixando a população sem a menor explicação…

    Sinceramente, espero, como todos os maranhenses, que o governador não reproduza no Estado a prática de governar do PT. Isso, sim, será um grande desastre pra todos nós. Todos sabem para onde o PT já levou o país…

  2. Rapaz é impressionante essa Sarneyzada falar em moral dar até vontade de rir tenho certeza que o Dep. A.Sarney sofre com o problema de amnésia ou será o desespero q a cada dia q passa bate mais forte na porta deles,”Sarneys. “

    • Adriano fez uma analise perfeita e sem argumentos você quer levar o discurso ao passado, vivemos no presente, o atual governador é Flavio Dino e não um Sarney, pós todos os atos de irregularidades devem ser respondidos ao povo do Maranhão, o dono do dinheiro.

      • Pelo que se vê, o deputado Adriano não é qualquer “um maria vai com as outras”.Percebe-se que está devidamente preparado para exercer uma oposição responsável.
        Parabéns pela análise crítica dos 100 dias de gestão do novo governo.

  3. O que está acontecendo no Detran-Ma atualmente beira ao absurdo…Legalizam o que é escancaradamente ilegal!Em primeiro lugar,não tinha porque contratar terceirizados se ainda existe um concurso com validade,onde centenas de pessoas passaram e esperam ser chamadas!O discurso é que chamaram mais 154…Ridículo isso!Esse número é minimo diante das contratações,agora absurdamente tidas como “lícitas”, que essa autarquia está fazendo para beneficiar algum peixe grande(deve ser é gigante!).O pior é que a atual gestão vinha com discurso de mudança e enchia de esperanças o coração dos que estudaram tanto pra passar nesse PRIMEIRO concurso da autarquia,o que imaginávamos era que o ilustre diretor iria demitir os atuais terceirizados e preencher o quadro com concursados,isso que é DEFINITIVAMENTE AGIR LEGALMENTE!Mas não,pelo contrário….Ele simplesmente demitiu terceirizados experientes(Por mais que tenham entrado por meio de politicagem também) para contratar outros terceirizados sem experiência nenhuma!!!Qual a lógica disso?Além de aumentar o tempo de espera no atendimento do Detran-Ma,Trazer desemprego a várias famílias(Ouvi de uma fonte confiável que no dia das demissões em massa os corredores do Detran viraram o próprio inferno.. choro e ranger de dentes.) e continuar com o cabide eleitoreiro…Que mudança foi essa?O queijo apenas mudou de rato,meus caros!Se for pesquisar a vida pregressa dos novos contratados,a maioria tem um padrinho político…A novela do Detran se repete,só muda o autor.
    O mais engraçado é que quando foi indagado do motivo dessas terceirizações sendo que há um concurso válido com pessoas aptas a assumirem o cargo,o atual diretor descaradamente afirma que ATENDIMENTO É ATIVIDADE MEIO,Podem confirmar o que digo na página que os servidores fizeram(http://www.assetran-ma.com/2015/03/primeira-reuniao-da-assetran-ma-com.html) !!!Ou seja:Legalizou o imoral!Passou perfume na podridão!I
    Interessante que se for pesquisar acerca do atendimento nos outros Detrans do Brasil,o que ocorre é uma gratificação para o servidor que trabalha nessa função e aqui acontece essa afronta “legalizada” à Constituição.
    Não somos só nós excedentes que estamos enojados com as atitudes da nova gestão,mas os concursados que já se encontram em exercício também estão sofrendo o pão que o diabo amassou com o diretor advogado de renome e reputação ilibada…Uma das primeiras medidas do senhor Nunes foi a diminuição do ticket dos pobres coitados!E não teve nem a consideração de avisar com antecedência…Muitos só souberam no dia das compras no supermercado!Tendo que devolver parte da mercadoria…Constrangimento para os pais e mães de família causado em função da “legalidade na Administração Pública”!Os atuais servidores inclusive estão entrando com mandado de segurança(http://www.assetran-ma.com/2015/03/procuracao-para-mandato-de-seguranca-do.html) contra a ação do renomado jurista e conhecedor das causas trabalhistas(Imagina se não o fosse).
    O Estado vai gastar bem mais com cada funcionário terceirizado do que se chamasse os excedentes…Foge da lógica essa atitude.O cargo de assistente de trânsito foi criado em 2013,juntamente com a remuneração que até hoje nunca foi reajustada…Míseros(Mas que eu faço bastante questão)R$ 1400,00 bruto.Sendo que os contratados vão ganhar em média esse valor…Aí eu pergunto: Por que terceirizar? E me proponho a responder também:Pra sustentar tubarão,meus caros!!
    Não sou da oposição,e tampouco,depois desses absurdos,a favor do governo…Mas o contexto da contratação da BR Construções é no mínimo suspeito.Estão brincando com a inteligência do povo maranhense e querendo nos fazer engolir que todas as acusações são provenientes de rixa política…
    Minha posição no concurso não foi das melhores,mas pela lei,se surgirem vagas,os excedentes tem direito líquido e certo de serem chamados…E surgiu,sim,muitas vagas!Mas no Detran continua-se utilizando o critério do QI…Quem indica!
    Grato pela atenção e espaço cedido,
    J.L.G.

  4. Gostei deste artigo do Adriano Sarney, votei em Flavio Dino, e posso votar na reeleição dele, mas esse discurso de Flavio Dino tá ficando sem graça, sem moral, pois já e governo e tem que arrumar o estado e não ficar culpando A ou B. Aconteceu uma merda, assume a culpa, sacode a poeira e bola pra frente: Vamos corrigir os erros e nos preocupar em desenvolver o MA, pois passou 50 anos no atraso e passar mais 8 anos no atraso, vai para 58 anos. Vamos trabalhar Governador, bola pra frente que atrás vem gente. Tamo junto, mais se continuar com esse discurso eu pulo fora do barco, pois ai vou ficar de saco cheio dessa lenga, lenga.

  5. OS 50 ANOS DE ATRASO QUE O GOVERNADOR ATUAL INSISTE EM FALAR QUANDO DAR AS DESCULPA DELE , O GOVERNO FLAVIO DINO ESTÁ COM QUASE 4 MESES E PARECE QUASE 15 ANOS DE ATRASO DE TANTA FALCATRUA, ACORDA TRIBUNAIS. O POVO NÃO AGUENTA MAS,FORA FLAVIO DINO E SEU GRUPO DE SURRUPIADORES, AGORA QUEM TEM DEDE MACEDO,PACOVAN,ABDALA AZIS,RENATO DIONISIO,WEVERTON ROCHA,E ETC VAI MUDAR ALGUMA COISA NUNCA. TRISTE AQUELE QUE TIVER ESPERANDO PELO GOVERNO DA MUDANÇA, COM ESSE TIME AI,AGORA ROUBALHEIRA PODE ESPERAR VAI TER DE MAS

  6. Esse menino não teve um voto consciente. Só voto de cabresto !!!!!!!!!!!!!!! Acho que nem o dele !!!!!!!!!!!!!

  7. GOSTEI MUITO DO ARTIGO DO DEP. ADRIANO SARNEY. VERDADE PURA O QUE FALOU, TAMBÉM QUERO SABER SE O GOVERNADOR VAI PASSAR 4 ANOS REPETINDO A MESMA COISA, AFIINAL DE CONTAS ELE NÃO FOI ELEITO SÓ PRÁ FALAR, ELE NÃO É REPÓRTER. FOI ELEITO SIM, PRÁ TRANSFORMARO MARANHÃO COMO PROMETEU. ESTAMOS ESPERANDO TRABALHO GOVERNADOR.CHEGA DE CONVERSA FIADA.

  8. kkkkkkk a galera dos sarneys que perderam a boquinha gosta de comentar nos blogue do babãokkkkkkk sarneyzada são tudo safado e bandidos a maior vitoria de Flavio Dino ´foi tirar a cantiga de enxofre dos sarney fora bando de satanas

  9. kkkkkkk a galera dos sarneys que perderam a boquinha gosta de comentar nos blogue do babãokkkkkkk sarneyzada são tudo safado e bandidos a maior vitoria de Flavio Dino ´foi tirar a cantiga de enxofre dos sarney fora bando de satanás.

Os comentários estão fechados.