Deputado proporá CPI para apurar mortes em maternidade de Caxias

O Maranhão assistiu atônito, ontem (27), a uma reportagem especial do Repórter Record Investigação, da TV Record, contando detalhes das mortes de aproximadamente 200 bebês na Maternidade Carmosina Coutinho, em Caxias, só em 2014.

As mortes, em sua maioria, ocorreram logo após o nascimento e já haviam chocado o Brasil inteiro no ano passado, quando o programa CQC, da Band, passou pela cidade mostrando o absurdo da saúde infantil local (relembre).

Baseado em relatório da Vigilância Sanitária Estadual, o Ministério Público protocolou Ação Civil Pública contra o Município de Caxias e conseguiu decisão favorável do juiz da Infância e da Juventude de Caxias, Antonio Manoel Araújo Velôzo, que determinou a imediata solução de todas as não conformidades detectadas pela. No documento, o magistrado estipula ainda multa pessoal diária de R$ 5 mil ao prefeito do município, Léo Coutinho (PSB), para o caso de descumprimento da decisão.

Mas isso não é tudo.

Em conversa com o titular do blog, ainda na tarde desta segunda-feira, o deputado estadual Wellington do Curso (PPS) informou que começará a colher assinaturas para protocolar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apure as circunstâncias das mortes dos bebês e a responsabilidade do prefeito Léo Coutinho no caso.

Ele disse saber da dificuldade de conseguir aprovar um requerimento como esse, mas acrescentou que tentará mesmo assim.

“Não podemos assistir calados e parados a essa tragédia”, declarou.

5 pensou em “Deputado proporá CPI para apurar mortes em maternidade de Caxias

  1. Se tio do “prefeito” é presidente da assembléia creio que seja difícil. Mas, para Deus nada é impossível! Além dos 200 recém nascidos mortos, mais de 20 crianças ficaram cegas. Todas vítimas da “maternidade da morte.” Sou caxiense e é muito triste ver Caxias jogada as traças! Indignação. Esse é meu sentimento! É preciso que o Ministério Público não se conforme apenas com a impetração dessa ação civil pública. É preciso mais! O caos está instalado na cidade. Desmandos, poderio, desrespeito, deboche, descompromisso e desumanidade com a população!

  2. Esse deputado não tem coisa melhor para fazer o brasileiro já tá cansado de CPI, já que todas resultam em uma grande mesa de pizza além de sair caro aos cofres públicos.

  3. Pingback: CPI da Saúde deve investigar também mortes em maternidade de Caxias | Gilberto Léda

  4. Pingback: CPI da Saúde deve investigar também mortes em maternidade de Caxias » Maranhão News

Os comentários estão fechados.